Pular para o conteúdo principal

CPI paulista vai investigar clínicas de reprodução humana assistida

[Post atualizado em 10/9/2009]

Com 40 assinaturas, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou ontem (9) a proposta do deputado Milton Flávio (PDSDB) para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que esclareça procedimentos da Clínica de Roger de Abdelmassih e de outras de reprodução humana assistida, como a escolha do bebê (sexagem) e o uso de citoplasma de óvulos de jovens por mulheres de mais idade (turbinamento). Encontra-se em São Paulo a maioria (58%) desse tipo de clínicas do país.

milton-flavio Flávio (foto) é médico e professor de urologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Ele disse que as acusações sexuais ao médico não serão investigadas, mas os procedimentos adotados pelas clínicas. “O Roger é a ponta do iceberg”, disse, conforme relata Mônica Bergamo, da Folha.

“A ideia não é punir, e sim jogar luz sobre essas práticas e discutir a legislação”, falou o deputado, que é vice-líder do governo José Serra.

Ele informou que a CPI vai ouvir, além de especialistas e donos de clínicas, a Vigilância Sanitária, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) e as secretarias municipal e estadual de Saúde.

“Existem métodos terapêuticos e comportamentais que podem levar um casal à gravidez sem recorrer a reprodução in vitro, que custa muito caro. Isso não pode ser uma mercadoria. As clínicas têm a obrigação de esclarecer o paciente sobre todas as opções", afirmou o deputado ao Estado de S.Paulo.

Uma sindicância ainda em curso do Cremesp já apurou na Clínica de Abdelmassih, além dos abusos por parte do médico, procedimentos como o de sexagem, turbinamento de óvulo e realização de abortos seletivos.

O MPE (Ministério Público Estadual) de São Paulo está investigando o que tem sido chamado de “manipulação genética indevida” pela clínica do médico. Abdelmassih foi indiciado por 56 estupros e está preso preventivamente desde 17 de agosto.

> Caso Roger Abdelmassih.

Comentários

Anônimo disse…
O Ministério Público é integrado por profissionais do mais alto gabarito e que merecem a nossa total admiração e respeito. Por isso, nós, a massa de manobra, os simples mortais, os dominados pelas elites, “’A BUCHA DO CANHÃO”, poderíamos, humildemente, perguntar: é possível investigar o CREMESP por OMISSÃO + OMISSÃO + OMISSÃO e COMPADRIO + COMPADRIO + COMPADRIO que é definido nos bons dicionários como: 1. Relações entre compadres. 2. Proteção injusta ou exagerada. 3. Intimidade.
É possível, “talibanicamente”, implodir o CREMESP com toda a sua diretoria que faz pose de bacana no site http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Diretoria ?
Anônimo disse…
Pediatra Mineiro
Minha amiga conta que, aos nove anos, acompanhada por sua mãe, foi levada ao Pronto Socorro devido ao seu crítico estado febril aliado à caxumba e à pneumonia. Ao ser introduzida no consultório médico, o pediatra ORDENOU que sua mãe esperasse do lado de fora. Ela obedeceu, naturalmente, pois são pessoas, até hoje, simples, humildes e vinham da “roça” – cidadezinha do entorno da metrópole representada pelo município onde foi se consultar. Imediatamente, após a saída da sua mãe, o canalha tirou a sua blusa e começou a massagear os seus impúberes seios. Apesar do estado de confusão mental, causado pela sua dor e a sua pouca idade, ela saiu gritando e correndo do consultório. Antes de sair pela portaria foi detida pelo responsável pela segurança do PS. O médico surgiu, em seguida, e ORDENOU, mais uma vez: “segurem esta menina!”. Enquanto ela esperneava e se debatia, revoltada diante da agressão bestial, foi forçada a retornar ao consultório. Por sua sorte, foi atendida por outro médico. Hoje, entristecida, ela se recorda que ATÉ A SUA QUERIDA MÃE NÃO ACREDITOU na sua versão sobre o que ocorreu durante a fatídica consulta.
Anônimo disse…
Concordo com o anônimo das 11:27.

Teoricamente não haveria necessidade de abrir CPI nenhuma por políticos, uma vez que o papel do CREMESP é exatamente o de fiscalização. Eles é que deveriam estar cumprindo o seu papel.

O que eles andaram fazendo até hoje lá no CREMRSP? Talvez só politicagem. Ficam no Congresso tentando fazer lobby para aprovar Leis escandalosas (tipo Ato Médico) que dêem aos médicos mais prestígio, hegemonia e dominação na área da Saúde (leia-se dinheiro).

Ou seja, os papéis ficaram invertidos, médicos fazendo política e políticos agora tentando fazer o papel do CREMESP. É por isso que, aqui no Brasil, as coisas chegam onde chegaram.
Anônimo disse…
Como é que pode alguém dizer que a idéia não é punir?As provas estão aí.Comrovar estupro,é impossível,mas não ,outras técnicas utilizadas de forma leviana,sem o consentimento do casal.Divagar que o dr Roger é a ponta do iceberg ,no atual momento ,me parece sintoma de PIZZA...È um precedente para que a violencia continue impunemente.Queremos punição para ele e para todos que compactuam direta ou indiretamente com esse tipo de crime.
Anônimo disse…
Fiquei sabendo que uma bomba jaja vai estourar tem uma pessoa (homem) q tem um segredo desse Roger e ele vai contar tudo ao MP a verdade logo aparecerá!!! e as provas que ele e CULPADO!!

