Pular para o conteúdo principal

Para criança, fé católica é pior que abuso sexual, diz Dawkins

Richard Dawkins
Dawkins foi criticado por uma afirmação
que já tinha feito em "Deus, um delírio"
O cientista ateu Richard Dawkins (foto) disse em entrevista ao canal árabe Al Jazeera no final do ano que para uma criança é pior ser criada em um ambiente de fé católica do que ser abusada sexualmente por padre.

Dawkins já tinha dito algo parecido em seu best-seller “Deus — um delírio”, lançado em 2005. Mas agora a sua avaliação repercutiu entre religiosos e ateus porque o britânico Daily Mail a destacou, acrescentado que ele tinha feito uma “declaração incendiária”.

A afirmação teria sido o motivo de o físico teórico Peter Higgs, também ateu, criticar publicamente Dawkins, chamando-o de “fundamentalista de si mesmo” e de intolerante em relação aos religiosos.

Sites e blogs de viés religiosos aproveitaram o sensacionalismo do Daly Mail para ressaltar, segundo eles, o destempero de Dawkins.

No britânico The Telegraph, por exemplo, uma blogueira escreveu que a reação ao cientista mostra que “o tempo está se esgotando para um pobre e velho peru de Natal, Dawkins".

No jornal português Expresso saiu um artigo acusando o cientista de ter feito uma afirmação sem provas.

Na entrevista de fim de ano ao Al Jazeera Dawkins fez a afirmação ao falar do caso de uma mulher que tinha superado um abuso infantil, mas não as sequelas de uma educação católica, permeada de demônios, de sentimentos de culpa e do medo de ir para o inferno.
A educação das crianças é um dos temas recorrentes do cientista. Sempre quando tem uma oportunidade, ele fala sobre o tema. Em 2009, por exemplo, quando esteve no Brasil, na Festa Literária de Parati, ele disse que os pais não deveriam impor uma religião aos filhos, para deixar que eles decidam quando atingir uma idade em que tenham discernimento.

Com informação do Daily Mail, entre outras fontes





Pais não devem impor religião aos filhos, afirma Dawkins
julho de 2009

Dawkins   Ateísmo


Comentários

Anônimo disse…
Nessa, o Dawkins viajou na maionese.

paulo disse…
Cabra desse e para pegar ele e mandar ele para o mundo Arabe ja que Ateu lá não tem vez,Dawiskins ele deveria respeita a Igreja Católica esta merecendo um processo na justiça para lavar essa boca pode dele ateu pilantra.
PedroDamned disse…
Porra Dawkins, agente fica te defendendo e você vai em anda uma dessas! Ai perde a base!
Não sei se em todos os casos seja adequada essa afirmação de Dawkins, porém, entendo que ele possa ter razão, sim. Mas, o que percebo além disso, é que ele é extremamente incômodo para os que se beneficiam de alguma forma da supremacia da fé. Esse cientista é tão pop, quanto João Paulo II, só que em sentido contrário, posto que desmistifica o sagrado, critica e faz ruir o que até bem pouco tempo era inalcansável e, portanto, intocável, indiscutível para as massas, que aceitavam tacitamente as certezas que lhes eram impostas desde a primeira infância e, hoje, consideradas como, no mímimo duvidosas e, provavelmente, amanhã, inaceitáveis. Por isso ele precisa ser calado, desacreditado, escorraçado, desmoralizado, tudo publicamente e com muito estardalhaço. É o alvo a ser batido, antes que cause mais prejuízos. As vidraças não pouparão esforços para se tornarem pedras eficazes. Há uma necessidade gigantesca e urgentíssima de destruir o telhado de Dawkins. A reflexão isenta, a razão e o destemor precisam parar, afinal, são eles que rebocam o secularismo que cura a cegueira tão conveniente para os que dela se beneficiam. Abraços e um feliz 2013!
Anônimo disse…
O único erro cometido por Dawkins é permitir uma confusão entre Deus e Jesus Cristo àqueles que o ouvem nessa afirmação que ele fez, uma vez que ele é ateu total. Mas no resto ele tem toda a razão quanto a incomensurabilidade da nefastidão da Igreja Católica sobre a raça humana, se utilizando de um fictício veículo Jesus para as mais torpes e bárbaras práticas de molestamento intelectual e espiritual, em caráter universal, para fins de acabrestamento dos seres, para eles desta igreja auferirem até hoje máxima riqueza e honra espúria. Porém observem bem: tudo foi e é feito em cima da plataforma Jesus. Deus é outra história.
Pedro disse…
É por esse motivo que acho certo o que esse cara falou... RELIGIÃO não é regra, não é por que vc crê em algo que você é especial. Parem de criticar ateus, pois você é aquilo que você faz e não o que acredita.

