Pular para o conteúdo principal

Chefes da Hispana controlam trabalhadores até no sanitário

Calçados Hispana
A Calçados Hispana (foto) é uma das empresas do poderoso grupo Vulcabras/Azaleia. Em 2008, o faturamento bruto do conglomerado de empresas foi de R$ 2 bilhões – um recorde.

A Hispana fica em Aracaju, Sergipe. Ela produz calçados femininos e humilhação a funcionários.

Ela acaba de ser condenada pela 7ª Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho) a pagar indenização a um grupo de trabalhadores da linha de montagem por danos morais. O valor não foi divulgado.

Os trabalhadores moveram uma ação por assédio moral porque a Hispana estava restringindo a ida ao sanitário a cinco minutos e a três vezes por dia, no máximo.

Muitas vezes, um chefe de seção acompanhava o funcionário até o sanitário, para pressioná-lo a não ultrapassar o tempo estabelecido.

Se o chefe não estivesse na seção, não havia como obter autorização para sair da linha de montagem.
O constrangimento era tanto, que alguns funcionários evitavam tomar água para não precisar ir ao banheiro. A saída para beber água também era controlada.

Em cada seção, só havia um crachá para ida ao banheiro. Ele ficava em uma vassoura, e o funcionário, ao sair, tinha de substituí-lo pelo seu. Assim, o chefe e todos os demais funcionários poderiam saber quem tinha ido fazer xixi ou cocô.

Para a administração da fabrica, os funcionários ideais não deveriam ter intestinos nem sistema urinário.
A empresa já tinha sido condenada pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Sergipe. Ela recorreu, mas o TST confirmou a sentença.

O ministro Ives Gandra Martins Filho, relator do processo no TST, disse que a vida privada (não houve da parte dele, claro, intenção de fazer trocadilho) é inviolável.

Gandra Martins observou que a empresa, ao buscar produtividade, tinha de ser razoável, de modo a “adotar medidas compatíveis com os direitos da personalidade constitucionalmente protegidos”. As informações são do site do TST.

A Calçados Hispana é reincidente.

Em janeiro de 2007, a empresa já tinha sido condenada  em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho.

Na época, trabalhadores que não cumpriam a meta de produção eram, na frente de todos, xingados e ameaçados de demissão pela chefia.

A Hispana teve de pagar indenização de R$ 300 mil por assédio moral coletivo.

No organograma do grupo, a Hispana é controlada pela fabrica Azaleia, que é conhecida por seus anúncios publicitários.

O site da Azaleia diz que se trata de uma “marca democrática” cujo objetivo é deixar as mulheres “de todas as idades bonitas e confortáveis”.

Desde que não seja uma funcionária da Hispana, acrescenta-se.

> Casos de assédio moral.

Casos da Justiça do Trabalho.

Comentários

Fico nervoso com este tipo de empregador, tudo em nome do lucro aproveitando a necessidade de trabalho das pessoas.
Que mais funcionários se unam e denunciem este tipo de empresa e que os consumidores deixem de comprar de empresas com este perfil.
kaka disse…
Eu tambem Recebi esse Tipo de Contrangimento,pois Trabalhei la por
Duas Semanas e me Colocaram para Fora em meu Primeiro Emprego de Carteira Assinada.
Eles Idolatram uma tal de Producao , que na Verdade Nao muda Nosso salario miseravel em nada...
Carlos Augusto.....
Anônimo disse…
sou funcionário da azaléia de itapetinga-ba e garanto q por la as coisas não são diferentes...
é humilhação, pressão, e má valorização dos funcionários direto.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no