Pular para o conteúdo principal

Juíza nega pedido para retirada do crucifixo de repartições públicas

Em decisão preliminar (provisória), a juíza Maria Lúcia Lencastre Ursaia, da 3ª Vara Cível Federal de São Paulo, indeferiu o pedido apresentado pelo MPF (Ministério Público Público) para que os símbolos religiosos, como o crucifixo e a Bíblia, sejam retirados das repartições públicas do Estado de São Paulo.

O argumento do MPF é o de que, como o Estado é laico, não faz sentido as repartições ostentarem símbolos de crenças religiosas, com a predominância inclusive de uma delas, a Igreja Católica.

No entendimento da juíza, o Estado é laico, mas não é uma instituição anti-religiosa ou anti-clerical. Argumentou que tais símbolos fazem parte da cultura brasileira e, além disso, eles não ofendem a liberdade de crença.

“Para os agnósticos ou para quem professam crença diferenciada [em relação às cristãs], os símbolos nada representam, assemelhando-se a um quadro ou escultura, adereços decorativo”, disse.

O MP-SP apresentou o pedido em julho movido pelo grupo “Brasil Para Todos”, que quer banir os símbolos religiosos dos estabelecimentos públicos, e não, por exemplo, acabar com monumentos como o Cristo Redentor, diferentemente  do que muitas pessoas acreditam e ficam indignadas.

Não há previsão de quando ocorrerá a apreciação do mérito da ação civil pública ajuizada pelo MP-SP.

Religião no Estado laico.

Comentários

Lucio Ferro disse…
Essa juíza deve ser católica, e acha que o resto do mundo tem que engolir todas as suas fantasias ridículas c compartilhar dessa crença idiota.
Anônimo disse…
lol

Que país é esse?

é a poha do Brasil


Já ñ bastava deputado senador e governantes

agora essa.
Aliás desde quando essa justiça Brasileira presta?

ô loko

Estado laico é o Karamba
MARIA DO SOCORRO MELO CORDEIRO disse…
A JUIZA ESTÁ CERTISSIMA, CADA UM COM SUA CRENÇA, E DEUS É UM SÓ PARA TODOS. O QUE TENOS É NOS RESPEITARMOS UNS AOS OUTRO.
Lucio Ferro disse…
Primeiramente os que acreditam em contos de fadas(deus, papai noel, saci, duendes, etc) é que devem respeitar todos os que não compartilham suas crenças absurdas. O estado É LAICO, NÃO TEM RELIGIÃO!!! Tem mais uma coisa: Qual deus voce chama de único? Shiva? Alá? Tupã? Todos temalgo emcomum: SÓ EXISTEM NAS CABEÇAS DE PESSOAS TOSCAS!!!!
LARISSA BARROCAL disse…
Não é uma questão de religião mas sim uma questão de cultura, e intolerância religiosa é que é um ABSURDO! cada um crê no que bem entender e ninguém tem o direito de pré-julgar alguém em razão disso! o Brasil é laico mas também tem como a base de ser um Estado Democrático de Direito respeitar a liberdade de culto e crença. Então por favor RESPEITO àqueles que crêem em Deus ou NÃO!E TOSCOS SÃO VCS QUE EM VEZ DE RESPEITAR JOGAM PEDRAS!!!!
eliakim.ariel disse…
Vivemos o período de uma sociedade hipócrita que quer cantar os direitos de uma suposta liberdade mas ataca o direito de expressão religiosa. Laico não tem nada a ver com estado anti-religioso. Para quem não sabe a democracia(poder do povo) se fundamenta que os rumos se determinam pela maioria. A maioria desta nação é católica e tem o direito de expressar os seus símbolos onde queira. Em virtude da democracia outros deveriam respitar ao invés de dizerem bobagens.
Anônimo disse…
Se a questão é liberdade os ateus e representantes de todas as demais religiões do país devem exigir o tratamento igualitário e o direito de colocar seus símbolos ao lado do cristão. Uma parede cheia de símbolos seria democrático e igualitário. O cristianismo é a pior religião que já foi inventada. A única que matava quem se atrevesse a ler a bíblia ou traduzí-la para os idiomas do povo. Hoje sabemos porque.

Tem algum cristão contra colocar o símbolo do ateísmo ou islamismo ao lado do cristão, já que, como disse a "juiza", nada representa para os outros?
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Concí Sales disse…
Está errada a juíza, e lamentavelmente, como demonstra a lógica - ser possível que uma das premissas seja verdadeira , mas a conclusão , errada -; também erra o comentarista quando escreve só com letras maiúsculas e expõe a tese da inocuidade dos símbolos...Ora, os símbolos são o que mais afeta o inconsciente; é de lá que procedem as tendências instintivas, hostis, vindicativas, antisociais. Se por um lado podem evocar na mente os ideais do perdão e da fraternidade; POR OUTRO PODEM CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR COMO SAGRADA, DIVINA, UMA ORDEM INJUSTA E PERVERSA (quer a da economia, ou a do Estado, ou ambas) CUJA HISTORICIDADE SE PRETENDE OCULTAR E NA FARSA REFERENDAR COMO ETERNA, NATURAL...É para isso que os detentores do poder espertamente "respeitam" os símbolos sagrados, divinos, porque REPRESENTAM ELES MESMOS, OS OPRESSORES.
anti disse…
Infelizmente esse é um assunto que ainda renderá muita polêmica, entretanto o país é laico, e não só por causa da constituição, mas principalmente por respeito a todas as pessoas que pensam diferente das católicas os simbolos devem ser retirados.
Anônimo disse…
A juíza agiu corretamente!!! Deve-se respeitar a crença religiosa dos outros mesmo que não concordemos com ela... Será que quem critica esta juíza não enxerga o quanto é intolerante e hipócrita?!
Nika Pinika disse…
Tudo bem espalhar pelas repartições públicas imagens de buda, iemanjá, do malandro, de maomé, de ganesha?

Se sim, a bíblia, a cruz e todo o resto podem ficar tranquilamente. Se não, essa juíza pegou a laicidade do estado, amassou e varreu pra debaixo do tapete.
Anônimo disse…
Não entendo por que ateus estão preocupados c/ os símbolos religiosos. Se pra vcs Deus só existe em nossa cabeça, então deixa ele continuar a existir. Por que então vcs não vão retirar as milhares de obras artísticas espalhadas pelo mundo que só existe na cabeça dos artistas? Se vcs estiverem passando numa praça e ver uma estátua de sereia vão querer arrancar também por que a sereia não existe?
O que está acontecendo no Brasil é perseguição religiosa acreditem ou não. Esses perseguidores ainda tem a cara de pau de chamar os cristãos de hipócritas. Aqui está claro quem está perseguindo quem.
PARABENS PRA JUÍZA.
Anônimo disse…
Garanto que Cristo não faz a menor questão de ter seu nome ligado a politicos e juízes representantes do diabo, dos usurários, dos banqueiros, dos traficantes, dos estelionatários da política, Herodes redivivos, caifazes ressurrectos, e aliás: nem sei por que a surpresa da imagem do crucificado encontrar-se neste ambiente...É ENTRE LADRÕES QUE ELE É CRUCIFICADO.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...