O português Ricardo Silvestre, 38, diz em um vídeo que o padre ficou “estupefato” quando ouviu dele que estava apresentando um pedido de anulação do seu batismo.
Silvestre é o responsável pelo Portal Ateu, onde conta por que decidiu abrir um processo de apostasia (separação formal da igreja).
Ele foi batizado com um ano de idade e afirma que aos 13 se tornou ateu. “Eu não queria ter nada a ver com o Deus vingativo da Bíblia.”
Falou que se tornou militante ateu quando, nos Estados Unidos, assistiu a uma conferência sobre a criação do homem como sendo um “desenho inteligente” de Deus. “Achei que era uma elogio da ignorância.”
Mais recentemente, Silvestre vinha se sentindo incomodado com a afirmação da Igreja Católica de que representa 80% dos portugueses. E agora ele quer a anulação do batismo como um atestado de que a igreja não fala por ele.
Silvestre disse que a sua iniciativa incentivou até o momento pelo menos quatro pessoas a pedir o que a igreja chama de actus defectionis, ou seja, ato de ruptura. O portal do Silvestre orienta como pedir o cancelamento do batismo.
De acordo com o Diário de Notícias, em Portugal os pedidos de cisão não ultrapassam a seis por ano. Talvez o exemplo do Silvestre eleve esse número, ao menos neste ano.
Bem humorado, ele diz que aguarda com ansiedade o documento da comprovação do seu ‘desbatizado’.
O Apostata
julho de 2010
Mais sobre ateísmo. Notícias de Portugal.
Comentários
^^
e esse cara ai, a menos que ele tenha algum motivo sério para pedir a anulaçao do seu batismo, é um babaca
se ele é ateu, ele deveria simplesmente deixar de lado o seu batismo, e nao tentar se mostrar fazendo essas idiotices que nao dao a lugar nenhum
Sou ateu e se tu achas que Deus é vingativo NUNCA foste cristão.
FAçam isso tambem, vamso reduzir essas estatisticas falsas sobre cristianismo.
Nunca me pediram para mostar um batistério !
Postar um comentário