O site Globoesporte.com publicou hoje (16) uma montagem preconceituosa de fotos de levantadoras de peso que participam das Olimpíadas de Pequim.
Algum jornalista quis mostrar o quanto é criativo e o resultado foi merda: expôs as atletas ao ridículo em momento em que elas estavam em grande esforço, chamando-as pejorativamente de “beldades” na “categoria (bem acima, diga-se) de 75 quilos”.
Uma covardia. A mesma dos organizadores dos jogos que não expuseram ao público uma chinesinha de voz afinada por ela ser considerada feia, como se a aparência valesse mais do que o mérito.
Ora, as levantadoras de peso sempre foram fortes e encorpadas, em decorrência da prática desse esporte. O jornalista não sabia disso? Ele deveria ter se informado antes.
Ele esperava o quê? Que as atletas tivessem o padrão de beleza das repórteres da TV Globo, entre as quais é difícil encontrar alguém “acima de 75 quilos”? Há aí também, como sabemos, discriminação por parte da emissora.
A brincadeira poderia ter sido feita por um site de humor, como o Kibe Loco, nunca por um portal cuja proposta é jornalismo esportivo de credibilidade.
Esse tipo de jornalismo não pode ser bem-humorado? É claro que pode. Mas apelar ao preconceito para fazer gracinha é incompetência profissional.
Além de ridiculizar as atletas, o site, por tabela, ofende todas as mulheres que têm mais que 75 quilos, que não são poucas. A população brasileira -- principalmente as mulheres -- engordou nos últimos anos. O referido jornalista deveria saber disso também.
O globoesporte.com deve desculpas aos leitores.
> SporTV pede desculpas por preconceito; Paraguai não aceita. (julho de 2010)
> Chinesinha foi vetada nas Olimpíadas por ser considerada feia.
Comentários
Foi besteira digna de Kibe Loco mesmo.
Agora usar essas palavras "discriminação" e "preconceito" para designar o que foi meramente uma brincadeira idiota do jornalista é politicamente correto demais para o meu gosto.
Queriam o que, que as tivesse chamado de "dragões"?
O problema é que esse tipo de coisa não se esgota em si mesmo: tem conseqüência, mesmo que essa não tinha sido a intenção do autor. No caso, a conseqüência foi o extravaso de preconceito e discriminação.
Quanto ao politicamente correto, bem, cada tem a sua medida.
Dependendo do caso, prefiro correr o risco de pecar por excesso a pecar por escassez. Dos males, o menor.
Nenhuma delas é do Brasil e provavelmente a maior parte delas nunca ouviu falar na Globo, portanto é uma brincadeira menos danosa.
Mas pense no direcionamento do site/blog do Globo Esporte. Esta matéria depõe contra o site ao fazer um tipo de brincadeira que pode ofender uma mulher (e existem várias) que tenha uma forma física semelhante a qualquer uma das representadas nas fotos.
Se fosse no Kibelouco eu reclamaria menos, mas ser pego em um momento onde você está desprotegido e virar motivo de piada é muito engraçado para quem não é o alvo. Queria ver se fosse com o cara que fez a reportagem se ele iria rir.
É um contra-senso tirar sarro das características físicas de atletas decorrentes da prática justamente do.... esporte.
Não faz sentido.
Se o programa e o site não respeitam os atletas, eles também não merecem o respeito dos telespectadores e leitores.
Essa brincadeira com as levantadoras de peso, como ressaltou o autor do post, é uma covardia.
Em vez de fazer uma montagem de fotos tipo Kibe Loco, o site deveria procurar saber por que esse tipo de esporte é pouco praticado no Brasil.
O site deveria fazer jornalismo, e não gracinhas, até porque, quanto a isso, o Kibe Loco é bem melhor.
O Globoesporte.com não é um site de tanta credibilidade assim. Há MUITOS erros conceituais, gramaticais e de informação mesmo. Eu mesmo já vi alguns e muitos amigos me falaram de outros tantos erros...
Mas cá entre nós... que ficou engraçado ficou (principalmente as duas primeiras) por mais preconceituoso que seja... Duvido que você não tenha dado um sorisinho de canto de boca, pelo menos!
Creio que faltou um pouco de senso de humor aí... É sacanagem, eu sei, mas eu gostei!
O que me faz rir pelos cantos da boca é Memórias Póstumas de Brás Cubas, livro do Machadinho que estou sempre a reler.
Esse tipo de humor do Globosporte é grosseiro, apelativo e fora do contexto. Repito: é coisa de Kibe Loco, onde quase tudo é permitido e, consequentemente, relativizado. O KL não se propõe a fazer jornalismo sério.
Qualquer um com um punhado de fotos das Olimpíadas (e nas redações existem milhares delas) consegue montar uma seleção de atletas em circunstâncias desfavoráveis.
Tudo é uma questão de ângulo, meu caro. E de sensibilidade. As mesmas atletas poderiam fazer parte de uma montagem onde o destaque fosse para a graciosidade feminina.
O pior na montagem das fotos do Globoesporte não é nem o deboche covarde que faz das atletas.
É a falta de talento.
Abs.
rubens
Postar um comentário