Darrow expôs no tribunal as contradições da Bíblia |
Scopes foi acusado de estar ensinando em uma escola pública a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin (1809-1882) — o que era proibido naquele Estado desde março daquele ano. Foi o primeiro julgamento do país transmitido pelo rádio.
Desde Darwin, religiosos atribuem erroneamente e com má-fé à teoria a ideia de que o homem descende do macaco, derivando daí o nome que a imprensa atribuiu na época ao julgamento de Scopes.
Darrow era um advogado brilhante, de oratória perspicaz, e militante da União Americana pelas Liberdades. Já era famoso antes de defender Scopes.
Ele nasceu no dia 18 de abril de 1857 em Kinsman, Ohio, e morreu no dia 13 de março de 1938 em Chicago, Illinois.
Durante o “Julgamento do Macaco”, Darrow se identificou como agnóstico (o que já se sabia). Disse que não considerava insulto ser chamado como tal, “mas sim um elogio” por não ter a pretensão de ser sábio onde muitos ignorantes manifestavam certezas absolutas.
Seu agnosticismo era do tipo forte, como demonstram os títulos de dois de seus ensaios: "Absurdos da Bíblia" e "O Mito da Alma".
No julgamento, Darrow enfrentou o advogado da acusação William Jennings Bryan, um famoso cristão fundamentalista que temia que as ideias evolucionistas conquistassem a sociedade americana. A proibição do ensino da teoria de Darwin no Estado de Tennessee se inspirou em suas pregações. Bryan concorreu três vezes pelo Partido Democrata à Presidência do país.
O juiz John Raulston impediu a apresentação de cientistas como testemunhas em favor das ideias evolucionistas, e Darrow acabou perdendo a causa, não conseguindo derrubar a proibição. Scopes se declarou culpado e foi condenado a pagar multa de US$ 100.
Mas Darrow não pode ser considerado derrotado porque conseguiu expor com brilhantismo no Tribunal, com audiência nacional, algumas das contradições da Bíblia, colocando em xeque um cristão fervoroso, o Bryan.
Trinta anos depois, em 1955, estreou na Broadway a peça Inherit the Wind inspirada no julgamento. Em 1960, com o mesmo título (“O vento será sua herança” , na versão para o português), estreou o filme, com direção de Stanley Kramer. Spencer Tracy fez o papel de Darrow.
O embate criacionismo versus teoria da evolução, mostrado do filme, continua sendo travado até hoje em alguns Estados norte-americanos com o mesmo fervor.
Trailer do "O Vento será a sua herança"
Com pesquisas deste site.
Tweet
Evolução e criacionismo Ateus famosos
Comentários
Postar um comentário