Pular para o conteúdo principal

Experimento com bactérias mostra que a evolução nunca para

Desde 1988, colônias de bactérias tiveram mais de 55 mil gerações e elas continuam se reproduzindo


Em 1988, o biólogo Richard Lenski começou a cultivar 12 colônias de bactérias E. Coli, cada uma delas em um frasco.

Desde lá, houve a reprodução de mais de 58.000 gerações das bactérias, ficando demonstrado que, mesmo em laboratório, elas nunca param de evoluir.

Lenski e seus colaboradores da Michigan State University (EUA) constataram que, nessas décadas, as bactérias melhoraram a eficiência de sua reprodução, diminuindo o tempo entre uma geração e outra.

O experimento confirma os modelos de evolução de alguns organismos simulados em computados segundo os quais algumas espécies podem sofrer alterações mesmo na ausência de pressões seletivas.

Lenski disse ter pensado que as bactérias tinham atingido o seu limite máximo de mutação na geração 10.000. Mas depois verificou que a eficiência de reprodução das E.Coli continuava melhorando.

As mutações têm favorecido as bactérias mais “aptas” para a reprodução, em detrimento das que se replicam mais lentamente.

A linhagem original de E. Coli levou cerca de uma hora para dobrar sua população. A cepa mais recente pode fazê-lo em cerca de 40 minutos. Para fazer a comparação entre gerações, Lenski a cada 75 dias separa algumas bactérias dos frascos, congelando-as.

Lenski estima que em um milhão de anos o tempo de duplicação das bactérias será de cerca de 20 minutos. Disse que o ritmo de reprodução tende a cair, mas nunca vai estacionar.

A E. Coli é inofensiva, exceto algumas mutações que podem causar problemas sérios ao homem.

Em seu livro “O Maior Espetáculo da Terra”, o biólogo evolucionista Richard Dawkins aborda o experimento do seu colega Lenski.

• 1 bilhão de muçulmanos ignoram a evolução, afirma estudo

• Teoria de Darwin pode ajudar a desvendar mistérios dos cosmos

• Cientistas criticam difusão do 'criacionismo científico'


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Líder de igreja é acusado de abusar de dezenas de fiéis

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

História das traduções da Bíblia é marcada por muito ódio

Menina morta por jejum religioso deixou diário com relatos de maus-tratos

Delírios bolsonaristas

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...