Pular para o conteúdo principal

Ateus de Brasília saem do 'armário' e se organizam

por Luiz Calcagno
do Correio Braziliense

Glorinha se tornou ateia e passou a sofrer
preconceito de seus próprios filhos
Eles concluíram que não existem evidências fortes o suficiente para acreditarem em uma divindade, um sistema religioso ou mesmo em vida após a morte. Decidiram aparecer, assumir as convicções e exigir respeito pelas escolhas e liberdade para as próprias opiniões. E têm a falta de fé como sinônimo de liberdade. A moral, para pessoas como o estudante de direito Pedro Alcântara, 22 anos, e Glorinha Silva, 56, uma das fundadoras da Associação Ateísta do Planalto Central, nasce da empatia pelo próximo, das consequências dos próprios atos e das leis do homem. Eles são ateus.

Estudo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), feito em 10 regiões administrativas, indicou que o número de pessoas que se declaram sem religião (ateias ou não) subiu de 3,8%, em 2011, para 6,9%, nos primeiros seis meses de 2013.

A população nessas localidades cresceu de 882.072 habitantes para 943.737 nos últimos dois anos. No mesmo levantamento, o órgão informa que, de 2000 a 2010, o número de pessoas sem religião aumentou de 14,5 milhões (7,4% da população) para 16,9 milhões (8,6%) nacionalmente.No DF, passou de 200 mil (8%) para 230 mil (9,2%).

Na visão do biólogo evolucionista Richard Dawkins, militante ateu internacional, a quantidade de descrentes parece menor porque as pessoas têm medo de se assumir.

Glorinha Silva (foto) precisou de coragem para tomar a decisão. Ela enfrentou a desaprovação dos próprios filhos quando se revelou descrente. Também perdeu namorados e viu pessoas próximas se distanciarem.

“As pessoas têm que nos reconhecer como ateus, com os mesmos direitos que os outros, inclusive para falarmos da nossa descrença. Na mente das pessoas, o ateu é ruim por não estar com Deus”, afirma.

Glorinha explica que é um equívoco pensar que “quem não está com Deus, está com o diabo”. “Precisamos informar a população sobre o ateísmo, desmanchar essa má impressão. O preconceito é velado, mas existe. A maioria dos políticos declaram uma fé. Um que se diga ateu dificilmente será eleito”, explica.

A professora era católica mas, ao questionar os dogmas da religião, nunca encontrou respostas satisfatória. Passou a olhar criticamente para as frustrações da vida sem atribuí-las a causas externas. “Sou responsável pelos meus atos. Não espero recompensas por ser boa. Criei os meus filhos dentro dos costumes católicos. Como o tempo, eles se acostumaram com minha postura”, lembra.

Moradora de Samambaia, a pedagoga Priscila Nascimento, 23, se descobriu ateia ao ler e estudar a Bíblia dentro de uma igreja evangélica. Supostas contradições no texto dito sagrado e respostas vazias de líderes teriam fundamentado a descrença da garota. Assumir-se, demandou força de espírito.

“Tive que enfrentar família e amigos. Na igreja, conversei com uma líder, expliquei minha posição, pedi para não ser evangelizada e não voltei mais. O desprendimento foi libertador. Eu me sentia muito oprimida. Hoje, sigo minha moral, o que eu acho certo.”

Mesmo não acreditando, ela demonstra respeito. “Meu namorado é evangélico e a família dele também. Ele vai a encontros ateus comigo e eu, em um evento religioso com ele. Não tenho interesse de ‘desconverter’ pessoas. Só que me respeitem”, sorri.

No Censo de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calculou em 19.885 o número de ateus no DF. Também levantou em 4.150 os agnósticos da região. De acordo com a pesquisa, os descrentes estão em terceiro lugar no ranking da religiosidade na capital, atrás apenas de católicos (1,4 milhão) e evangélicos (670 mil). No Estado de São Paulo, o número de ateus é de 166.121, e 99.384 no Rio de Janeiro.

Visões do ateísmo
por Agnaldo Portugal, professor de Filosofia da Religião na Universidade de Brasília

O conceito de ateísmo inclui muitas visões. Depende, por exemplo, de qual deus a pessoa nega. Os cristãos eram acusados de ateísmo no império romano, e Sócrates, por sua vez, na Grécia.

Temos ateísmo em toda a história da humanidade e até algumas passagens bíblicas comprovam isso.

Hoje, ateu é aquele que nega qualquer tipo de ser sobrenatural e não tem nenhuma visão religiosa.

Em sua maioria, essas pessoas são de classes sociais mais elevadas ou com tem nível de escolaridade maior. Também é uma postura comum no meio acadêmico.

Nessas condições, o naturalismo, a visão científica do mundo é mais bem difundida. São uma minoria.

No Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de ateus e agnósticos juntos não chega a um milhão no país.





BBC Brasil destaca empenho da Atea na defesa da laicidade
fevereiro de 2013

Ateísmo


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...