![]() |
Jihadista diz que a região de Espanha Portugal voltará a ser muçulmana |
O Estado Islâmico divulgou um vídeo no qual voltou a ameaçar Portugal e Espanha. "A Península Ibérica jamais será esquecida."
Em novembro, a organização terrorista havia alertado para o objetivo de recuperar Al-Andalus, nome dado pelos muçulmanos à Península Ibérica, que controlaram entre o século VIII e XV. [ver mapa ao lado]
Um mapa feito pelo Estado Islâmico mostra a região que o califado quer controlar nos próximos 5 anos. Quer expandir-se à Península Ibérica e dominar todo o Magrebe. Prevê controlar Portugal e Espanha até 2020.
"Al-Andalus tem paciência. Não eras espanhola nem portuguesa, mas sim muçulmana", afirma o jihadista no vídeo, segundo o El Mundo.
Acrescenta: "Oh querida Al-Andalus! Pensaste que te tínhamos esquecido. Juro por Deus que jamais o fizemos. Nenhum muçulmano pode esquecer Córdova, Toledo e Játiva [em Valência]. Há muitos muçulmanos sinceros e fieis que juram recuperar Al-Andalus."
O jihadista que fala no vídeo é, escreve o The Guardian, um homem francês, louro: "Juro que pagareis um preço muito alto e que o vosso final será muito doloroso. Se Deus quiser, recuperaremos Al-Andalus."
É ainda feito o aviso que "o que está para vir fará esquecer os ataques de 11 de setembro e de Paris". "A situação mudou. Vocês atacaram-nos no passado e agora somos nós que vos atacamos", diz.
No vídeo de oito minutos, provavelmente filmado no norte do Iraque, o jihadista que faz as ameaças e outros quatro executam cinco prisioneiros que falavam em árabe. O jihadista francês acusa o homem que mata de ser um espião.
"Não podeis entender o erro em combater a nação muçulmana, por isso, será derramado o sangue dos vossos espiões", diz.
Com informação da imprensa internacional.
Tweet
Brasileiro do Estado Islâmico nasceu em Goiás
Comentários
Postar um comentário