![]() |
O príncipe estava com 26 anos |
Seu nome completo, de nobre, é dom Pedro Luís Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança e Ligne. Nasceu no Rio de Janeiro em 12 de janeiro de 1983. Ele era presidente de honra da Juventude Monárquica do Brasil.
Ele estava à procura de uma princesa para se casar. Vinha com frequência ao Brasil. O príncipe acreditava que um dia o regime monarquista poderia voltar ao Brasil, combinado com o parlamentarismo.
MISSA 1 – atualização em 6/6/2009

Os pais dom Antônio e dona Cristina Maria e os irmãos Rafael Antônio, Maria Cristina e Amélia.
O príncipe dom Antônio de Orleans e Bragança, pai do príncipe Pedro Luis, fez um discurso emocionado no dia 5 de maio, durante missa rezada pelas vítimas do desaparecimento do avião da Air France.
"Peço a todos que estão aqui, passando por todo esse sofrimento, que tenham fé em Deus. Não perdemos nossos filhos. Nós os devolvemos a Deus. Quando recebi a notícia, senti ciúmes de Deus, que está com meu filho querido. A dor é muito forte, mas mantenho a fé", disse o príncipe, de acordo com relato do Estado de S. Paulo.
A missa foi rezada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé.
Antiga capela imperial, naquele mesmo local houve o casamento de d. Pedro I, a sagração de d. Pedro II e o Batizado da princesa Isabel.
Além do pai e da mãe, dona Cristina Maria, estavam presentes irmãos, primos e tios de Pedro Luís – cerca de vinte pessoas.
Um delas é Maria Elisabeth de Orleans e Bragança, 27, prima de Pedro. Ela veio às pressas da África, onde trabalha na organização não governamental Médicos Sem Fronteiras.
Ela também estava emocionada. Manifestou o alento de que o primo pudesse ser um sobrevivente, considerando que até aquele momento nada do avião tinha sido encontrado.
“Mas a esperança não faz com que dor diminua.”
MISSA 2 – atualização em 8/6/2009
A pedido de dom Luiz Gastão, chefe da Casa Imperial do Brasil e o primeiro na linha de sucessão dinástica, e de dom Bertrand Maria, o segundo, ambos portanto tios de Pedro Luiz, foi realizada nesta segunda (8) missa em memória ao jovem príncipe na Igreja Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América, em São Paulo.
Além dos pais de Pedro Luiz e do irmão Rafael, estiveram presentes cerca de 200 simpatizantes da monarquia, informa O Estado de S. Paulo.
Segundo o jornal, Rafael deverá ocupar o lugar do irmão na presidência de honra da Juventude Monárquica do Brasil.
MISSA 3 – atualização em 10/6/2009
Nesta quarta, houve a missa de 7º dia dom Pedro Luis na Igreja do Carmo, Rio. Encomendava por dona Maria Elizabeth, 95, a avó paterna, a missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.
Compareceram cerca de 600 pessoas, na maioria monarquistas, informa a Agência Brasil.
Maria da Glória do Nascimento Sousa, vice-chanceler do Diretório Monárquico do Brasil, lamentou a morte do príncipe. “Ele tinha perfeita noção da sua responsabilidade, no caso de haver a restauração da monarquia.”
Ela lembrou que, conforme exige a legislação eleitoral, os monarquistas estão colhendo 100 mil assinaturas para a criação de um partido político.
ENTERRO – atualização em 7/7/2009
O príncipe Pedro Luis foi sepultado ontem (6) no Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, no sul fluminense. O corpo tinha sido identificado na semana passada pelo Instituto Médico Legal de Pernambuco. A informação é da Agência Brasil.

Vítimas brasileiras. Mais sobre o voo.
Tweet
Comentários
a TODOS apresento sentidas condolências.
rosamaria
Espinho/Portugal
SOU DE PETROPOLIS CIDADE IMPERIAL DO RIO DE JANEIRO,E VENHO AQUI POR MEIO DESTA DEIXAR MEUS PESAMES A TODA FAMILIA IMPERIAL.LAMENTAMOS MUITO A PERDA DO PEDRO.ISSO E TUDO
Postar um comentário