Pular para o conteúdo principal

Espanhóis se recusam a entrar em ‘ônibus ateus’

ESPAÑA-ATEÍSMO-PUBLICIDAD
Os ônibus são apelidados de ateus porque veiculam campanha de uma entidade ateia com a frase “Deus provavelmente não existe. Deixe de se preocupar e desfrute a vida”. [reprodução]
Mas para espanhóis indignados com a campanha é como se os ônibus fossem do Satanás. Muitos deles têm se recusado a usar os ônibus de duas linhas de Madri.

"Eu não vou subir nesse ônibus de jeito nenhum. O que estão fazendo é uma imoralidade, uma blasfêmia. Tenho vergonha de ser espanhola", disse uma católica à BBC Brasil.

A ideia do “ônibus ateus” surgiu na Grã-Bretanha ao final do ano passado e, lá, não teve problema.

A Igreja Anglicana contestou a campanha com nota na qual afirma que a pregação cristã não é contra o prazer de estar vivo, mas admitiu que os ateus têm o direito à livre expressão, como qualquer pessoa.

Na Espanha, tem sido diferente.

A Conferência Episcopal Espanhola quer que o governo censure a campanha da União de Ateus e Livres Pensadores da Espanha.

Mas, para ela, fazer campanha cristã, pode.

Para combater os ‘ônibus ateus’, a organização católica E-Christians e a evangélica Centro Cristão de Reunião se uniram para manter em circulação “ônibus cristãos”. O slogan da campanha é “Deus existe sim. Desfrute a vida em Cristo”. [reprodução abaixo]

onibusateu_Espanha

Apesar da reação dos cristãos, a entidade ateia tem obtido apoio além de sua expectativa, como ocorreu na Grã-Bretanha. As doações vão permitir que a campanha seja feita também em Barcelona, Málaga e La Coruña.

Os cristãos prometem revide, como se fosse uma guerra santa.

Na Itália, a União dos Ateus e Agnósticos Racionalistas planejaram lançar em Gênova o ônibus ateu, mas, com o aplauso da Igreja Católica, foi censurada pelo governo local, que achou ser ofensa a frase “Má notícia: Deus não existe; Boa notícia, você não precisa dele”.

A sorte dos ateus é que ninguém cogita acender a fogueira da Inquisição. Pelo menos até agora.

> Campanha bem-humorada ateísta faz sucesso na Grã-Bretanha.
outubro de 2008

> Trajetória do 'ônibus ateus'.     > Ateísmo.

Comentários

Avelino Bego disse…
Seria legal uma campanha dessa aqui no Brasil.
disse…
Sim, uma campanha dessas por aqui seria bem interessante, já imagino alguns slogans para esta camapnha associando a "inutilidade" de um deus às "ações" de seus "discípulos diretos".
Que maravilha!
Que venha para o Brasil também!
Anônimo disse…
Se tivesse-mos no Brasil essa campanha
com certeza teriamos onibus incendiado pelas ruas
Anônimo disse…
Não dúvido nada que, se fosse aqui no RJ, ou em SP, os traficantes iriam queimar os ônibus em nome de deus xD
Anônimo disse…
Concordo plenamente com o colega Maycon,todos esse onibus seriam queimados,já que os bandidos/vandalos são todos teistas.
Anônimo disse…
Eu entraria tranquilamente no onibus. E mandaria os crentes pastarem !
Anônimo disse…
Que venha essa campanha para o Brasil [2]!
HAHAHA!!! TODOS OS BANDIDOS, LADRÕES SOLO, PSICOPATAS, RACISTAS, PEDÓFILOS, GENOCIDAS...SÃO TEÍSTAS! MARAVILHOSA ESSA CONSTATAÇÃO!

PARABÉNS! ;D
Anônimo disse…
Pois é, no Brasil não daria pra fazer uma campanha como esta... com essa crentaíada alienada e vítimas de lavagem cerebral teríamos um bando de zumbis crentes gritando pelas ruas e queimando os ônibus, além da CNBB provavelmente conseguir censurar este tipo de coisa... infelizmente.
Anônimo disse…
España, País Católico
Anônimo disse…
Élcio, o seu argumento é falacioso, porque você está estendendo ao absurdo o comentário anônimo para fazê-lo soar preconceituoso. As palavras dele foram mal escolhidas, mas todos nós sabemos que estatisticamente a maioria avassaladora das pessoas pertencentes às classes mais baixas no Brasil são cristãs.

