Pular para o conteúdo principal

Ateu ‘ressuscita’ Chico Xavier a pedido da Globo


Chico Xavier (1910-2002)O cineasta Daniel Filho conta que aceitou pela primeira vez aceitou uma encomenda quando a Globo Filmes, do grupo da TV Globo, lhe pediu que dirigisse um filme sobre a vida de Chico Xavier (foto).  Ele afirma ser ateu, mas é “um homem de fé”.

Assim, a partir de sexta-feira (2), quando começa a Semana Santa, o estrábico Chico Xavier, de peruca e óculos Rayban, será “ressuscitado” em cerca de 400 cinemas em todo o Brasil.

Neste mesmo dia, o médium estaria completando cem anos de vida. Essa data teria sido o motivo de a Globo investir R$ 12 milhões na produção do filme, em sociedade com a Sony Pictures e Downtown.

Se depender da divulgação que o filme vem tendo dos veículos do grupo da TV Globo, o lucro do investimento está garantido.

O médium foi tema de um Globo Repórter e de uma série de programas da Globo News e os produtores e atores do filme já deram entrevista ao jornais Globo e Extra e ao portal G1, etc.

Entre os atores há também um ateu ou, agora, ex-ateu. Trata-se de Nelson Xavier, que interpreta o médium no período 1969-1975.

Nelson era ateu até fazer o filme, porque hoje, disse, já não sabe o que dizer. “Descobri com Chico que precisamos prestar mais atenção no amor.”

Chico morreu em 2002 aos 92 anos. Ele foi o mais importante divulgador do espiritismo kardecista no Brasil. Deixou cerca de 450 livros que, segundo ele, lhe foram ditados por espíritos, principalmente por um que atendia pelo nome de Emmanuel.

Daniel Filho disse que teve dificuldade com as cenas com o Emmanuel. “Que roupa ele usava? Que voz tinha? É muito complicado tornar visível o que eu não conheço.”

Talvez por conta desses percalços, o próprio Chico Xavier tentou várias vezes entrar em contato com a produção durante a filmagem. Pelo menos foi o que Daniel Filho disse em recente entrevista.
O filme se baseia na biografia “As Vidas de Chico Xavier”, do jornalista Souto Maior.

Cineasta Daniel Filho. Como se fosse possível separar o médium de sua crença, Daniel Filho (foto) disse que o foco do filme é a vida de Chico Xavier, e não o espiritismo. Ainda assim, alguns traços da personalidade do médium serão apenas sugeridos, como a sua homossexualidade.

Filmes sobre religioso costumam pecar pelo excesso de sentimentalismo. Pelo trailer disponível no Youtube, o de Chico Xavier não será exceção.

Comentários

A única forma de entrentenimento brasileiro cinematográfico se divide entre os Ruim-Lula, o Filho Do Brasil- ao Péssimo- este de agora.
Mas AVATAR é "ruim".
JOEL TORRES disse…
Um tanto quanto tendencioso teu comentário. Aparenta escasso conhecimento da vida e história de Chico Xavier. AS pessoas hoje em dia criam um blog e acham que podem disparar contra tudo e contra todos, inclusive contra um ahistória de vida, de caridade, de fé. E já sai disparando que o filme sugere um suposto homosexualismo de Chico. Quem é voce?
Anônimo disse…
Qual é problema de o Chico ser homossexual?
De saco cheio... disse…
O problema é que agora todos os homossexuais querem que todo mundo seja homossexual.Na realidade é preconceito das ditas minorias contra as maiorias.Ninguem é obrigado agostar dos homossexuais assim como os homossexuais não são obrigados a gostar dos heteros.No entanto vemos uma inversão de atitudes aqui.Reclamavam tanto de preconceito e o que fazem hoje?Atiçam a ira e o preconceito mais ainda querendo chamar todos de homossexuais justamente para provocar etc...Eu sou hetero e gosto de mulher.Sou obrigado agora a gostar de homossexuais?Sou obrigado a viver em união estavel com algum homossexual?Se eu não gosto de ter relações com homopssexuais sou preconceituoso?Ora vão plantar batatas e exercer suas vontades com quem gosta,mas quem não gosta não é obrigado a conviver com ninguem.Assim como alguns preferem as loiras em detrimento das mortenas outros preferem as mulheres em detrimentos de homens homossexuais.
Cada um na sua e o respeito pode ser mantido.Agora querer achar preconceito em tudo?