Concordo com o fato de não impor uma religião a seus filhos, apresente e deixe que ele veja qual prefere, pois nenhuma pode ser considerada errada por que não existe nenhuma certa em unanimidade.
Unknown disse…
Não sei dizer se ele está muito errado não.
Até quanto da religião e da educação religiosa podemos dizer que é saudável? Reconheço vários pontos positivos da religião, mas não sei dizer se eles valem o preço pago pelos malefícios.
Assisti aos documentários dele "Vírus da Fé" e "Inimigos da Razão" recomendo a todos!
Eu disse…
Quem quer apostar um tostão como pegaram uma frase dele e colocaram completamente fora de contexto?
Quer dizer que lá no mundo árabe a religião mostra a sua verdadeira face? A de Besta do Apocalipse? Saquei!
Maria Lúcia disse…
Que religião é uma porcaria sem tamanho, uma grande idiotice que atrasou a humanidade e criou a maior legião de cínicos do planeta, não se discute. Mas Dawkins se excedeu na comparação. Por mais terrível que a religião seja não se pode usar como termo de comparação o abuso sexual infantil - porque este é simplesmente o grau máximo dos prejuízos passíveis de serem imputados à formação psicológica de uma criança.
Hélio disse…
André

Não sei dizer se ele está muito errado não.

É mesmo? Quer dizer que existem situações em que uma criança ser abusada sexualmente é melhor (ou menos trágico) do que ser criada na fé católica?

Em que situação isso é possível, poderia exemplificar?
Marlon de Assis disse…
Ele está certo.
Marlon de Assis disse…
O Dawkins está certo. O abuso mental supera o abuso físico, embora ambos sejam muito errados.
Julianoff disse…
Dawkins, faltou a evidência! :(
A doutrinação religiosa é nefasta mesmo!
Ruggero70 disse…
Ele disse alguma mentira? A religião incute m... na cabeça das crianças, desrespeita o livre arbítrio das mesmas (gostam de exaltar o livre arbítrio, né?...) e, muitas vezes, cometem abusos de outros tipos, também. A igreja não o processa porque sabe que a m... só será atirada mais ainda no ventilador.
Ruggero70 disse…
Com certeza. O próprio texto já deixa isso claro no penúltimo parágrafo, quando fala da entrevista da mulher que teria superado o abuso infantil, mas não as sequelas da educação católica.
Unknown disse…
Eu aposto R$ 100,00 que deturparam o contexto da comparação. Ele está comparando o TRAUMA de um evento contra toda uma vida de EVENTOS TRAUMÁTICOS e não a violência do evento em si. É mais fácil uma Criança quando adulta se recuprar desse trauma violento do que reconhecer outra vida que não seja pautada pelo medo do inferno vendo demônios em cada esquina. Ele está certo.
Raphael K. disse…
Pior que levar uma varada do padre?
Ahem...
Raphael K. disse…
Assino.
Anônimo disse…
Opa crentes, ele não esta autorizando nenhum dos dois crimes, apenas e tão somente imputando um dano maior ao crime chamado de religião. É claro que voces não iam perder a oportunidade de deturpar o assunto.
Anônimo disse…
Dentro de um contexto específico ou não, tal comparação é muita esdrúxula!
No Name disse…
Ele n sabe o que diz, primeiro disse que tinha medo do porvir após o fim do cristianismo, agora diz isto? o repertório de coisas "inteligentes" acabou?
Anônimo disse…
Absurdo!
Não sou católico (exceto por batismo), mas conheço centenas de católicos (e existem milhões), que convivem bem com sua fé, sem nenhuma neura de ir pro inferno e bla bla bla.
Os ataques de Dawkins contra a religião se tornam cada vez mais insanos e, ao que me parece ele está se tornando muito mais conhecido como paladino da sua guerra sacrosanta contra a religião do que pelo seu trabalho científico.
Valdo.
Gato de Cheshire disse…
A quem se interessar, aqui se encontra a entrevista com Dawkins, para que sejam tiradas suas próprias conclusões.

http://www.youtube.com/watch?v=U0Xn60Zw03A
Anônimo disse…
Desculpe discordar, mas a explicação do Dawkins na entrevista dada no vídeo mais abaixo não corrobora sua explicação. Ao contrário, ele alega de maneira anedótica que uma mulher lhe confessou por escrito que se sentia mais traumatizada pela afirmação, quando ainda criança, de que uma menina protestante que morreu estava condenada a “queimar no inferno”, feita por outra amiguinha católica, do que o abuso sofrido por um padre. E a partir daí ele conclui que o trauma sofrido por um abuso sexual é menor que o trauma de ser educado católico, pois seria criado numa vida de medo e que crianças iriam ter “pesadelos” com a imagem de alguém queimando no inferno. Ele nada fala de uma “vida de eventos traumáticos” por ser criado católico.