è so aguardar ......
Roberto Santini disse…
O maior responsável por tudo é o CRESMESP. É revoltante a omisssão deste Conselho;Corporativo sim; que agridiu a honra e a dignidade das pacientes desta, que nem merece ser chamada de "Clínica". Me pergunto: Deve haver milhares de casos semelhantes , dado o descaso com que foi conduzida esta sindicância , cujo arquivamento foi efetuado, muitos anos antes, da "enxurrada" de denúncias de estupros cometidos. O criminoso impune, é um criminoso estimulado a transgredir mais e mais.
Agora, uma CPI da "Pizza"! Mais uma "penitência", desta vez dos Politicos.
Confio na Justiça na forma da Lei e a punição deve ser extremamente severa. Não podemos aceitar de outra maneira!
Roberto disse…
Concordo ABSOLUTAMENTE com o primeiro anônimo e, inclusive, venho defendendo esta idéia. O CREMESP e o CRM são órgãos de monitoramento da profissão médica. Os médicos,no exercício de sua profissão, têm a permissão de anestesiar, de examinar, de despir suas pacientes, de prescrever drogas e de concluir diagnósticos. Junto com esta tremenda responsabilidade deve vir um monitoramento INFALÍVEL. Com a enorme quantidade de médicos formados no Brasil, é claro que entre eles teremos psicopatas, estupradores, sociopatas, esquizofrênicos, neuróticos e transtornados de todas as categorias. Um monitoramento falho e ineficiente, como o que é feito hoje, dá margem à atuação criminosa destes elementos. Nós temos que interferir nisso, já que ninguém está fazendo. Temos que repudiar estes atos, que cobrar da justiça e que cobrar uma reestruturação da estrutura básica do CRM e do CREMESP. Sugiro de forma veemente que usemos deste caso, emblemático na história deste país, para exigirmos esta reforma. Nenhum professor abre uma porta na esquina e começa a lecionar "3a série". Nenhum pesquisador científico inicia seu projeto sem antes passar por uma inspeção rigorosa do comitê de ética. Uma profissão tão fundamental como a profissão médica DEVE ter uma fiscalização efetiva e diligente. Os profissionais médicos devem também ser atualizados de 5 em 5 anos. Hoje existem médicos praticando uma medicina da década de 70, sem que tenham passado por qualquer atualização. Vamos cobrar que estas mudanças sejam feitas. A responsabilidade é do CRM e do CREMESP - eles não cumpriram com nada, então cabe a nós - não deixemos mais nada disso passar.
Anônimo disse…
A intenção do oportunista deputado Milton Flávio é fazer palanque político através de um assunto que é a "bola da vez, utilizando a assunto para promoção pessoal e de seu partido.

Lamentável! Pois, como ja dito anteriormente por outros colegas nesta blog, quem deveria por obrigação fiscalizar é o CREMESP, que vergonhosamente em todos estes anos se omitiu - seus conselheiros utilizam seus cargos para auto promoção, prestigio, politicagem, moeda de troca entre outros.

Onde estavam os conselheiros desta vergonhosa instituição enquanto tudo acontecia naquela clínica?

O Ministério Público e a Polícia devem também investigar a "rede de colaboradores" do Roger Abdelmassih.

Por que o deputado não colhe assinaturas para investigar a omissão vergonhosa do CREMESP, pois a polícia e o Ministério Público estão cuidando brilhantemente do restante!
Anônimo disse…
CPI no CREMESP!!!

O que tem que ser investigado é essa corja de compadres. Omissos, criminosos.
Anônimo disse…
Não entendi pq os abusos sexuais não seriam contemplados nesta CPI, alguém consegue explicar ?
Anônimo disse…
Não se deve generalizar as pessoas pela classe que pertencem, "Os médicos", "Os juízes", "Os promotores", Os jornalistas" como se fossem corporativistas a ponto de encobrir crimes, nem tudo está perdido! É pensando dessa forma que a justiça fica enfraquecida, pois é impossível que uma classe (grupo de pessoas) toda seja criminosa, quando um indivíduo é criminoso.
Roberto disse…
É claro que concordo com você, Anônimo das 18:47, mas o problema é que existe o hábito de fazerem o contrário - de endeusarem certas atividades. Não podemos desconsiderar que todas as profissões são exercidas por pessoas. Se não forem muito bem monitoradas podem dar margem para atividades ilegais. Algumas profissões são monitoradas de forma bem próxima pelos órgãos responsáveis. A profissão médica vem com uma responsabilidade imensa acoplada e precisa ser monitorada de forma muito cuidadosa. A existência de um profissional que tenha exercido a profissão médica de forma criminosa por mais de 40 anos e que, além disso, tenha chegado ao topo da profissão mostra de forma veemente e brutal que o CRM e o CREMESP estão monitorando extremamente mal a atividade médica e não podemos mais admitir e aceitar que isto aconteça. Este caso marcará a história da medicina neste país - vamos então aproveitá-lo para cobrarmos a atitude do CRM e forçá-lo a sair desta inoperância que levou a este caso absurdo.
Anônimo disse…
Concordo com o anônimo das 18:47: não se pode generalizar o comportamento de todas as pessoas que exercem a mesma profissão.

Por isso mesmo existem os conselhos de classe, cuja função é a de fiscalizar o exercício profissional, criando, inclusive resoluções para determinar procedimentos específicos (como na área de reprodução) evitando-se que maus profissionais, utilizando-se de maus comportamentos e de brechas na Lei, possam denigrir a imagem de uma classe como um todo. Que é sempre o que acontece nestes casos.

Portanto, acredito que a omissão que fez gerar esta revolta contra a classe (o que é natural) veio do CREMESP e do CFM. Eles é que devem ser cobrados. Não adianta fazer CPI nenhuma.
Anônimo disse…
Ver e Não Crer - II
Vídeo do Anestesista Estuprador
TELEVISA – principal cadeia mexicana de TV
http://www.youtube.com/watch?v=pGnCAta0Iug
http://www.youtube.com/watch?v=sZE7GOHkeGI
Súplica: alguém, por caridade, poderia mostrar este vídeo para a Meritíssima Juíza Kenarih Boujikian Felippe da 16ª Vara Criminal de S. Paulo e ao Ministério Público?
Anônimo disse…
Acho que ao inves de jogar luz,o vice lider do governo Jose Serra ,quis dizer ,JOGAR AREIA para encobrir todos os crimes praticados pelo dr Roger. Afinal a figura é influente. Tem como advogado um ex-ministro,e é amigo de muitos outros covardes que circulam na midia. Dr Milton ,não permita que a classe medica seja apedrejada em função dos atos cometidos por um psicopata.Seja um medico HONRADO e um politico a ser lembrado pela CREDIBILIDADE de seus atos.Não ajude a espanar o LIXO para baixo do tapete.As vitimas não merecem ser punidas novamente.A impunidade tambem é uma forma de estupro.
Anônimo disse…
Achei ótima a criação de uma CPI que esclareça procedimentos da Clínica de Roger de Abdelmassih e de outras de reprodução humana assistida. Quanta coisa deverá aparecer EM ALGUMAS OUTRAS DESSAS CLÍNICAS...
Anônimo disse…
Acho difícil aparecer em outra clínica de reprodução tanta coisa e de cunho tão estarrecedor como apareceu na do Roger. E, mesmo que assim seja, não é função de políticos entender de procedimentos de fertilização. É função do CFM e do CREMESP.
Anônimo disse…
Do Portal Terra:

Abdelmassih é suspenso de rede latina de reprodução assistida

Roger Abdelmassih, médico que teve seu registro suspenso pelo Conselho Federal de Medicina após ser condenado pelo abuso sexual de 56 mulheres, foi suspenso da Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida, segundo a Rádio CBN. A rede reúne cerca de 90% das clínicas de reprodução assistida do continente.

Segundo o representante da Rede no Brasil, Selmo Geber, a entidade analisava a questão no primeiro semestre, quando foi enviada uma carta denunciando as condutas antiéticas do médico.

Depois da prisão preventiva e da suspensão do registro de médico pelo Conselho Federal, a instituição decidiu afastá-lo temporariamente. "Como não houve resposta, suspendemos temporariamente. Se for comprovado em 4 meses que não houve falha ética, ele pode voltar", comentou Geber à Rádio CBN. Abdelmassih está preso desde o dia 26 de agosto, acusado de abusar sexualmente de 56 mulheres, a maior parte delas dentro da clínica de reprodução assistida na qual trabalhava.

Uma sindicância do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) indica procedimentos que feriam a ética médica, como aborto seletivo e exames genéticos para escolher o sexo do bebê.
Anônimo disse…
depois de tudo isso como e que essa clinica ainda permanece aberta? seria a maior punicao fechar esse antro onde esse sr ganhou tanto dinheiro , quem sabe conhecimento de tantos por la. que fechem essa antro.
Anônimo disse…
como e que essa clinica ainda permanece aberta depois de tantos absurdos ai cometidos?
Eduardo Gomes disse…
Todos estes orgãos de classe prestam um des serviço aos seus associados compulsórios, servindo apenas para projeção dos seus diretores e gastança das mensalidades.
Veja a O.A.B. afronta a constituição com o exame obrigatório para o exercício da advocacia e no caso de São Paulo, com o D Urso, tantando ser presidente pela terceira vez, depois este cidadão ainda vai na mídia criticar o Chaves, vejam só, a O.A.B SP tornou-se uma pequena Venezuela, com o comandante Durso.
Quanto estes gatunos arrecadam? a que se destina?, quem são os parentes contratados na administração?.Semelhante aos sindicatos é preciso uma devassa já nestes orgãos "ditos de classe". "Que país é esse?" Saudoso Renato Russo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço