O arcebispo da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto (foto), partiu para um ataque aberto à Igreja Universal, o que não é comum da parte da Igreja Católica. A Folha de hoje noticia que dom Aldo criticou a “suntuosidade” do novo templo da Universal em João Pessoa, com capacidade para mais de 5 mil fiéis, e acusou a igreja de Emir Macedo de induzir “o povo de boa-fé a alcançar a prosperidade material em formas imediatistas”.
E acrescentou:
– Por certo rola muita grana nas mãos dos "servos e obreiros". Quem não se lembra das malas cheias de dinheiro em mãos de "pastores”?
Em seu site, a Universal se defendeu acusando o arcebispo de proteger em 2002 um frei acusado de estupro. Dom Aldo explicou que, na época, apenas ofereceu apoio a três meninas, as supostas vítimas, e que o processo foi arquivado.
O pastor da Universal e vereador João Pessoa Miguel Arcanjo (PRB) respondeu:
– Ele [dom Aldo] deveria se preocupar com o povo da igreja dele e deixar quem está trabalhando quieto. Se a incompetência tem reinado em seu ministério e ele não desenvolve o trabalho no Estado, o problema é dele.
Pesquisa divulgada recentemente deu conta de que o Brasil é o maior país pentecostal mundo. A informação deve ter repercutindo na Igreja Católica, embora o avanço das igrejas pentecostais não seja uma novidade. O consolo, para a Igreja Católica, é que a maioria dos brasileiros é católica. Pelo menos por enquanto.
xxx
Comentários
Postar um comentário