Na porta principal da matriz de Itajobi há – ou melhor, havia - um recado do diabo aos fiéis: “Não volte mais aqui, e esqueça Deus. Vá, e minta, e fale mal, e roube, e calunie, e tapeie, e odeie, e puteie e fume, e beba, e coma.”
O tinhoso deixou outras mensagens na igreja, inclusive uma próxima do altar que diz: “Mulher de um homem só é mãe. Mulher de vários homens é puta”.
Itajobi é uma cidade paulista de 15 mil habitantes que fica a 400 km da capital.
As mensagens na igreja não foram escritas pelo diabo, como é de se supor, nem por algum pichador ateu, mas nos anos 80 pelo artista espanhol José Sanches, a pedido de Osmar Ticianelli, o pároco de então.
Na época, os fiéis ficaram chocados com os recados do diabo, mas com o tempo se acostumaram. E a igreja se tornou em um ponto turístico. Até saiu no Fantástico.
As mensagens foram apagadas recentemente por uma reforma na igreja.
Preocupado em não alimentar polêmica, José Anderson Rodrigues, 31, o atual pároco, nega que a reforma tenha sido feita para apagar as inscrições.
Ele disse que igreja, construída há quase cem anos, estava com problemas na fiação e com infiltrações na parede.
“Foi preciso quebrar o reboco e pintar de novo. Só pelas imagens [pintadas por Ticianelli com os recados do diabo] eu não apagaria”, disse ele ao jornal Bom Dia Bauru.
O radialista José Cotrin apoia a decisão do padre. “As mensagens eram muitos agressivas.”
Mas há fiéis que discordam. Eles acham que deveriam ao menos ter sido consultados pelo padre antes da reforma, a qual poderia ter poupado as mensagens.
“O projeto de Ticianelli teve como inspiração a basílica de São Pedro, em Roma”, argumenta Júlio Gonçalves, 71.
Um outro fiel disse que tudo que ali estava atribuído ao Satanás foi tirado da Bíblia.
Imagens que incomodavam o padre
Justiça suspende reforma que apagar de igreja recados do diabo.
17 de dezembro de 2009
Coisas do diabo.
Comentários
Padre Osmar Ticianelli, (saudades) muito amigo da minha família, foi ele quem fez a minha primeira Comunhão em uma Vila perto de Itajobi que hoje se tornou Munícipio, "MARAPUAMA".
Na época em que foi pintada a Igreja eu ja não morava mais lá, eu não conhecia a história obrigada pela informação, ri muito ao ler...
(diga-se de passagem, Padre Osmar foi um dos homens mais lindos que conheci)
.
Postar um comentário