
Um dono de uma comunidade do Orkut foi condenado a pagar uma indenização de R$ 3,5 mil a um aluno de uma faculdade de Contagem (MG) por danos morais. A informação é do site Consultor Jurídico, que não revela o nome do condenado, do ofendido e nem da comunidade .
A comunidade foi criada para zombar do estudante que teria aparência de extraterrestre. O advogado do dono da comunidade argumentou que o estudante já era conhecido por ET na faculdade. Mas o Tribunal de Justiça de Minas não se deixou convencer.
O desembargador Tarcísio Martins Costa diz que se enganam aqueles que acham que o suposto anonimato na internet os livra da Justiça.
Comunidades iguais a esta existem aos montes no Orkut e em outros sites de relacionamento. Trata-se da versão virtual do “bullying” ou, em português, de uma gozação insistente contra uma pessoa, de modo a abalá-la psicologicamente.
O "bullying" sempre foi praticado nas escolas brasileiras e talvez em todo o mundo, desde o ensino básico. Na maioria dos casos, as vítimas não reagem porque sabem que assim estarão dando mais motivo para a gozação. Mas às vezes há reação contundente quando a vítima tiver problema de desequilíbrio emocional.
Os jornais levantam a possibilidade de o sul-coreano Cho Seung-Hui ter assassinado 32 pessoas na Universidade Virginia Tech como vingança ao "bullying" do qual era vítima na universidade.
Eis um bom motivo para se evitar a prática do bullying, seja na vida real ou na virtual.
Comentários
Postar um comentário