Embora ateu, eu não aprovo de modo algum essa campanha, pois não acho que ela nos traga quaisquer benefícios. É obvio que quase ninguém vai passar a refletir sobre o assunto só porque viu uma frase besta dessas por aí. Isso é uma doce ilusão. A meu ver, a campanha só fará com que os abismos entre ateus e religiosos aumentem e o diálogo entre ambos se torne cada vez mais difícil. Além disso, a campanha ainda aproxima o ateísmo de certas religiões, quando tenta arrebanhar seguidores de maneira tão barata, sem nos instigar nem mesmo a um esforço reflexivo. Grupos de debate, estudos, livros, palestras: são todas excelentes iniciativas. Mas propaganda?! O que é isso? Vamos começar a pregar o ateísmo agora?
Anônimo disse…
Felipe, tenho a impressão de que a intenção dos ateus que estão fazendo a campanha em alguns países da Europa não é 'pregar' o ateísmo, o que seria um contrassenso,mas exercer (ou tentar) o direito da livre expressão contra o preconceito que há contra eles. Um preconceito real, como demonstram as reações à campanha.
Anônimo disse…
Ari, eu não duvido da existência dos preconceitos. O que eu coloco em questão é a forma de combatê-los. Por que as pessoas não escrevem cartas e as mandam aos jornais, ou enviam emails aos programas de discussão na tv sugerindo tais temas, ou publicam artigos nos seus blogs? Todas essas são maneiras muito melhores, na minha visão, de exercer a cidadania e o direito à livre expressão e ainda fomentar o debate entre as partes. Colocar frases de ordem nos ônibus da cidade, em lugar disso, parece ter o intuito contrário.
Anônimo disse…
E eu pensei que isso ia acabar na Grã-Bretanha... quem diria. Quanto à reação dos espanhóis, bem, não é à toa que a face espanhola da inquisição foi a pior...
Porém, concordo com o Felipe (meu amigo de longa data). Ja vi muitas propagandas religiosas e de sociedades espirituais em anúncios de ônibus. Mas nunca vi algo semelhante tratando de Sócrates, Platão, Descartes, Kant, Nietzsche... até hoje a filosofia sobreviveu por mérito de suas reflexões, de discussões entre aqueles que pensavam e com a vontade sincera daqueles que queriam ter acrescido em si mesmos algo de novo. Uma dependência de propagandas, sobretudo com frases impactantes e de mau gosto (admito que ri com as frases, mas todos rimos muito fácil, mesmo quando o assunto é sério).
O pensamento livre não precisa de "propaganda". Ele é um motivo mais que suficiente para que as pessoas se interessem por ele (se não, elas têm apenas a perder). Por fim, peço que verifiquem a motivação que levou ao início dessa campanha de que gostaram tanto: um desaforo de uma jornalista, possivelmente estressada com outros assuntos. Obrigado.
Anônimo disse…
Felipe e Rodrigo: a propaganda em ônibus não é apenas uma.... propaganda em ônibus.

Explico: por causa da iniciativa desses ateus, a ateísmo está sendo hoje discutido na Europa, vejam só, na tv, artigos de jornais e em blog. E até no Brasil, onde existem mais de cem religiões e seitas fazendo lavagem cerebral no povão.

Nada é o que aparenta ser e o que supostamente se encerra em si mesmo, mas é também e sobretudo as repercussões que causa.

Neste sentido, a campanha dos “ônibus ateus” tem sido um sucesso.

