Pular para o conteúdo principal

Em Pernambuco, pai devedor de pensão vai para o SPC

Desde quarta (17), está em vigor em Pernambuco decisão de Justiça do Estado segundo a qual o pai devedor de pensão alimentícia poderá ser protestado em cartório e ter, portanto, o nome incluído na lista de inadimplentes do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e da Serasa.

A mãe ou o responsável pelo recebimento da pensão terá de pedir a certidão da dívida na Vara da Família onde tramita a ação de alimentos e registrá-la no Cartório de Protesto de Títulos e Documentos. Após ser notificado, o devedor terá de pagar a pensão em 72 horas, para não ficar com o “nome sujo”.

Pessoa da lista do SPC não pode tomar empréstimo em banco, comprar a prazo e participar de concurso público.

No caso de pensão alimentícia, o devedor já podia ser preso, mas em muitos casos a Justiça não consegue localizar o pai.

A decisão da Justiça de Pernambuco tem causado polêmica: advogados de Recife argumentam que, pelo Código de Processo Civil, casos sobre Direito de Família têm de ser mantido em sigilo.

image Para o desembargador Jones Figueirêdo Alves (foto), presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, não houve criação de uma lei, mas uma interpretação da legislação. Ele acredita que, agora, vai diminuir o número de ações que tramitam nas Varas de Família.

Pais desempregados reclamam. Afirmam que, por causa do “nome sujo”, terão mais dificuldade para encontrar trabalho.

Recentemente, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) aprovou súmula vinculante, válida para os tribunais de todo o pais, determinando que a pensão alimentícia terá de ser paga mesmo para os filhos que completarem 18 anos. O pagamento, portanto, não cessa automaticamente, como ocorria.

> Casos de pensão alimentícia.

Comentários

Anônimo disse…
Esta é mais uma canalhice da justiça brasileira.Um juiz tem o poder de prender,mandar para o SPC e arrestar valores da nossa conta bancária.O cidaddão que se vire para defender-se.Isto tudo sob o manto de uma justiça cheia de êrros, autoritária,coorporativa e com corregedorias que não funcionam. Já passou da hora de uma profunda reforma no judiciário. Que democracia é esta??
Eduardo Varela
Advogado
Unknown disse…
Que foram honesta e digna de defender e fazer valer os direitos dos nossos filhos. Dever à filhos, talvez seja o maior erro e amior dívida que um pai pode ter com a sociedade!!!! Abençoado seja, quem defende esta atitude!!! Parabéns
Anônimo disse…
Era o que eu dizia, fazer filhos é muito bom e muito fácil, mas dificil mesmo é honrar as calças que vestem esses pais mediocres que gostam muito de crucificar o poder judiciário...mas como diz a colega logo acima, bendito esses que existem pra defenderem nossa próle, e vocês pais omissos, se não tem capacidade de fazer e assumir, façam o seguinte, capem-se...é a melhor solução, pq não existem ex-filhos...OK?????
Anônimo disse…
O negocio é esterilizar as mulheres..é a unica solução moral para a sciedade.
Anônimo disse…
A lei no país é branda para bandidos é por isso que nos trancamos em nossas casas enquanto o bandido passa tranquilamente nas ruas. O devedor de pensão alimentícia é uma das piores raça, rouba o próprio filho.

Post mais lidos nos últimos 7 dias