Quanto ao Chico Xavier acho muito bom mostrar o bem mque fez em um filma.No dia que fizerem um filme do Edir Macedo será que vão mostrar aquela cena no seu iate em que eles tomam wisky e jogam dinheiro para cima????
Anônimo disse…
Homossexualidade é doença, tanto física quanto espiritual, e deveria ser tratada como tal. Infelizmente a cultura as artes e mídia são comandadas por homossexuais, que querem obrigar o povo a aceitar esta pratica promiscua. Homossexualismo e pedofilia andam juntos. Posso afirmar isto, pois um tio meu, já falecido (assassinado), era homossexual, com vários parceiros. Este tio usava sua casa de campo para assediar e molestar crianças de todas as idades, ela não respeitava nem os sobrinhos. Ele violou várias crianças na cidade onde ele morava, sem ser punido, pois era poderoso e com prestígio. Uma vergonha um crime...
Anônimo disse…
Não sou espirita ou homofóbica, mas acabei de ver o filme do Chico Xavier e conclui que ele era gay. A própria obra dele sugere isso, o que não significa que seja bom ou ruim... ele era um bom homem, de bom caráter. Isso é importante.
Também sua opção em ser celibatário demonstra isso, sua coerência com o que pregava e o que vivia.
Abraços.
JP Oliveira disse…
O espiritismo é satânico. Nota-se isso no 1° Livro da Bíblia, quando o Diabo fala por inter'médium' de uma serpente.
Anônimo disse…
minha mae foi vizinha do chico xavier e ele era gay sim,esse filho adotivo dele era na verdade seu amante. ele escondeu sua opçao sexual porque no brasil as pessoas sao muito preconceituosas. un gay pode ser muitas coisas,inclusive médium.
Anônimo disse…
POIS VC TEM TODA RAZAO,CONCORDO COM VC. O ALEISTER CROWLEY,MAIS CONHECIDO COMO PAI DO SATANISMO,TAMBEM RECEBIA ESPIRITOS COM ESSA MESMA HISTORINHA DE MEDIUNIDADE E ESCREVEU O LIVRO DE LA LEY EM 3 DIAS,PORQUE DIZIA ELE QUE UM ESPIRITO CHAMADO AIWASS DITOU PRA ELE. O ESPIRITO É SATANICO SIM.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Estudo aponta que homofóbicos são homossexuais enrustidos

Homofóbicos  temem assumir sua  homossexualidad e Um estudo feito por pesquisadores das universidades de Rochester e Califórnia (EUA) e de Essex (Inglaterra) mostrou que o motivo de uma pessoa ser homofóbica está no fato dela ter desejos homossexuais sem poder assumi-los por causa principalmente da repressão familiar. Pelo estudo que acaba de ser publicado no Journal of Personality and Social Psychology , quem desenvolve repulsa por homossexuais procura ter, dessa forma, uma garantia de que nunca será um deles, ainda que tenha uma vida perturbada por sentimentos conflituosos. Para identificar a orientação sexual implícita de cada um dos 160 integrantes de um grupo de universitários, os pesquisadores lhe deram a incumbência de classificar palavras e imagens relacionadas a gays ou a heterossexuais. Em seguida, os universitários tiveram de apontar fotos de pessoas de gêneros diferentes. O teste apontou que os estudantes que apresentaram a maior discrepância ...

Leitora acha absurdo este blog não publicar a ‘verdade’ dela

por Salamandra Gouvêa a propósito de Autor do massacre em Colorado estaria endemoniado, diz padre. Paulo Lopes Gostaria de saber a razão pela qual, costuma escrever somente o que lhe interessa e não escreve um texto, na íntegra, abordando TODOS os fatos e TODAS as falas? Talvez seja porque se contraponham às suas concepções! Isso é escrever com imparcialidade? Por que não expõe a verdade e não apenas seu sensacionalismo barato que só serve para reforçar a forma retrógrada como faz suas generalizações? Me chame mais uma vez de intolerante! Sou intolerante mesmo, com pessoas iguais ao senhor que escrevem apenas coisas de seu interesse, omitindo as que não são! Se quer saber do que falo, pesquise e encontrará a resposta! Absurdo! de um anônimo "A observação inocente, imparcial, é um mito." (Sir P. B. Medawar) do WillPapp O blog permite que se façam postagens. Faça uma postagem que mostre quais foram os pontos omitidos pelo Paulo Lopes. Ficar dizendo...

TJ impede que cidade gaste dinheiro com Marcha para Jesus

O TJ (Tribunal de Justiça) do Estado de São Paulo impediu pela segunda vez que a prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste libera verba ou funcionários para a realização da Marcha para Jesus. Os organizadores desse evento da Igreja Renascer estavam pleiteando R$ 25 mil, além do apoio logístico da prefeitura. A cidade tem 180 mil habitantes e fica a 138 km de São Paulo. O prefeito é Mário Celso Heins (PDT). Nenhuma instância de governo pode ter gasto ou se envolver com atividades religiosas porque a Constituição determina que o Estado brasileiro é laico. Além disso, para o TJ, Marcha para Jesus não tem nenhuma ligação “com tradições históricas, culturas ou turísticas da cidade”, porque se trata de um evento “exclusivamente religioso”. Tweet Com informação do Liberal .  Justiça manda tirar Marcha para Jesus do calendário de Brasília. julho de 2011 Marcha para Jesus.      Religião no Estado laico.

Dawkins não debate com quem defende genocídio bíblico

O biólogo escreveu por que se  recusa  a enfrentar  Craig O biólogo britânico e líder ateu Richard Dawkins disse que se recusa a debater os temas racionalidade da fé e existência de Deus com o apologista americano William Lane Craig por dois motivos. Primeiro porque o cristão busca se promover à custa dele e, segundo, se sentiria constrangido em apertar a mão de uma pessoa que já defendeu um genocídio descrito no Velho Testamento. Assim como Dawkins, Craig é um habitual debatedor sobre religião. Nos últimos meses ele vem desafiando o ateu para um encontro agora, em outubro, mês em que se encontra no Reino Unido para uma série de palestras. O ateu já tinha dito que não aceita o desafio, e, diante disso, Craig e seus seguidores chegaram a acusá-lo de “covarde”. Craig disse que, quando na próxima semana der uma palestra na Universidade de Oxford, deixará uma cadeira vazia para registrar o não comparecimento do biólogo. Em um artigo para The Guardian , Dawkins...

Botton anuncia a construção do primeiro templo ateu do mundo

 Altura do edifício representará a idade da Terra   O filósofo Alain de Botton , 42, vai construir em Londres o primeiro templo ateu do mundo. O arquiteto Tom Greenall já aprontou o projeto. Será uma torre cuja altura representará a idade da Terra, com cada centímetro equivalendo a um período. O templo contemplará  a ideia de perspectiva em uma alusão à reflexão, algo que está se perdendo na contemporaneidade. A notícia sobre o templo ateu saiu na revista de arquitetura Dezeen , com a ilustração acima. Não há informação sobre o custo da edificação, quem vai financiá-lo e quais as atividades que vai abrigar. Botton esteve recentemente no Brasil para lançar o seu livro “Religião para ateus” (Intrínseca, 274 págs). A ideia do templo surgiu desse livro, onde ele defende que os ateus precisam aprender com os religiosos a se comunicarem com as pessoas de modo a criar “um sentimento de comunidade”. “Precisamos pegar os aspectos bons das igrejas”, disse em ent...

Juiz extingue processo que acusa Silas Malafaia de homofobia

Malafaia disse que ativistas  gays levaram uma "lambada" O juiz federal Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível de São Paulo, extinguiu o processo de autoria do MPF (Ministério Público Federal) que pedia que o pastor Silas Malafaia (foto) se retratasse de afirmações consideradas homofóbicas. No dia 2 de julho de 2011, em seu programa na TV Band, o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo sugeriu à Igreja Católica que baixasse “o porrete” e entrasse de “pau” contra a liderança da Parada Gay por ter ridicularizado santos e símbolos religiosos [ver vídeo abaixo]. A ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) acionou o MPF com a argumentação de que o pastor tinha feito um incitamento à violência contra os homossexuais. Em um despacho de 20 páginas, o juiz afirmou que as expressões não foram homofóbicas e nem houve apelo à violência. “[...] Não se pode valorar as expressões dissociadas de seu contexto”, disse. “E no...

Doente, Cavaleiro do Ateísmo lança seu provável último livro

Livro acaba de ser  lançado nos Estados Unidos Christopher Hitchens , 62, está lançando nos Estados Unidos o livro Arguably: Christopher Hitchens . Trata-se de um livro de ensaios sobre cultura e política. Na tradução literal, arguably significa "discutivelmente". No prefácio, diz que escreveu alguns dos ensaios com a plena consciência de que podem ser os últimos. Em 2010, ele soube que estava com um agressivo câncer no esôfago. Hitchens, um britânico com cidadania americana, é um dos quatro Cavaleiros de Ateísmo, conforme termo cunhado pela imprensa. Ele é, portanto, um dos “pregadores”, por assim dizer, da descrença religiosa e do secularismo, cuja expansão neste começo de século parece ser a maior preocupação dos líderes religiosos. Os outros três são Richard Dawkins, Daniel C. Dennett e Sam Harris. Dos quatro, Hitchens – que prefere ser chamado de antiteísta – é o mais polêmico, prolífero, espirituoso e eclético. Seus artigos vão além do ateísmo e suas cita...

Mestranda da UNESP ganha prêmio por trabalho sobre o abandono de mulheres da América Latina