Pular para o conteúdo principal

Mulher chefe persegue mais as funcionárias, revela pesquisa

Chefes do tipo malvado perseguem igualmente funcionários e funcionárias. Mas quando as mulheres estão na chefia, a maioria delas (70%) inferniza mais as funcionárias. É o que revela pesquisa do WBI (Workplace Bullying Institute), que se dedica ao estudo do assédio moral nos Estados Unidos.

As conclusões da pesquisa valem para o Brasil. Pelo menos é o que acha Ana, que mora em São Paulo.

Em e-mail à Época, ela diz: “Mulheres são difíceis de trabalhar porque são invejosas, são fofoqueiras, perdem mais tempo tentando "derrubar" outra mulher pelo simples fato de querer ser sempre o centro das atenções.”

Quando as mulheres começaram a conquistar o mercado de trabalho (e elas continuam avançando, ocupando cada vez mais postos de direção), a expectativa era de que o ambiente corporativo se tornasse “mais humano”, por assim dizer, por conta do instinto maternal e da propalada doçura feminina.

Mas a pesquisa – feita em 2007 -- revela que a agressividade tem se acentuado no dia a dia das empresas.

Verificou-se que, do total das atitudes agressivas, as mulheres respondem por 40% delas, ou seja, quase 50%, mesmo sendo ainda minoria nas empresas.

Diz Ana: “Já trabalhei em empresas exclusivamente masculinas e confesso: era muito mais saudável! Homens conseguem dialogar, trabalhar em conjunto, não se preocupam com o ego o tempo todo e não falam da vida alheia. Acredito que não exista ambiente empresarial mais agressivo do que o formado basicamente por mulheres”.

Amanda, que já trabalhou em quatro estados brasileiros e no momento mora no exterior, concorda com Ana e acrescenta que as mulheres são mais competitivas do que o homem, o que, a rigor, não é ruim, mas a disputa não se restringe às questões profissionais.

“Competem por quem tem o corpo mais bonito, quem é a mais gostosa, quem tem o cabelo mais sedoso, quem tem a unha mais bem feita, quem é a mais bem comida, quem é mais bem vestida, quem recebe mais elogios dos homens. E só depois começa a competição pelo trabalho.”

Ela resume: “Mesmo sendo mulher, odeio trabalhar com mulheres.”

Casos de assédio moral.

Comentários

Anônimo disse…
Homem não fala da vida alheia ? que isso? se a pesquisa constatou que o homem e muito mais fofoqueiro que a mulher em todos os sentidos.
Os homens sao invejosos sim e tb brigam sim o problema em relação as mulheres e que elas brigam muito por bobagens só isso.
Anônimo disse…
Trabalhar com mulheres na chefia é mesmo uma merda, com o perdão da palavra, eu mesma já sofri perseguição com uma mulher e ela era mera supervisora de farmácia, era um demônio na minha vida , não me deixava em paz e dizia que era "crente", imagina se não fosse!
Anônimo disse…
O assédio moral entre mulher acontece de forma sútil : foquinhas, piadinhas, separação, discriminação ... É horrível, já passei por isso. Mas quando chega a afetar o trabalho com sonegação de informações como por exemplo, já é ra de se tomar uma atitude .
Anônimo disse…
Infelizmente... isso tudo é VERDADE!!! Sou mulher, e já trabalhei numa empresa tanto com homens quanto com mulheres. No começo só tinha eu e mais uma moça, até ai era uma maravilha... depois eles resolveram colocar mais duas meninas, e ai meus queridos!! Desse dia em diante TUDO piorou!!! Ficou um ambiente muito pesado, elas só sabiam conversar, falar mau dos outros, horrivel mesmo!!
Augusto Branco disse…
SER MULHER

Ah, ser mulher!

Ser mulher é ver o mundo com doçura,
É admirar a beleza da vida com romantismo.
É desejar o indesejável.
É buscar o impossível.

O poder de uma mulher está em seu instinto
Porque a mulher tem o dom de ter um filho,
E cuidar de vários outros filhos que não são seus.

Ah, as mulheres!
Ainda que sensíveis
Mulheres conseguem ser extremamente fortes
Mesmo quando todos pensam que não há mais forças.

Mulheres cuidam de feridas e feridos
E sabem que um beijo e um abraço
Podem salvar uma vida,
Ou curar um coração partido.

Mulheres são vaidosas,
Mas não deixam que suas vaidades
Suplantem seus ideais.

Muitas mulheres mudaram o rumo
E a história da humanidade
Transformando o mundo
Em um lugar melhor.

A mulher tem a graça de tornar a vida alegre e colorida,
E ela pode fazer tudo isto quantas vezes quiser
Ser mulher é gostar de ser mulher
E ser indiscutivelmente feliz
E orgulhosa por isso.

- Brunna Paese -
Anônimo disse…
Já trabalhei tanto em lugares só com homens quanto só com mulheres... O que eu posso dizer é que nas MINHAS experiencias trabalhar com mulheres é um porre. Só porque vc é homem vc é a mula de carga do lugar, elas não se dão ao trabalho de abrirem uma porta para outras pessoas entrarem (claro, vai estragar o esmalte que passaram ainda de manhã), nada está bom, não existe camaradagem, elas só querem ser servidas do bom e do melhor mas nunca oferecem nada em troca (e eu não estou falando de "favores" ou coisas do tipo mas coisas simples como uma bala ou um chocolate rs), criticam outras mulheres por terem uma qualidade boa pois as 'outras' tem sempre que ser inferior a elas mesmas, vivem reclamando de homens quando na verdade suas carências, egocentrismos e egoismos estão tão ridiculamente expostos que cegam a elas mesmas.
Anônimo disse…
Por experiência própria posso dizer que ter chefe mulher é um inferno! Trabalho em uma universidade pública e meu departamento era chefiado por uma mulher. Ela era desorganizada, nos impingia tarefas de última hora, nos fazia repetí-las várias vezes, nunca ficava satisfeita, desrespeitava nossos horários e achava que tínhamos de dobrar serviço de graça. Entrou um homem em seu lugar e o ambiente mudou completamente. Mas ela ainda acha que manda e ultimamente tem nos infernizado de novo, chegou inclusive a me ofender porque me recusei a fazer pela enésima vez uma tarefa que já tinha feito. Achava que isso era só com ela, mas parece que não.
Anônimo disse…
Estou trabalhando em um ambiente super desagradável. Quando trabalhei como telefonista,(em 2004), sofri assedio sexual,porque o chefe e mais o sub só ficavam ali...Nada faziam se não falar coisas do tipo "se tu for loira, eu quero ver lá embaixo..." ou " pra ficar aqui tem que dar pro (...)" entre outras, na época eu era menor aprendiz e só deixei terminar o contrato e fui embora. Agora trabalho onde tem 30 funcionários,deste apenas 3 são homens...aí já viu...muito chato,uma fofocalhada geral e nada de trabalho,agora já assumi 3 funções ao mesmo tempo,porque ninguém faz nadaaaaa!!!!!e ganho menos que um salário minimo,aguentando desaforo...é brabo...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no