Alguns fiéis morreram pisoteados antes da Vígilia da Virada |
No mínimo 16 pessoas (incluindo crianças) morreram na noite de 31 de dezembro em Luanda, Angola, antes de começar a “Vigília da Virada – Dia do Fim", por volta das 19h30, da Igreja Universal do Reino de Deus.
As mortes ocorrem por asfixia e pisoteamento. O estádio onde foi realizada a cerimônia tem capacidade máxima para 70 mil pessoas, e compareceram 250 mil. Mais de 120 pessoas ficaram feridas e tiveram de ser hospitalizadas.
As autoridades de Angola estão apurando por que foram abertos apenas dois dos quatro portões do estádio. De acordo com testemunhas, a maioria das mortes foi em consequência de um tumulto em um dos portões.
Ferner Batalha, bispo-adjunto da Universal, disse que o comparecimento de fiéis ao estádio superou as expectativas. Ele afirmou ter informado com antecedência as autoridades sobre a cerimônia e ter pedido ajuda da Cruz Vermelha para acompanhar a vigília, antes, durante e depois de sua realização.
Cerca de 250 mil pessoas foram ao estádio que abriga no máximo 70 mil |
Em março de 2011, duas pessoas morreram na inauguração de um templo em Maputo (Moçambique). Dez mil pessoas tentaram entrar em um templo em que cabiam 3 mil, para assistir ao culto celebrado por Edir Macedo, o chefe da Igreja.
Com informação da Angop
Angola suspende Iurd por 60 dias por causa de morte de fiéis
fevereiro de 2013
Fiéis da Universal morrem na abertura de templo em Maputo
março de 2011