Pular para o conteúdo principal

MP-RJ pede anulação de lei que obriga escolas a terem Bíblia



O MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) quer que a Justiça anule a lei que obriga as escolas públicas e privadas a terem em sua biblioteca um exemplar da Bíblia.

Sancionada no dia 1º de julho de 2011 pelo então governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), a lei é de autoria do deputado Edson Albertassi (foto), do mesmo partido e diácono da Igreja Assembleia de Deus da Vila Mury, em Volta Redonda.

Edson Albertassi
Autor da lei,
Albertassi responde
a processo no TSE
O MP ajuizou uma Adin (Ação Indireta de Inconstitucionalidade), a 0066288-37.2014.8.19.0000, com o argumento de que houve um “vício de iniciativa” (nesse caso, a lei deveria ser do governador, e não de um deputado) e dano à laicidade do Estado brasileiro. Agora, a ação terá de ser julgada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

O MP lavrou a Adin em atendimento a uma representação do escritor e jornalista Eduardo Banks, para quem a Lei da Bíblia não respeita a separação entre Estado e Igreja.

Banks observou em sua representação que, além da inconstitucionalidade, a proposta da lei é contraditória. Ela apresentou a justificativa de que não pretende estabelecer obrigatoriedade ou constrangimento, mas impõe multa de 1000 UFERJ’s (Unidade Fiscal de Referência do Rio de Janeiro) ao estabelecimento que a desrespeitar e o dobro em caso de reincidência.

Em 2014, cada UFERJ valia R$ 2,5473, o estabelecia o valor da multa em R$ 2.547,30.

"Se fosse normal punir com multas a omissão de ter determinado livro no acervo de uma biblioteca, a lei deveria multar as bibliotecas que não tivessem oferta de livros didáticos para consulta dos estudantes, ou em Braille, para a acessibilidade dos deficientes visuais", argumentou Banks.

Para ele, trata-se de uma “desproporcionalidade” porque “não existe multa para a biblioteca que não tenha livros técnicos, científicos, didáticos ou em Braille, estes sim, essenciais à formação social e cultural em todas as épocas e lugares”.

Banks disse que, a rigor, nem mesmo o governador poderia ser o autor da lei por causa da laicidade do Estado.

Afirmou que a Bíblia tem sido referência para pintura e escultura, mas, antes, ela se “presta ao proselitismo religioso, havendo [da parte do deputado evangélico] nítida tentativa de sacralizar o Estado brasileiro por intermédio de uma norma de iniciativa viciada”.

Além disso, acrescentou, a Bíblia não pode ter nenhum proveito para a educação dos jovens porque está repleta de distorções, entre a quais a depreciação da única vida das pessoas, em favor de uma suposta outra vida, superior e eterna.

Banks, que é ateu, admitiu que sente “nojo” ao ler a Bíblia.

Albertassi se reelegeu deputado estadual em 2014 com 61.549 votos. Ele já chegou a apresentar proposta de lei para a instituição do ensino religioso obrigatório, leitura da Bíblia em sala de aula e isenção de IPVA às igrejas. É dono de uma emissora FM de músicas gospel.

O deputado é réu no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em uma ação movida pelo Ministério Público sob a acusação de tirar proveito eleitoral do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Com informações de Eduardo Banks, Ministério Público do Estado do Rio e outras fontes e foto de divulgação.



Deputado quer que dízimo seja descontado do salário

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Santuários europeus escondem mosaicos de padre abusador. Aparecida, não. É constrangedor

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...