por José Manuel Vidal
do Religión Digital em 15 de janeiro de 2009
“Ela passará à história como a filha do pecado do pai Marcial Maciel, o fundador dos Legionários de Cristo. Seu rosto e sua identidade se mantêm, no momento, no mais absoluto segredo. Estão em jogo enormes somas de dinheiro e a credibilidade de uma das mais poderosas organizações católicas. Quase da própria Igreja. O que se sabe é que a filha secreta do padre Maciel é uma madrilenha, com 30 a 32 anos, graduada pela Universidade Francisco de Vitoria.
Que o padre Maciel foi um “grande pecador” foi reconhecido pelo próprio Vaticano. No dia 19 de maio de 2006, Bento 16 lhe proibiu exercer publicamente o sacerdócio e o convidou a se retirar para uma vida “de oração e penitência”. E o Papa somente convida à penitência pública os grandes pecadores.
Desde então, apesar de que Roma não o tenha ratificado abertamente, se tornaram públicas as acusações de abusos sexuais e de pederastia contra Maciel confirmadas por seus próprios seminaristas. O que ninguém suspeitava é que o fundador da Legião, além de abusador, fosse um mulherengo que seduzia as ricas senhoras para ficar com seus bens.
Fruto de um desses devaneios, nasceu a filha secreta. Segundo se sabe, sua mãe é uma mulher espanhola, casada e muito rica. Maciel a seduziu quando já era sessentão. Cresceu sendo protegida pelos seguidores do seu pai e até estudou na famosa Universidade que os Legionários têm nos arredores de Madrid. Maciel não somente a educou gratuitamente nos centros da Legião. Passava suculentas somas de dinheiro para a sua mãe para mantê-la calada.
> Casa-se a milionária filha do padre fundador da Legionários de Cristo.
junho de 2011
Patrício Cerda passou 25 anos na Legião (saiu há seis anos) e agora é assessor financeiro de uma importante companhia de seguros espanhola.
Segundo o ex-sacerdote legionário, “depois da morte de Maciel, no dia 30 de janeiro de 2008, mãe e filha tentaram continuar cobrando. A Legião se negou e então ameaçaram exigir parte da herança do seu pai.
Mas, como é praticamente impossível distinguir o que é de Maciel e o que é da Legião, no final lhes sairia caríssimo e os Legionários não aceitaram. Elas teriam ameaçado, então, contar sua história para a mídia. Parece que já venderam, com exclusividade, a história para um jornal espanhol. A história deverá sair publicada a qualquer momento, a não ser que cheguem a um acordo econômico ou os Legionários se declarem em falência para não pagar”.
Por que foram os próprios Legionários entregaram a notícia da filha do fundador ao The New York Times?
Cerda, presidente da Associação de Vítimas da Legião, tem a sua própria explicação: “Para ir desativando pouco a pouco o efeito dessa bomba e, além disso, porque o Vaticano obrigou que eles o reconhecessem publicamente, como passo prévio a uma refundação da congregação. E também porque o que pretendem é tirar a mancha maior da pederastia com a menor, que é a filha secreta”.
A existência de uma ou mais filhas de Maciel não estranha, absolutamente, aos ex-legionários. Suas façanhas sexuais eram conhecidas. Notre Père, como o chamam os seus discípulos, foi um autêntico devorador sexual. Isso está documentado num livro, O Ilusionista, de Alejandro Espinosa, um ex-legionário, que, apesar de ser sobrinho de Maciel, não escapou das suas garras.
E as mulheres, quem foram as suas vitimas femininas? Seduzidas e, segundo Espinosa, “exploradas economicamente”: Talita Reyes, Pepita Gandarillas, Pachita Pérez,Deme de Galas, Dolores Barroso, Guillermina Dikins, Josefita Pérez,Consuelo Fernández, viúva de um diplomata espanhol no México, ou Flora Barragán, entre outras. Todas damas devotas e benfeitoras, com as quais se relacionou entre os anos 1940 e 1970.
Talita Reyes foi a primeira. “Era feia e muito mais velha que Maciel e se queria casar com ele”. Com Pachita Pérez, “Maciel nunca se meteu sexualmente, mas lhe tirou dinheiro”. Com Dolores Barroso, dona de uma fazenda de gado, “passava semanas em sua casa de Cuernavaca”. Josefita Pérez, venezuelana de família petroleira, presenteou Maciel com uma luxuosa residência em Cannes. Mas todas foram deslocadas por Flora Barragán de Garza, a mais rica das mulheres de Maciel. Ela lhe abriu as portas de outras famílias ricas.
Espinosa conta que Maciel “a conheceu nos anos 50 e chegou a dispor de um quarto no seminário de Roma. Um quarto que, em certas ocasiões, compartilhava com ela”.
A relação terminou, lá pelos anos 1970, quando “tirou todo o seu dinheiro. Logo depois a despachou”. Sua própria filha, Flora Garza, o contou para a revista mexicana Proceso: “Era incrível como minha mãe lhe abria a carteira. Ela tinha uma confiança cega, talvez porque era muito bonito e com muito carisma. Depois de lhe ter dado 50 milhões de dólares, ele a abandonou... Ela morreu com 95 anos, pensando nele e pedindo que o saudasse. Ele não deu se dignou de fazê-lo”.
Segundo Espinosa, depois de Flora, teve mais mulheres, “algumas italianas e espanholas”. Entre as que, sem dúvida, estaria a mãe da filha secreta. Talvez agora tenha que se desvelar o mistério. Sobretudo se reclamam o que lhes corresponde. Porque os Legionários parecem dispostos a tudo, menos a partilhar a herança, pois isso poderia implicar no desaparecimento puro e simples da instituição. E isso que seus bens são “incalculáveis”. Segundo o ex-legionário Cerda, “seu poderio econômico pode ser comparado com a Repsol ou de uma multinacional de características parecidas”.
O seu capital humano está integrado, atualmente, por 4.250 membros, 800 sacerdotes, 2.500 seminaristas, 127 casas em 22 países de todo o mundo, uns 70.000 fiéis pertencentes quase todos às classes mais ricas.
Seu centro nevrálgico é o México (The Wall Street Journal relaciona a congregação com o magnata Carlos Slim ou com a mulher do ex-presidente Fox). Contam com diversos meios de comunicação. Na Espanha dispõem de 10 colégios, a Universidade Francisco de Vitoria, e três centros sacerdotais: um noviciado em Salamanca, um seminário menor em Ontameda e outro seminário em Moncada.
Se o capital humano é importante, fica a anos luz do seu potencial econômico. “Os legionários dispõem de fazendas, terras, contas na Suíça, colégios e Universidades. 70% de tudo que é arrecadado em seus centros vão diretamente para a sede central de Roma”, conta Cerda.
Um exemplo do seu poderio: “Seu mausoléu em Roma custou 50 milhões de euros”. Outro: “Maciel costumava tomar o Concorde para ir a Nova York para fazer uma limpeza bucal, e regressava no mesmo dia porque, como costumava dizer, “o tempo é reino de Deus”. Também dizia a seus seguidores: “Teu corpo é templo de Deus”. Enquanto ele convertia o seu num lodaçal de baixas paixões.
Revista divulga nome da filha do padre Marcial Maciel.
junho de 2009
Caso do padre Marcial Maciel, o devasso.
Comentários
Atento a tudo, privilegiando os fatos realmente importantes.
Maria B.
sou catolico praticante e rezarei muito para que esteja em um bom lugar. diante de Deus nao sabemos seu veredito... fica por conta do proprio Deus!!!
Portanto, houve, sim, acobertamento por muito tempo.
O que pode ser pior a um padre do que ficar sem celebrar missa?
Ser condenado à prisão por ter abusado sexualmente de centenas de crianças e adolescentes e por ter dado o golpe do baú em viúvas ricas.
Mas disso o padre ficou livre.
É de cadeia que padres e leigos pedófilos precisam.
A Igreja encoberta os crimes cometidos no interior da Instituição como se oração e recolhimento resolvessem qualquer coisa.
Deveriam praticar oração e recolhimento atrás das grades.
Quanto ao padre devasso, ao menos estou tranquilo com a minha consciência: não sou omisso nem promovo o acobertamento de safadezas, do qual a Igreja Católica entende bem. Os padres pedófilos que o digam.
É bisonha a acusação de que eu esteja alimentando os sofrimentos de uma das vítimas do padre. É como se aqueles que denunciam a devassidão do Maciel fossem também culpados.
No mais, qual é o problema do meu “viés antirreligioso”? Não pode? É proibido?
Devo me penitenciar diante da Santa Inquisição?
EM CRISTO
O Pe. Marcial Maciel ERROU SIM, ERROU!!!
Ele era fraco, assim como vários padres o são, são tentados pelo demônio!!!
Veneraram tanto o Pe. Marcial Maciel que esqueceram de rezar por sua vocação!
Nao importa mais...o que importa é uqe: O MOVIMENTO VEM DAS MÃOS DO SENHOR JESUS CRISTO, DESPERTA VOCAÇÕES, TRANSFORMA A VIDA DE PESSOAS E ATUA NO MUNDO A FAVOR DO BEM.
CABE AOS MEMBROS DO MOVIMENTO DAR CONTINUIDADE A ELE...
TODOS VEEM OS PODRES DA IGREJA, MAS NÃO VEEM AS COISAS BOAS NÉ!!!
Só Deus poderá julgar
Parabens ao dono desta reportagem pela clareza...
Vamos aos fatos... Os legionários e eu sei disso porque vivi mtos anos lá... São cheios de regras muitas delas idiotas e quase todas proveniente deste Padre acima...
Todos tinham ele como um santo e o veneravam... em todas as ordenações tinha uma fraze dele... liam se cartas, contava, histórias fabulosas sobre sua generosidade... e deu no que deu...
A carne é fraca e quando este pobre mexicano viu o que estava construindo e o lucro que isto tava dando resolveu soltar as frangas...
Muitas as vezes se tocar no seminario é coisa de outro mundo, andar num carro acompanhado de uma mulher mesmo que seja sua tia é proibido... regras que estepecador inventou e ele mesmo burlou...
Eu tenho pena porque na Legiao tem pessoas ótimas que realmente vão mudar o mundo... Mas sempre sempre sempre ficara esta lembrança deste Padre que fundou e afundou uma obra...
A legião é ótima seu carisma é de Deus mas muitos que a adminitram só pnsam em riqueza e em ricos...
Quem sou pra julgar???? Julgo mesmo já vi estorquirem ricos e esnobarem pobres tenho provas e testemunhas....
Será que não falta fé desses padres???
Já vi amigos querendo seguirem caminho para outras congregações e des serem chamados de burros!!!!!
Marcial maciel julgo você sim porque acreditei em vc como muitos outros... Te comprimentei e abraçei pensando num santo, mas estava tudo errado...
Julgo a Legiao sim!!!! porque me diziam que o pe Marcial maciel era generoso vestia terno e gravata e saia sozinho pra ajudar aos pobres... e comia a mulherada enquanto outros se matavam acreditando e sua santidade...
Espero que ele pague!!!! e pague caro não so abusou de mulheres e crianças como abusou e estorquiu a fé de muitos........
Um abraço para cristãos e não cristãos. E um sincero pedido de desculpa aos não cristãos pelas vezes em que nós, católicos, não correspondemos ao que Deus nos pede e ao que a dignidade de cada ser humano merece da nossa parte.
Rodrigo
Se padre Marcial pecou nao podemos jugar-lo pois o unico que pode julgar e Deus!
pecar e se arrepender de seu erro,mas se arrepender mesmo de coracao,ja se traz um consolo para Deus!Pa.Marcial fundou um grupo Jovem tao maravilhoso com obras de Amor a Deus e de pura caridade as almas,ele pode ter sido o maior pecador da terra mas se Deus o perdoar e ele ter se arrependido eu o perdoo tambem.
"quem nao receber o reino de Deus como uma criancinha,nele nao entrara".
posso nao ser uma adulta mas sei muito bem que o unico que pode me julgar e Deus entao nao julgo ninguem por seus erros.
Gustavo, um cristão que, se dependesse da igreja católica, seria ateu.
Eu quero dizer a todos esses ex legionarios, que são uns ingratos, o dinheiro não paga por tudo o que vocês receberam, vamos parar de criticar e ajudar na extensão do Reino... Esto vir
Com um mínimo de estudo e mente aberta, qualquer indivíduo chega rapidinho à conclusão de que a instituição eclesiástica sempre "meteu os pés pelas mãos" no intuito claro e gritante de acobertar seus padres pervertidos, sua história sangrenta(inquisição,cruzadas, cruzadas das crianças,) e toda sorte de sujeiras contra as quais se rebelaram figuras de indiscutível caráter como S.Francisco de Assis e Lutero.
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"já dizia o Cristo.
Procurem conhecer a verdadeira história do cristianismo cátolico e verão que as surpresas podem ser assustadoras!
Meu intuito não é difamar essa ou aquela religião pois sou uma agnóstica que gosta de estudar e armazenar conhecimento para que eu não seja aquilo que nós conhecemos como "maria vai com os outros'!
Parabéns Paulo, seu blog é de primeiríssima qualidade.
Tá aí o caso do padre Marcial, é exemplo daquilo que ocorrem hoje nas maiorias das relegião. Humano,Homossexual, com profunda obessessão ao sexo (quem não é?), stelionatário de carteirinha porque, galanteador (assediava homens e mulheres)mesmo contra a sua condição sexual (a maioria diz por aí "orientação sexual" ele mantia relações sexuais com mulheres simplesmente para extorquir o dinheiro de suas vítimas para ter poder, aumentar o seu reino e seu prestígio dentro da Santa Madre Igreja. Vale lembrar que toda esta fortuna deste padre, venho de doações de gente milionárias, que já fizeram muito mal aos outros e estão no fim de suas vidas e doam este dinheiro a estes criminosos, achando que vão pro céu.
Quero deixar claro aqui, que acredito em Deus. E é por isso que estas coisas, antes escondidas nos corredores do Vaticano estão explodindo na imprensa mudial. Será que isso não é uns dos Segredos de Fátimas? Porque que isto vem ocorrendo justamente com estas relegiões (Catolica e Evangélicas) que querem ser a gardião da moral e dos bons custumes? Ou a Igreja, os Padres, Bispos e Papa condenam, são apenas vitimas de uma ação diabólica contra aquilo que eles condenam? O caso do Padre Lancelotti e agora do caso de Ararapiraca, com imagens fortes exibidas pelo SBT, são casos de extorsões e não tem nada de homossexualidade nesta história? Pois tudo que fazemos em vidas, recebemos em vida. E não em outro lugar. "Aqui se faz, aqui se paga", isto é a "Lei do Carma" ou a "Lei do Retorno".
Para encerrar parabenizo a voce Paulo por divulgar estes fatos e dar a enfase e amplitude que a notícia merece. Mais quero fazer aqui alerta: Com a proibição da entrada de gays nos seminários e com as diversas nóticias de abusos sexuais com coroinhas a "Santa Ingeja" não está somente correndo risco, mas está pondo um fim numa bricadeira infantil secular:
" O último que chegar, é a mulher do padre!"
Para quem estiver interessado, recomendo o livro “Votos de Silêncio” (Vows of Silence -The abuse of power in the papacy of John Paul II)- O abuso de poder no papado de João Paulo II, de Jason Berry e Gerald Renner(ISBN-0 7336 1688 7). Não sei se já existe tradução para o português. Neste, os autores contam a trajetória da ascensão dos “Legionários de Cristo” bem como a história dos abusos do padre Marcial Maciel Degolado, os encobrimentos do Cardeal Ratzinger (atual Papa Bento XVI) e a negligência do Papa João Paulo II em relação aos casos de pedofilia no clero.
Paulo, ao contrário de alguns que lhe criticam, afirmo que você está fazendo algo muito útil sim, ao trazer este título e assunto de importância ao seu blog. E digo isso, como sobrevivente de abuso sexual na infância.
Não há nada de errado em se enxergar as coisas que devem ser melhoradas no mundo. Está mais do que na hora das pessoas acordarem e admtirem que não podemos mais aceitar mentiras, seja através da religião, da política e de nossa próprias relações pessoais. Se queremos um mundo melhor, cabe a nós o exemplo de nos unirmos em torno de propósitos dignos para acabar com extorções, safadezas, abusos a crianças e com a impunidade.
Para isso, temos que deixar a hipocrisia de lado e aprender a encarar a verdade de frente.
Em relação a igreja católica, como diz Elza Augusta em sua postagem: “Procurem conhecer a verdadeira história do cristianismo cátolico e verão que as surpresas podem ser assustadoras!”
Obrigada ao Andreson também, que deixa seu testemunho aqui, contando sobre as mentiras e falsidade do padre Maciel e tantos como ele que se valem de sua posição de confiança para doutrinar em nome do bem, usando de extorção e abusos aos vulneráveis.
Não é de se admirar que tantos cristãos aprendam o significado da bondade e do amor de forma tão distorcida.
Basta se ver alguns exemplos, nos depoimentos de alguns destes católicos fervorosos, em oposição a este artigo do Paulo, em que o fazem através de chantagens, ameaças de castigo, julgamento final e demonstrações de ira de quem não conseguem respeitar o fato de que não é este tipo de escolha que muitas pessoas buscam para sua espiritualidade.
Alguns destes depoimentos intimidatórios, me trazem lembranças do mesmo tipo de argumentos de um ex-seminarista que tive como pai e que para minha infelicidade também descobri ser um pedofilico.
É importante se criticar a pedofilia na Igreja sim, pois ela se estende para as vidas de muitas pessoas, mesmo fora de suas instituições ou templos.
CONVIDO as pessoas a visitarem a minha website para verem como com as denúncias foram a única forma de colocar o “quase-padre” de minha familia na prisão.
Em vez de ficarem justificando os comportamentos de padres pedofílicos e de deixarem tudo por conta de Deus, AJUDEM a criar consciência para o bem das crianças que não tem condições de se defender destes monstros. APOIEM o reconhecimento dos danos para as vítimas e ofereçam solidariedade a estas.
Isso sim, é AMOR!
Obrigada.
As pessoas que criticam o blog a pretexto de que somos todos pecadores e que por isso ninguém tem o direito de julgar ninguém estão confundindo as coisas. Se as práticas sexuais do padre Marcial ou de qualquer outra pessoa são passíveis de punição de acordo com o Código Penal, isso é uma coisa. Nem o padre Marcial nem ninguém - nem o Papa - estão acima da lei. O erro do acobertamento é exatamente esse: o de ocultar um crime cuja punição é de interesse da sociedade de um modo geral, incluindo religiosos e não religiosos. Outra coisa é o perdão de conteúdo espiritual que cada cristão é chamado a praticar em relação ao semelhante. Ocorre, porém, o seguinte: perdoa-se a quem queira se utilizar da graça desse perdão para não reincidir no erro(ou no pecado).Parece que este não foi o caso do padre Marcial( e de muitos outros).
E eles já estam colhendo o que o " Nuestro Padre" plantou.
Que a Justiça seja feita!
Tudo isso é muito triste, e por causa de um muitos sofrem. Mas a verdade deve ser dita e conhecida, até para que cada um reflita se está disposto ou não a seguir certos movimentos.
A Igreja Romana, obviamente por ser mais antiga, e a primeira, sendo portanto mestra e professora das outras todas, tanto nas feitiçarias, como nas manhas do estelionato sagrado, vulgo simonia; arrebanha do meio dos ricos fanáticos aqueles mais culposos, mais propensos à neurose sexual, por abusos domésticos ou familiares, tendências homossexuais incompatíveis com a moral pessoal-familiar muito rígida, ou quaisquer outras compulsões por castidade, pureza, etc., - prato cheio para pedófilos, pederastas, ou simples tarados oportunistas de ocasião-; e impingidas a fé no sobrenatural, na ascese, na mortificação da carne e dos desejos, na pureza, na supressão dos instintos, numa ilusão de estado angélico, assexuado; expropriam-nos dos bens, da casa, da herança, da profissão, do futuro e até da vida...Tornam-se bestificados, alienados, vivendo numa outra realidade que são só leituras, almoços, jantares, reuniões intermináveis, lenga-lengas; todos segregados por sexo, o que é um convite quanto uma permanente espada de dâmocles sobre os que possuem a homossexualidade; além de privados do contato natural sexual, afetivo, social, dos cidadãos comuns; destituídos assim da sociabilidade e da cidadania. Quem duvidar ou quiser melhor se esclarecer e até conferir, leia o livro do gordon urquhart, onde ele narra o testemunho de um ex-prisioneiro destes hodiernos campos abençoados de nazista concentração...
Em 2006 fui pesquisar na internet sobre os legionários, só pra ver como tava e tals, aí acabei vendo uma noticia de pedofilia do Nuestro Padre (como era chamado o Pe. Marcial Maciel Degollado).
Eu aprendi respeitar ele e pra mim ele era um exemplo de vida, mesmo que eu nem o tenho visto nenhuma vez, mas pelo que eu ouvia.
Aí quando vi essa merda, pra mim.... Religiao nao serve pra nada... a gente idolatra alguma coias aí descobre isso... Nao idolatro mais nada... Só meus pais pq ele eu CONHEÇO.
RELIGIÃO É NEGÓCIO, acredito em Deus e só.
- Freira, já que você tem uma certa idéia das penitências que eu passo para os pecadores, fique aqui em meu lugar até eu voltar, que eu preciso ir ao banheiro urgentemente!
A freira, diante de sua competência, sentou-se no lugar do Padre, quando, inesperadamente, chega uma bichinha pra se confessar e diz:
- Padre, eu pequei.
A freira, fazendo uma voz grave para se passar pelo Padre, pergunta:
- O que foi que você fez, meu filho?
A bichinha responde:
- Ah, Padre. Eu dei o rabo! Qual é a minha penitência?
A freira, como nunca havia visto um caso como esse, não sabia qual a penitência cabível. Sem saber o que fazer, ela chamou um coroinha da igreja que estava próximo dali e perguntou:
- Meu filho, veha cá. Já que você passa mais tempo com o Padre deve saber me responder! O que é que ele dá pra quem dá o rabo?
O coroinha, então, responde:
- Ah, freirinha, pra mim ele dá um pastel e uma coca!
Postar um comentário