Pular para o conteúdo principal

Campanha bem-humorada ateísta faz sucesso na Grã-Bretanha

bus_deus

A idéia da escritora Ariane Sherine era arrecadar 7 mil euros (R$ 20.418, na cotação de sexta, 24) para colocar nas laterais de 30 ônibus de Londres a frase: “Provavelmente Deus não existe. Então parem de se preocupar e aproveitem a vida”. (foto)

Sherine diz que o objetivo da campanha era criar uma “contra-mensagem tranqüilizadora àqueles que se sentem ameaçados pelo fervor dos pregadores e das igrejas que lembram aos não-cristãos o que lhes espera depois da morte: o inferno e a condenação eterna”.

A adesão à campanha surpreendeu a escritora: em menos de 24 horas, as doações deram a soma de 60 mil euros (R$ 175.018,20).

O professor Richard Dawkins, autor do best-seller internacional “Deus, um delírio”, tinha se prontificado a financiar a campanha, caso as doações fossem insuficientes. Não foi preciso.

Sherine disse que o sucesso da proposta demonstra o quanto as pessoas não agüentam a oratória intimidadora dos religiosos e o quanto a sociedade deseja um “pais secularista, um governo secularista, uma escola secularista”.

A escritora pensa em ampliar a campanha. Sempre bem-humorada, diz: “Agora, o nosso limite é o céu, mas com a consciência de que não há ninguém lá em cima”.

Comunicado da Igreja Anglicana argumenta que a pregação cristã não proíbe que as pessoas aproveitem a vida. “Ao contrário, a nossa fé nos livra dos temores, colocando a vida na perspectiva certa. Sete em cada dez pessoas neste país dizem conhecer a alegria que a fé pode trazer.”

Ainda assim, a igreja ressalta que é legítimo que grupos divulguem seu ponto de vista, tenham ou não convicções religiosas.

No Brasil, onde existem mais de 150 religiões e seitas, uma campanha ateísta certamente faria com que uns e outros logo acendessem os fósforos da Inquisição.

> Deus morreu, mas está sendo ressuscitado.
outubro de 2007

Trajetória do 'ônibus ateus'.       > Ateísmo.

Comentários

Eu acho que as pessoas podem ir contra a religião mas, tentar ir contra Deus e influenciar o ateísmo, essa atitude vai naufragar. Eu estou lendo um livro que diz que os mais ousados e estudiosos defendem a idéia de que na verdade não existe ninguém ateu pois, para dizer que Deus não existe é preciso provar que a crença universal está errada e provar o surgimento de absolutamente TUDO e explicar os milagres que acontecem na vida de tantos devotos e religiosos! Até hoje ninguém conseguiu fazer isso portanto, ninguém é ateu. Eu que sou evangelica e não creio em muita coisa mas, se eu anunciar em vários ônibus que a crença de diversas religiões não existe, com certeza serei perseguida por isso assim, como há uns anos atrás um bispo foi perseguido por chutar uma imagem católica. Portanto, não só os evangelicos que perseguem os outros, na verdade, todas as religiões vivem uma perseguindo a outra. Está na hora de parar com essa discriminação contra cristãos. E criticar uma pessoa pelos seus atos independentemente de sua religião.

Beijos!
Unknown disse…
Ta na hora de o mundo entender que ATEUS não são seres do "MAL", mas sim que são seres-humanos que passaram a ter uma compreensão, baseada principalmente na ciência, de que essa idéia de DEUS não passa de uma criação primitiva do ser-humano, criada numa época em que não se tinha muitas explicações para muitos dos questionamentos humanos.Criação esta que, ao contrário do que parece, causou muito prejuízo a raça humana e ao planeta,também.
Anônimo disse…
A idéia de que ninguem é ateu, porque nenhuma pessoa provou a inexistência de deus, é simplesmente ridícula. Essa idéia afirmaria então, que não existem cristãos, pois -do mesmo modo- ninguém provou a existência de deus. Todos nós nascemos ateus, as pessoas são simplesmente doutrinadas a acreditarem no que é ensinado pelos pais ou qual quem quer que seja que fez a lavagem cerebral. Não há como não criticar os atos das pessoas independentimente de suas religiões, pois seus atos são fundamentados na religião. Ou deixaremos os homens-bomba matarem milhares em nome de sua RELIGIÃO?
Unknown disse…
Depois de ler Richard Dawkins,Carl Sagan, John Allen Paulos, Cristopher Hitchens e David Mills passei a enchergar a realidade que eu insistia em negar. Hoje nao brinco mais de amigo imaginario, ja basta Papai Noel e coelhinho da pascoa na infancia.
Lá em casa disse…
Meu caro Anônimo ateu, eu ia escrever exatamente o que você escreveu, mas porque você optou pelo anonimato?
Vamos sair do armário com nosso ateísmo também!

Abraços.
Anônimo disse…
Aos que insistem em afirmar a existência do tal deus, à qual deus estão se referindo?

- ao deus dos muçulmanos?
- ao deus dos judeus?
- ao deus dos cristãos?
- a algum outro?

Quantas pessoas são mortas diariamente em nome desses personagens imaginários?
Anônimo disse…
O importante é cada um levar adiante o que acredita respeitando o próximo e no fim veremos o que é certo e não provável.
Eu acredito em um Deus apenas, o Deus do universo, ele é unico.

Luciana Oliveira
Partita disse…
Me parece que a forma mais confiável de contabilizar os ateus é através da organização "ATEA".
Embora eu ainda não tenha feito meu registro lá e saiba que me registrar no banco de dados deles é muito importante, ainda sim me parece muito pouco a se fazer para contribuir a favor de um estado verdadeiramente laico e contra a ignorância e o preconceito contra o ateísmo.

Aconselho os que são a favor do laicismo a se cadastrar na ATEA (e, se possível, doar também), que me parece ser hoje a associação que mais contribui para o fim do preconceito e corrupção que tomam conta do Brasil atualmente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.