[opinião]
Em um vídeo publicado em agosto de 2016, Damares, em uma entrevista, defende o Estado laico ao criticar os livros escolares que, segundo ela, ensinam religiões de afrodescendentes, em vez de se aterem à cultura africana, conforme determina uma lei.
Pastora quer as igrejas no lugar das instituições democráticas |
Ela disse que os livros estavam ensinando os nomes dos exus, como se fosse possível falar da influência da cultura africana no Brasil sem explicar o significado de suas divindades.
Mas em um vídeo anterior, de maio daquele mesmo ano, a suposta defensora do Estado laico disse que “as Bíblias vão ter que voltar para as escolas”, porque, no ensino atual, “o T não é mais de tatu, é do tridente do diabo”.
Para ela, não se pode falar nos nomes dos exus, mas tudo bem ensinar aos estudantes sobre Jeová, Cristo, Pedro, Paulo.
Neste vídeo, ela afirmou que “chegou o momento” de as igrejas evangélicas governarem o Brasil.
Damares tem sido analisada com certa complacência, inclusive por parte de setores da esquerda e do feminismo, porque ela sofreu abuso sexual quando tinha seis anos e adotou uma criança indígena, além de se preocupar com as “mulheres invisíveis”, as ribeirinhas, por exemplo.
Mas isso não a credencia a pregar a imposição da Bíblia nas escolas nem conspirar contra a laicidade do Estado brasileiro.
No vídeo de maio de 2016, Damares faz uma crítica generalizada às instituições brasileiras.
“As instituições piraram nesta nação. Mas há uma instituição que não pirou. E esta nação só pode contar com esta instituição agora: é a igreja de Jesus”, disse.
De fato, as instituições brasileiras têm tido altos e baixos, mas daí pregar a tomada do Estado pelas igrejas evangélicas é loucura da Damares, uma fanática religiosa.
A exemplo do que a juíza Gabriela Hardt disse a Lula, se a ministra Damares Alves não mudar o seu tom, “a gente vai ter problema”.
Com informações de vídeo da pastora Damares Alves e de "O Globo".
Aviso de novo post por e-mail
Em Estado laico ninguém pode impor sua religião à sociedade
Religiosos não suportam a igualdade do Estado laico, escreve Sottomaior
Estado laico deve proteger todo tipo de família, diz advogado
Políticos adotam pregação de pastores, e Estado laico tende a desaparecer
A responsabilidade dos comentários é de seus autores.
Comentários
Postar um comentário