Rodrigo, eu gostaria, sim, que a filosofia fosse propagandeada em ônibus. Por que não?
MARCELOVITCH disse…
se deus ñ gostou da brincadeira, ele q mande um raio q fulmine o onibus, ou manda o anjo da morte exterminar os publicitarios responsaveis...
e falando nisso, ele ja apareceu pra tomar as dores?!?
Anônimo disse…
Já vi que ninguém prestou atenção no acontecimento que originou essa campanha. E mais: além de ter sido iniciada por um motivo que eu acho ridículo, usa meios cada vez mais apelativos de chamar atenção. Se a vocês importa apenas a eficiência da campanha, não há lugar para meus argumentos aqui - eu acho que o meio de propagação deve estar à altura do conteúdo da mensagem, não abaixo.
Anônimo disse…
Neste blog, em http://www.e-paulopes.blogspot.com/2008/10/campanha-bem-humorada-atesta-faz.html, há a informação de que, na Grã-Bretanha, a escritora Ariane Sherine resolveu fazer a campanha com o propósito de criar uma “contra-mensagem tranquilizadora àqueles que se sentem ameaçados pelo fervor dos pregadores e das igrejas que lembram aos não-cristãos o que lhes espera depois da morte: o inferno e a condenação eterna”.

Para mim, trata-se de um motivo válido.

Além disso, gosto do bom-humor da campanha, o que muitos religiosos e ateus não têm.
Que venha essa campanha para o Brasil [3]!
Que venha essa campanha para o Brasil [3]!
Anônimo disse…
Realmente me revolta combater essa campanha com uma campanha teísta. Se nós não podemos defender nossas idéias, eles tbm deveriam ser condenados!
Mundo cruel --'
Anônimo disse…
eu adoraria essa capanha aqui. pensem como os onibus ficariam vazios seria otimo !!!!
Anônimo disse…
no fundo ateus sao pessoas vazias eles tem medo de crer,nao tem coragem se acreditar nO ke nao se ve mas se sente, DEUS O GRANDE JEOVA deve ate de tar preocupado com voces provavelmente quando estiverem com uma doença maligna CLAMARAO HO DEUS ,ea bondade de DEUS e tao grande que ele nao vai nem esquentar com tua blasfema, misericordia JEOVA
Juliana disse…
Meus queridos, a Santa Igreja de Cristo sempre foi ameaçada por satanás, inventor e mestre da mentira, porém São Padre Pio, diz em sua oração do exorcismo que "As Portas do inferno não prevalecerá contra Ela, porque 'Deus' permanecerá com Ela (Igreja) até a consumação dos séculos" Por isso Declaro em Nome do Senhor Jesus que Satanás não tem poder nenhum sobre os filhos de Deus!!!E que está forma de ateismo tambem não prevalecerá!!!
Anônimo disse…
Essa campanha é absurda!


Muitos possuem uma idéia errada de Deus porque ainda não tiveram um encontro com ele. Deixe Deus guiar sua vida e verás que Ele existe peça a ele para lhe provar isso.
Anônimo disse…
O verbo acreditar expressa uma atitude verdadeiramente incerta, já que pode-se tanto acreditar como não acreditar numa verdade quanto numa mentira.14/11/2009
Anônimo disse…
Fazer o quê ?
Se são ateus , já escolheram o caminho ...
Não mando-os para o inferno ... porque por si já fizeram a escolha !
Que vão em paz !!!
Em nada muda a realidade...
Anônimo disse…
Crendo que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus, dada por sua direta revelação e escrita por inspiração do Espírito Santo para salvação e consequente aperfeiçoamento dos santos. Eu sempre honrarei este livro durante toda a minha vida, farei deste livro à fonte das minhas meditações, minha nutrição espiritual. Deus abençoe

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Jornalista que critica Estado laico desconhece história

de um leitor a propósito de Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora As aulas de história passaram  bem longe de Rachel Sheherazade Que a apresentadora Rachel Sheherazade metida a Boris Casoy é péssima, isso já é sabido. Os comentários dela são, em sua gigantesca maioria, infelizes, sem nenhum conteúdo ou profundidade. E agora está se mostrando uma Malafaia de saia! Primeiro, é mentira que “laicistas” (como se fosse um grupo formado) perseguem o cristianismo. Não há uma única evidência disso. Ela alega isso para se fazer falsamente de vítima. Pura tática fundada na falácia ad terrorem . Segundo, as aulas de história passaram longe dela. Mas bem longe mesmo! O cristianismo não deu base nenhuma de respeito, liberdade, honestidade e justiça. Durante a idade média, era justamente o contrário que acontecia na maioria das vezes. A separação entre Estado e religião quem deu base para a maioria das liberdades, inclusive de jornalismo e profis...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço