Prédio da clínica em Zurique |
Cinco brasileiros estão inscritos na Dignitas (foto), clínica em Zurique (Suíça) de suicídio assistido. A informação é do jornal britânico Guardian.
Esse tipo de morte é legalizado na Suíça. A Dignitas é a única clínica do país que recebe estrangeiros. São são aceitos somente doentes terminais e ainda assim psicologicamente preparados para morrer.
No ano passado, a clínica ‘suicidou’ 89 pessoas. No momento, o número de inscritos é de 5.898.
Criada em 1998 pelo advogado Ludwig Minelli como organização sem fins lucrativo, já passaram pela Dignitas 1.041 pessoas – nenhuma brasileira.
A clínica foi criada pelo advogado Ludwig Minelli em 1998 como uma organização sem fins lucrativos, administrada por voluntários.
A existência da clínica divide a opinião pública da Suíça. Os críticos afirmam que está se consolidando no país o “turismo do suicido”, atraindo pessoas de todo o mundo. O parlamento estuda uma forma de restringi-lo.
A Holanda, Bélgica, Luxemburgo e o estado americano de Oregon também permitem o suicido assistido (ou eutanásia).
O Reino Unido acaba de aprovar lei segundo a qual suicídio assistido “por compaixão” deixa de ser crime.
Os britânicos estão entre os mais numerosos clientes da Dignitas. A maioria é de alemães.
Tweet
Eleitores de Zurique mantêm o 'turismo do suicídio assistido'
maio de 2011
O CVV É UM SERVIÇO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.
TEL: 141. Atende também por e-mail e on-line.
Comentários
e lá todos esses vão sofrer
"...Deus veio para que tivessemos vida e vida em abundancia..."
"...e receberas poder ao descer sobre vos o Espirito Santo..."
Se a pessoa quer se matar , é um direito inalienável e não cabe aos outros discutir....
Dizer que a pessoa que opta por isso é covarde, fraca, etc é papo furado de quem morre de medo de morrer e fica correndo atrás de algo nada a ver como a vida eterna no paraíso...blá...blá...blá...
É uma pena que não existam clinicas como essa nesse paisinho atrasado!....Deveriam tambem abrir uma cujo suicídio não fosse restrito somente a doentes terminais...isso facilitaria muito a vida - ou morte - de muita gente!!
Quando esse mundo irá acordar pra realidade das coisas? De fato, é muito lindo ter filosofia de vida, viajar numa fantasia de dois mil anos atrás. Agora, acreditar nisso fielmente, incluindo isso no andar da revolução humana, é uma besteira sem tamanha magnitude. Comece a ler a bíblia e verá que a mentira começa lago no início da palavra. Deus nao criou o mundo em 6 dias e muito menos descançou no ultimo. Eu não sou nunhuma ignorante pra acreditar em fadas, até porque se Deus existisse, ele seria ou é uma pessoa ou coisa muito sarcástica.
Acorda povo. Já somos evoluídos, não precisamos mais dessa fantasia para ver o que é certo e o que é errado no mundo de hoje. É visto que, se Deus existisse e se a tal Fé valesse de alguma coisa, o povo árabe seria o povo mais pacífico do mundo pela tão fé elevada daquele gente. Essa historinha toda de religião nada mais é do que uma alienação, herança maldita do povo antigo que usava a crença para dominar territórios e aumentar seu potencial bélico e, isso, ainda existe nos dias de hoje quando vemos pessoas seguindo a palavra de pastores e arrecadando dinheiro em nome da fé. Esse é o deus que existe, um deus ilusório contruido em nome das finanças.
É difícil aceitar a morte, sim. Mas é a realidade, gente morre, infelismente. Mas, muitas pessoas ainda acham que o mundo nasceram junto com elas (piada) e que o mundo nunca existiu e que nao tem mais de 5 milhoes de anos ou algo em torno disto. Pensem, quantoas pessoas ja passaram por esse mundo? Quantas religiões ja existiram? Você está certo em acreditar no que tem fé? Ou os povos do Egito e Maia viveram em uma mentira por mais de 5 mil ano? Imaginem, quantas religiões ainda existirão?
Na real se voce nasceu nessa era do planeta, voce nada mais é do que um infeliz e azarento. Desculpe as palavras mas, viver nesse mundo de hoje, só acreditando em Deus mesmo. É horrivel viver. Já pararam pra pensar? Vocë nasce causando prejuízo, consumindo, gastando, depois cresce e sempre consumindo e tens que procurar dinheiro que ao meu ver esse sim é o verdadeiro DEUS que existe, esse sim pelo qual as pessoas vivem dia e noite. É um horror isso tudo, esse mundo de consumistas. AS pessoas são tão consumistas que pra nao deixar ou só em pensar em não ter as coisas, acreditam em vida após a morte. Esse é o cúmulo da vida. Quem veio a este planeta injusto e faminto deve fazer algo de bom para ele e, pensar em eutanásia já seria um bom começo para ajudar esse planeta da maior praga que ele ja teve nos em seus 5 bilhoes anos de idade.
A meu ver este seria o ato de amor maior por si e pelos que estão a sua volta, afinal inevitavelmente ele irá morrer então por que não deixar fazê-lo de maneira pacifica, humana.
Alguem parou pra pensar por que grande parte dos suicidios são trágicos????
Pois ao manifestar sua intenção o suicida é isolado como forma de proteção, o que acaba somente agravando a situação. Então o suicídio se dá de forma lenta e dolorosa.
e então o que era pra ser algo individual afeta varias pessoas.
ahã Claudia, senta lá
Postar um comentário