Faz uma pesquisa empírica para ver se algum católico que sofreu abuso vai concordar com essa afirmação. Aliás, faz essa mesma pesquisa com pessoas vítimas de abuso para ver se o trauma não lhe acompanha a vida toda. E veja quantos adultos, que na infância tiveram a educação de “queimar no inferno” do catolicismo, tiveram muitos pesadelos ou estão traumatizados. Duvido que irá dar razão a afirmação de Dawkins.

Dawkins, nesta declaração, foi, no mínimo, infeliz! Não só infeliz, como cometeu o erro primário da falsa generalização e da evidência anedótica – duas falácias. E ironicamente é uma teoria passível de ser testada cientificamente, o que ele não fez. Por fim, ficou visivelmente constrangido na entrevista, inclusive quando o entrevistador (que é mulçumano) lhe perguntou se ele “era culpado de abuso infantil” quando ensina o islã para sua filha. Dawkins acabou dizendo que não – contrariando-se na própria lógica usada!
Anônimo disse…
Queria ver ele dizer na Al-Jazera sobre o Islã o que ele disse da Igreja Católica! Há meu amigo, ele não terminava nem a entrevista e era metralhado! Esse cara é mais um babaca querendo vender livros em cima de polêmicas com a Igreja.
Anônimo disse…
Chora mais, crentelho
Unknown disse…
Ah, ele falou mal da Igreja Católica no canal árabe Al Jazeera. Hum..... Mais fácil ele ter falado mal do Islã não acham? #DawkinsCusão!
Unknown disse…
Babaca é quem acha ele um máximo. Pode uma coisa dessa o cusão do Dawkins vai na Al Jazeera falar mal da Igreja Católica e os Babacas acham lindo. Lindo se ele realmente defendesse o ponto de vista Ateu, coisa que obviamente não faz, pois é cusão o suficiente para falar mal da ICAR como se estivesse se auto promovendo ao Islã, pera aí, é exatamente o que ele faz!
Anônimo disse…
Dawkins também falou mal de Maomé. Assista ao vídeo da entrevista, para não falar merda.
Hellraiser disse…
Eu acho que o ser humano devia voltar a ficar quieto
Anônimo disse…
O que é mais fácil de superar: traumas de abusos sexuais ou a crença na religião católica?

Ainda que um ex-católico ou crente negue, ficará resquícios religiosos na mente por anos ou décadas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Entidades religiosas vão poder questionar leis, prevê emenda

Autor da emenda é o deputado evangélico João Campos A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara aprovou hoje a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 99/11 que concede às entidades religiosas de âmbito nacional o direito de propor ação direita de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade ao STF (Supremo Tribunal Federal). O autor da PEC é o deputado João Campos (PSDB-GO), que é também presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Para ser submetida à votação, no plenário, a proposta ainda terá de ser aprovada por uma comissão especial, em prazo não previsto. Caso ela seja aprovada pelo plenário da Câmara, entidades como o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, a Convenção Batista Nacional e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) estarão habilitadas a questionar leis relacionadas ao aborto, concessão de direitos aos homossexuais e outros temas de interesse dos religiosos. Tweet ...

Sottomaior responde a Gandra: fundamentalismo ateu é ficção

Título original: O fundamentalismo de cada dia por Daniel Sottomaior para Folha em resposta a Integrante da Opus Dei critica o ‘fundamentalismo ateu’ brasileiro Sottomaior é presidente da  Associação Brasileira  dos Ateus e Agnósticos Segundo Ives Gandra, em recente artigo nesta Folha ("Fundamentalismo ateu", 24/11), existe uma coisa chamada "fundamentalismo ateu", que empreende "guerra ateia contra aqueles que vivenciam a fé cristã". Nada disso é verdade, mas fazer os religiosos se sentirem atacados por ateus é uma estratégia eficaz para advogados da cúria romana. Com o medo, impede-se que indivíduos possam se aproximar das linhas do livre-pensamento. É bom saber que os religiosos reconhecem o dano causado pelo fundamentalismo, mas resta deixar bem claro que essa conta não pode ser debitada também ao ateísmo. Os próprios simpatizantes dos fundamentos do cristianismo, que pregam aderência estrita a eles, criaram a palavra "fund...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...