O autor desta foto, Guinaldo Nicolaevsky, está procurando a mulher que, em 1979, uma menininha decidida, se recusou a cumprimentar o general João Baptista Figueiredo, então presidente de plantão da ditadura militar. O constrangimento ocorreu em Belo Horizonte, durante o lançamento do carro a álcool.
Na época, Nicolaevsky trabalhava no Globo, mas o jornal não publicou a foto porque desconfiou que o fotógrafo, um simpatizante dos comunistas, deixou de flagrar toda a seqüência do encontro do general com a menina e o cumprimento poderia ter havido. Mas a foto foi publicada por outros jornais e correu o mundo.
Não se sabe por que a menina não estendeu as mãos ao general, se foi orientada por alguém ou se foi mesmo birra de criança. Só ela poderia dizer o que houve. Estima-se que esteja com 35 anos, considerando que na época ela tinha 7 anos.
De qualquer forma, a foto pode ser vista como uma metáfora: o futuro do Brasil (representado pela menina) não aceitaria que o país continuasse a ser governado por ditadores. Figueiredo foi o último presidente do regime militar.
Comentários
a menina deveria ter uns 7 anos na época da foto, 1979. Potanto ele deve etr hj uns 35 anos. Ab.
http://www.picturapixel.com/blog/?s=guinaldo&submit=Go
Postar um comentário