Pular para o conteúdo principal

João Paulo II se flagelava com frequência, revela livro

Livro cita duas
testemunhas
O papa João Paulo II se flagelava com frequência, revela Santo Subito, livro do vaticanista Andrea Tornielli. O livro cita duas testemunhas do autoflagelo: a Irmã Tobiana, que cuidava dos aposentos papais, e o bispo africano Emery Kabongo, que foi secretário de JP.

“Com frequência [ele] se infligia penitências corporais. O meu quarto ficava muito próximo do dele”, disse Tobiana ao autor do livro. “Se ouvia perfeitamente o som dos golpes quando se flagelava.”

Kabongo informou que o papa se flagelava principalmente antes das ordenações episcopais ou sacerdotais.

A origem da autoflagelação se perde nos primórdios da civilização. Sempre fez parte de ritos religiosos, geralmente como meio de se obter a purificação do espírito.

A tradição se firmou na Igreja Católica na passagem do terceiro para o quarto século, quando a religião obteve o reconhecimento oficial do Império Romano. Os fiéis, que já tinham a penitência como um atalho para o céu, se inspiraram no sacrifício de Jesus na cruz.

Até hoje, em alguns países, como a Filipinas, os fiéis mais devotos se flagelam durante a Semana Santa, ficando com as costas em carne viva. Lá, alguns pedem para que sejam pregados na cruz.

O Vaticano não incentiva tal primitivismo, mas não se empenha para proibi-lo.

Com informações do site espanhol Periodista Digital.





março de 2008


Comentários

Anônimo disse…
Cada loco com sua mania
Anônimo disse…
Que os católicos se inspirem no Papa e se mortifiquem, para viver de forma mais pura!
Anônimo disse…
O Vaticano poderia lançar o kit flagelação, com chicotes de vários tipos e instruções como usuá-los, com destaque para as técnicas usadas pelo João Paulo 2º. Não faltariam compradores.
Anônimo disse…
RELIGIÃO É A DECADÊNCIA DA HUMANIDADE. DECLINA O HOMEM AO RIDICULO.
Anônimo disse…
a religião remete o homem a decadência, ao mais rídiculo q possamos imaginar. lastimavel. mas...vamos celebrar a estupidez humana!
Queira Deus que mais pessoas estejam dispostas a usar das mortificações carnais, para sentir o peso do próprio pecado e alcançar pela misericordia de Deus a salvação da própria alma.
Anônimo disse…
É lamentável que tal gesto seja visto como primitivismo por parte de algumas pessoas.
Anônimo disse…
No dia que faltar papel higiênico aqui em casa eu imprimo a página desse blog.
Anônimo disse…
primitivismo é ter que ler uma asneira como essa! Viva o Papa!
Lucio Ferro disse…
Este papa era só mais um imbecil fanático religioso. Eu proponho que todos os cristãos deveriam flagelarem-se uns aos outros e assim poderem viver felizes para sempre.
Anônimo disse…
ELE SE AUTOFLAGELAVA sim !! mas de VERGONHA e de medo do INFERNO !!! por que ele criou uma lei diretiva pra ser executada pelo então BISPO ALEMÃO JOSEF RATZINGER chamada :

´´CRIMEN SOLICITATIONIS´´

que nem SATANÁZ não teria sido tão cruel ??? a LEI secreta pune com EXCOMUNHÃO SUMÁRIA o fiel que tivesse sido abusado sexualmente por um padre católico e que contasse para o publico ou imprensa seu sofrimento..............


AGORA EU TE PERGUNTO ? A ICAR É DIVINA MESMO ???

DETALHE : não sou crente , sou AUTO DIDATA a mais de 18 anos em história das religiões....
Anônimo disse…
Lucio Ferro, é de doer este teu FANATISMO.
Sim, porque tu es um Ateu completamente fanatico.
Tu näo vives a tua vida, tu só se preocupa com a vida dos que tem religiäo e nem ao menos se interessam com a tua existencia, ou melhor... nem sabem se tu realmente existe.
Tu chegas a ser deprimente com o teu Fanatismo Doentio vai se tratar homem.
Lucio Ferro disse…
Vá se tratar voce, seu retardado. Sou ateu , uso o meu cérebro, trabalho, sou honesto, pago meus impostos, sou feliz com a minha família, não me escondo atrás de anonimato, só me preocupo com os religiosos cretinos que vivem querendo impor seu ridículo modo de vida a quem não dá a mínima para deuse de contos de fadas. A religião católica estúpida pedófila romana impingiu sofrimento e atraso no desenvolvimento da humanidade, e eu SEMPRE vou combater o lixo religioso, inclusive usando o espaço que o Sr Paulo Lopes democraticamente dispõe neste blog.
Anônimo disse…
Lucio quando leio seus comentários sinto que vc é um homem triste infeliz e mal resolvido penso que só um tratamento pode te libertar
Juca disse…
anônimo das 07:59 ele não é fanatico ele é louco pode acreditar se vc observar seus comentários vai perceber que ele não bate bem e é um cara do mal
Anônimo disse…
Então tá certo: o normal, o equilibrado, era o papa que lascava um chicotinho nas costas.
Anônimo disse…
LUCIO e ANONIMO parem com a BRIGA e leiam minha OPINIÃO :

O ATEISMO é tão facil de se derrubar como o TEISMO se brincar ? mais facil ...um grande filosofo ILUMINISTA disse :

´´ A maior infelicidade dos ATEUS que eles so tem 2 dos 3 tempos , o presente e o passado , mas eles não tem futuro...e o futuro sempre vai existir´´

Eu fui ateu depois de estudar sobre religioes por 18 anos , mas me reconverti , acredito em DEUS sim , mas nao naquele DEUS RIDICULO é imbecil de BIBLIA , ALCORÃO ou JUDAISMO ??
DEUS que é :
. assassino
. cruel
. vingativo
, burro
. inimigo dos animais
. indeciso
. invejoso
. inseguro
. que erra varias vezes inclusive no GENESIS
. pessimo aluno de historia , biologia , etc
. que diz que MORCEGO É AVE na BIBLIA
. que incentiva estupros e pedofilia
. que incentiva e apoia a escravidão
. que é preconceituoso e escolhe seu povo
. racista
. que mata mais que o capeta infinitamente ...


Acredito no DEUS INUMANO de TOMAZ DE AQUINO

de LEMAITRE [ padre suiço fisico e astronomo que formulou toda a teoria que depois foi usada por HUBBLE no BIG BANG pra explicar a criação do universo...]


DEUS NÃO É UMA PESSOA mas sim uma ENERGIA INATA


simpatizo com o BUDISMO ZEN e TIBETANO e com as religiões naturais e primitivas ...

as 3 primas [ CATOLICISMO , JUDAISMO E ISLAMISMO] deveria ser MULTADAS POR DEUS por plagiarem de forma tão vergonhosa o ZOROASTRISMO-ZARATUSTRISMO-MAZDEISMO que muitos acreditam que possa ter até 12 mil anos de idade...

e segundo a BIBLIA o mundo tem +- 6 mil anos...
José Lobo disse…
Se Deus é energia, um dia vai se acabar. Porque uma das definições de energia é que ela se consume, tem fim. Ou seja, também por esse raciocínio Deus não existe.

Portanto, anônimo da 01:21, tente outra argumentação mais convincente.
Lucio Ferro disse…
Ao Sr juca e ao retardado anonimo que me criticam: Só porque eu não sou estúpido para acreditar em seres imaginários voces me julgam(o que é pecado segundo a sua religião ridícula) uma pessoa infeliz. Talvez voces achem que feliz é quem se chicoteia e vive com medo de um inferno imaginário, ou então a felicidade é privativa dos cristãos. Eu não estou nem aí para voces ou outras ovelinhas ou camelinhos do senhor, eu só não quero que pessoas incapazes de raciocinar como voces tentem IMPOR as suas crenças ao resto da humanidade.
Dr. Juca disse…
Po lucio vc é feio de nome e sobre nome se deve ter muitos problemas (consigo te consultar daqui vc quer? doidão)
Anônimo disse…
ASSIS CABELELEIRO

TUDO BEM EU Ñ CREIO NO DEUS DA BIBLIA MAS CREIO QUE EXISTI UM SER SOBRE NATURAL O UNIVERSO É UMA OBRA DE UM GRAU DE UMA CONPRECIDADE ACIMA DE QUALQUER OBRA FEITA OELO HOMEM POREM EU Ñ SEI SIM ESSE SER TEM RELAÇÃO COM OS HOMEMS
Unknown disse…
Ele se chicoteava pra esfriar os ardores das concupiscentes missivas com a tal senhora casada polonesa, no mínimo um sacrílego adultério, ou será adúltero sacrilégio??? Quem duvidar do quanto essa corja da ICAR gosta de dinheiro acesse os posts desse blog no link CASO DO PADRE MACIEL O DEVASSO, hehehe...vai-te cano!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço