Pular para o conteúdo principal

MP apura mais quatro denúncias contra o médico do Faustão

Daliana Kristel

O MPF (Ministério Público Federal) em Goiânia, em Goiás, investiga denúncias de mais quatro pacientes segundo os quais foram vítimas de cirurgia experimental para emagrecimento do médico goiano Áureo Ludovico de Paula.

Os pacientes afirmam que ficaram com sequelas, como perda de visão e de capacidade motora. Eles são dos Estados de Goiás, Sâo Paulo, Minas e do Distrito Federal.

Eduardo Siade, advogado de Ludovico, disse que seu cliente ainda não tinha sido comunicado sobre as investigações do MP.

O médico é o inventor de uma cirurgia que, segundo ele, cura o diabetes tipo 2, mas, tido como experimental, não é reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

O médico usa o mesmo procedimento – que diminui o estômago em 40% -- para reduzir peso de obesos.

Desde 2007, ele já teria atendido cerca de 500 pessoas, entre elas o aparesentador da TV Globo Fausto Silva. A operação de Faustão foi uma das mais recentes. Ele já teria perdido cerca de 40 quilos. O apresentador não sofre de diabetes.

Apesar de o procedimento não ter o aval das entidades médicas, até um senador, o Demóstenes Torres (DEM-GO), se submeteu a ele. Demóstenes, que sofre de  diabetes, já emagreceu, mas ainda não se curou da doença.

A procuradora da República Léa Batista de Oliveira informou os quatros pacientes que denunciam o médico passarão por uma perícia médica. Eles vão ser ouvidos pelo Ministério Público nos próximos dias.

O MP vai investigar também outros casos, inclusive alguns de pessoas que teriam morrido em consequência da cirurgia experimental.

O caso da advogada Daliana Kristel (foto), 31, se arrasta desde 2005, quando ela, com 90 quilos, foi operada por Ludovico de Paula sem que fosse informada de que o médico iria usar uma técnica experimental.

Até hoje Daliana está na cama. Por causa de complicações pós-operatórias, há em seu estomago uma fistula que se fecha, e ela tem de se alimentar como soro, pela veia.

Ela já passou por 17 operações para tentar recuperar as funções do estomago. Há mais de dois anos que  não come nem bebe.

Daliana se aposentou por invalidez e está movendo uma ação contra o médico com o pedido de indenização de R$ 10 milhões.

Há outro processo contra o médico que tramita em segredo de justiça.

O Cremego (Conselho Regional de Medicina de Goiás) propôs em outubro ao médico que assinasse um termo pelo qual ele deixaria de operar para a suposta cura de diabetes, até que a nova técnica estivesse devidamente estudada.

O médico obteve da Justiça liminar para não assinar o documento.

O Cremego vai encaminhar novo pedido de liminar, agora com base na decisão tomada na quinta-feira (12) pelo CFM estabelecendo oficialmente que o procedimento de Ludovico é experimental.

Enquanto isso, o médico continua atendendo normalmente.

[Com informações do jornal Hoje, de Goiânia]

> Caso do cirurgião Áureo Ludovico de Paula.

Comentários

Anônimo disse…
LAMENTO O CASO DE DALIANA, MAS POR TRÁS DISSO TUDO HÁ UM JOGO DE INTERSSE "POLITICO". A PACIENTE CITADA, NA VERDADE SÓ FOI E É UM PEQUENO PIVOR. ONDE O ALVO É DR AUREO DE PAULA,PERESSEGUIDO POR LABORATORIOS E COLEGAS MÉDICOS QUE NÃO OBITIVERAM O MESMO SUCESSO NO TRATAMENT/CURA DO DM2.
ACREDEITO E ORO PELA REGULAMENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO, E DA CURA DE DALIAN KRISTEL.
DEIXO AI O SALMO 121 PARA TODOS
BOB disse…
^^^^^ É, o médico tá ruim até em comentário para defendê-lo!
Anônimo disse…
Todos no meio médico da cirurgia bariátrica sabem que esse ataque todo ao Dr Aureo Ludovico de Paula não passa de INVEJA, pois outras cirurgias tambem "experimentais" nessa mesma área de atuação, continuam a ser realizadas e propagadas na mídia, sem que nenhum órgão oficial tome nenhuma atitude similar.Lamentável a atitude e o comportamento de alguns profissionais, neste caso, que atuam de forma leviana e rasteira, sem acrescentar nada de construtivo...
Infelizmente, no meio médico também há uma fogueira de vaidades com rivalidades que em nada beneficiam a Medicina Brasileira, nem os pacientes.Espero que em breve tudo se esclareça de forma limpa, cristalina e ética para o bem da nossa Medicina.
Anônimo disse…
O Faustão era diabético Sr. Dono do Blog
Anônimo disse…
gemtem fistula qualquer um pode ter que fizer a reduçao,isso e coisa q acontece apenas se acusada em tempo a uma enorme possibilidade de fazer a operaçao por video.Eu fiz a reduçao a um mes,tive fistula,operei de novo,e hj eu estou otima,perdi 21klos em um mes. eu to super bem e naum deixe as pessoas desanimarem se eu tiver q fazer tdo de novo eu faria. bjos a todos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Londres veta anúncio de grupo cristão que oferece 'cura' de gay

da BBC Brasil Anúncio pró-gay que foi parodiado por cristãos As autoridades de transporte de Londres proibiram um anúncio veiculado nos ônibus da cidade que sugeria que gays poderiam ser curados. A campanha, uma paródia de uma iniciativa do grupo pró-gay Stonewall ("Algumas pessoas são gays. Aceite isso"), na foto ao lado, afirma que terapias poderiam mudar a orientação sexual. Com o enunciado "Não gay! Pós-gay, ex-gay e orgulhoso. Aceite isso!", a campanha seria veiculada nos ônibus na próxima semana. Mas a autoridade de transporte londrina, Transport for London (TFL), baniu o anúncio após reclamações. A Core Issues Trust , grupo cristão que está por trás da campanha banida, afirmou que a decisão constitui censura. O TFL, no entanto, argumentou que os anúncios não refletiam uma Londres "tolerante e inclusiva".  "Os anúncios não estão nem estarão em qualquer dos ônibus da cidade", disse um porta-voz da autoridade. Desde a...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Deputado-pastor usa PC Siqueira para obter visibilidade

Feliciano encena "indignação" contra pichação em igreja católica, e apresentador afirma que pedirá desculpas por piada O pastor-deputado Marco Feliciano (foto), do PSC-SP, afirma estar “indignado” com o apresentador PC Siqueira (foto), da MTV, pelo fato dele ter elogiado em seu programa de quinta-feira (3) a pichação “Deus é gay” em uma igreja católica de Santa Helena, no Paraná.  Feliciano procurou parecer contrariado sobretudo com o pedido de PC aos telespectadores para que enviassem fotos de pichações de igrejas, para que as melhores sejam mostradas na MTV. Trata-se, exagerou Feliciano, de uma “verdadeira cruzada ultrajante e herege para impressionar pessoas de má fé e mal intencionadas e os levar a cometer este verdadeiro sacrilégio, contra Deus Pai Todo Poderoso e Sua Casa, Lugar Sagrado e Venerável”. Em nota em seu site, Feliciano disse que vai enviar ao Ministério Público uma representação para que o programa do PC seja tirado do ar, além de exigir do apr...

Evangélicos retomam a crendice de que Xuxa fez pacto com o diabo

Sites e blogs, na maioria evangélicos, aproveitaram um gesto de Xuxa Meneguel (foto), 47, no show de Natal da TV Globo, dia 24, para reforçar a crendice de que ela tem um pacto com o diabo. Após cantar a música “Vem chegando o Natal”, ela fez "o sinal da cruz dos católicos", ressalta um dos blogs, e levantou os dedos mínimo e o indicador. Na linguagem dos sinais, o gesto significa “Eu te amo” -- a apresentadora tem muitos fãs entre os surdos. Para Notícias Cristãs, contudo, a apresentadora “mais uma vez” é “alvo de suposições de sua relação com Deus e o Diabo”. O blog, que não cita as suas fontes, postou o vídeo “Xuxa debocha de Deus” com o trecho em que ela faz o gesto. O vídeo foi deletado por quem o colocou no Youtube. O Gospel Mais noticiou – também sem citar fontes -- que “Xuxa causa polêmica após fazer sinal de “chifrinhos”. Ele reproduz um vídeo editado com a simulação de câmera lenta e uma música com o propósito de  incutir a mistificação. [Abaixo uma cópia d...

Atirador chegou a frequentar um templo da Testemunhas de Jeová

Menino de pouca fala e grande apego à mãe Rosilane de Oliveira, irmã de criação do atirador Wellington Menezes, disse que a família gostaria que ele fosse da religião Testemunhas de Jeová. Amigos de Oliveira afirmaram que ele tinha se convertido informalmente ao islamismo, mas, antes, tentou seguir o conselho da família, principalmente da mãe, a quem era muito apegado: frequentou um templo da TJs. >  Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová. Já por natureza quieto, o comportamento do rapaz pode ser descrito como o de um típico seguidor da TJs: evitava falar com quem não fosse de sua religião, era pacto, não fumava nem bebia e sempre chegava sem atraso ao trabalho, um  almoxarifado de uma fábrica. Depois que a mãe morreu, há cerca de dois anos, ele teria desistido da TJs. Foi quando se converteu ao islamismo. Passou a se vestir de preto e por alguns tempos usou uma barba longa. Seu pai, Guido Bulgana Cubas de Oliveira, tinha m...

Cinco deuses filhos de virgem e que morreram e ressuscitaram. E nenhum é Jesus

Filho de Jeová é cópia de deuses da antiguidade O relato bíblico da vida de Jesus Cristo é parecido com o de deuses de diversas culturas anteriores ao cristianismo. As coincidências são tantas que, para estudiosas, a explicação só pode ser uma: Jesus foi inventado por grupos de judeus com base nas divindades da antiguidade. Seguem cinco exemplos de deuses que serviram de modelos para construção de Jesus. 1. Hórus (3.100 a.C.) Hórus era o Deus do Céu no Egito Antigo. Estudiosos argumentam que ele foi o modelo mais consistente na qual se baseou a história de Jesus. Ele tinha 12 discípulos — um deles nasceu de uma virgem em uma caverna. Como Jesus, seu nascimento foi anunciado por uma estrela e três sábios. Hórus foi batizado quando tinha 30 anos por Anup, o batista, assim como Jesus foi por João Batista no Rio Jordão. O deus do Egito caminhou sobre as águas e ressuscitou um morto. Foi crucificado e voltou a viver no terceiro dia. 2. Buda (563 a.C.) Siddharth...

Dez anos após atentado a Charlie Hebdo, jornalista fala que se deve zombar de Deus

Associação de defensores de direitos humanos ajuda vítimas de empresas cúmplices da ditadura

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê...