Pular para o conteúdo principal

Ateu português pede anulação do seu batismo

O português Ricardo Silvestre, 38, diz em um vídeo que o padre ficou “estupefato” quando ouviu dele que estava apresentando um pedido de anulação do seu batismo.

Silvestre é o responsável pelo Portal Ateu, onde conta por que decidiu abrir um processo de apostasia (separação formal da igreja).

Ele foi batizado com um ano de idade e afirma que aos 13 se tornou ateu. “Eu não queria ter nada a ver com o Deus vingativo da Bíblia.”

Falou que se tornou militante ateu quando, nos Estados Unidos, assistiu a uma conferência sobre a criação do homem como sendo um “desenho inteligente” de Deus. “Achei que era uma elogio da ignorância.”

Mais recentemente, Silvestre vinha se sentindo  incomodado com a afirmação da Igreja Católica de que representa 80% dos portugueses. E agora ele quer a anulação do batismo como um atestado de que a igreja não fala por ele.

Silvestre disse que a sua iniciativa incentivou até o momento pelo menos quatro pessoas a pedir o que a igreja chama de actus defectionis, ou seja, ato de ruptura. O portal do Silvestre orienta como pedir o cancelamento do batismo.

De acordo com o Diário de Notícias, em Portugal os pedidos de cisão não ultrapassam a seis por ano. Talvez o exemplo do Silvestre eleve esse número, ao menos neste ano.

Bem humorado, ele diz que aguarda com ansiedade o documento da comprovação do seu ‘desbatizado’.

O Apostata


Líder ateísta faz cerimônia de 'desbatismo' com secador de cabelo
julho de 2010

Mais sobre ateísmo.     Notícias de Portugal.

Comentários

Padre Carlos Inácio disse…
Sou padre e estou entrando com um processo também de excomunhão. Para a igreja o ateu é um anticristo (que se opoe a Cristo). Por isso, alem de teres anulado teu bastismo, também serás excomungado. Não precisarás de participar desse segundo processo, que é feito dentro do seio da igreja, nesses casos.
Anônimo disse…
Queria eu ser excomunhado! Na verdade, não faz diferença, religião é tudo uma babaquice mesmo!
Anônimo disse…
Padre pedófilo Carlos Inácio, o que mais nós ateus queremos é a excomunhão. Assim, mostraremos que essa bobeira não faz diferença!
Anônimo disse…
sou ateu tmb, mas nao ligo de ter sido batizado

^^

e esse cara ai, a menos que ele tenha algum motivo sério para pedir a anulaçao do seu batismo, é um babaca

se ele é ateu, ele deveria simplesmente deixar de lado o seu batismo, e nao tentar se mostrar fazendo essas idiotices que nao dao a lugar nenhum
Lee disse…
Achei muito certa essa atitude, pois, muitas pessoas são batizadas quando criança sem consentimento, então quando fazem pesquisas nos países parece que o país é mais religioso do que realmente é. Por isso a população do Brasil é de apenas 2%.
GI2K disse…
Este deve ser o mesmo individuo que não votou no Cavaco e agora pede para que lhe retirem a nacionalidade portuguesa porque não quer que o nosso presidente fale por ele.

Sou ateu e se tu achas que Deus é vingativo NUNCA foste cristão.
Pig Knee disse…
Muito bom, to indona igreja me informar sobre isso.
FAçam isso tambem, vamso reduzir essas estatisticas falsas sobre cristianismo.
Anônimo disse…
ta certo.. mas é perca de tempo isso ;x
Unknown disse…
Eu acho que ele ta certo. Enquanto as pessoas que se dizem ser ateus nâo fizerem isso, elas continuaram a fazer parte das estatiscas como sendo católicas. Dando força a ume religiâo. Quanto ao primeiro coment do padre que disse que esta entrnado com processo de excamunhâo, vc acha mesmo que ele esta se importando com isso? RS RS
Anônimo disse…
ser excomungado. QUEREMO haha
Não sabia que os Censos são feitos nas Igrejas ... pegando o número de batisados e calculando ... pq no meu País .. é um censor do governo que inquere as pessoas ... e estas respondem o que bem quiserem responder...

Nunca me pediram para mostar um batistério !
Vítor Hugo disse…
E como eu faço pra ser desbatizado e, de quebra, excomungado? O padre acima poderia me informar, pois isto muito me interessa.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Estado laico coloca a religião na esfera privada e impede que ela seja usada pelo governo

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Pai de vocalista dos Mamonas processa Feliciano por dizer que morte foi por ordem de Deus

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Padre acusa ateus de defenderem com 'beligerância' a teoria da evolução

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Liminar derruba pai-nosso em escolas de Rio Preto. Vitória do Estado laico

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs...

Estudo aponta que homofóbicos são homossexuais enrustidos

O que houve com as entidades de defesa do Estado laico? Evaporou pelo Bule de Russell?