Pular para o conteúdo principal

Paulo Autran acreditava em Deus como acreditava em Noel


 Paulo Autran
Ator dizia ter fé
nos homens, e não
em divindades

Tido até hoje como o maior ator brasileiro, Paulo Autran (foto) disse em uma entrevista de janeiro de 2007 à "Istoé Gente" que sempre foi ateu. Contou que quando era criança fingia acreditar em Deus. “Acreditava em Deus e em Pai Noel. Hoje, adulto, acredito em Deus como acredito em Papai Noel.”

Era um cético típico: “[Tenho] zero mania, zero superstição, zero crença”.
Aos 85 anos, Paulo Paquet Autran morreu no dia 12 de outubro daquele mesmo ano — ele tinha deixado pedido para que seu corpo fosse cremado. Havia algum tempo que sofria de câncer de pulmão. Era um fumante inveterado.


Nasceu no dia 7 de setembro de 1922 no Rio de Janeiro, mas passou a maior parte de sua vida em São Paulo. Estudou em uma escola católica, no Colégio Marista Arquidiocesano. E se formou em direito no Largo São Francisco em 1945.

Ele atuou em 90 peças (“Otelo”, “Fim de Jogo”, “O Burges Fidalgo” e outros textos clássicos), em novelas (“Gabriela, Cravo e Canela”, “Pai Herói” e “Sassaricando”) e minisséries — todas na TV Globo. Não gostava de televisão. Nem sequer era telespectador.

Em 1999, portanto aos 77 anos, casou-se com a atriz Karin Rodrigues, mas cada um deles ficou morando em seu respectivo apartamento. Comentou-se na época que ele tinha se casado para que suas meias-irmãs não ficassem com sua herança, o que negou. Ele admitiu que, além de Karin, teve outra paixão, a atriz Tânia Carrero, a qual ele considerava a sua melhor amiga.

Em uma época em que famosos evitavam falar de sua descrença, para não desagradar aos fãs, Autran era um ateu assumido.

Em uma entrevista em maio de 2003 à "Istoé", o ator disse ser "totalmente ateu". “Sou materialista e não tenho nada de místico”, afirmou. “A vida é uma só. Mas temos uma imaginação tão deslumbrante que podemos imaginar o que quisermos”.

Dizia não saber qual era a sua missão, mas, de qualquer forma, acreditava nos homens, não em um deus. “O que me dá maior prazer é fazer o bem. Mas não faço para ganhar os céus, porque acabamos quando morremos.”

Com informação de "Istoé Gente" e Wikipédia, entre outras fontes.




Antônio Fagundes diz que não precisa de Deus para ser ético

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder de igreja é acusado de abusar de dezenas de fiéis

História das traduções da Bíblia é marcada por muito ódio

Menina morta por jejum religioso deixou diário com relatos de maus-tratos

Delírios bolsonaristas

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...