Pular para o conteúdo principal

Mulher é a primeira de Portugal a ter suicídio assistido

Morte sem dor.
Ela sofria de câncer no estômago
“Estou a sofrer desde 2007 devido a um cancro [câncer] que começou no estômago e que agora se confirmou que não tem cura. [...] Estou a tomar drogas que quase não têm efeito e está a tornar-se insuportável viver com a dor."

Esse é o depoimento de uma mulher de 67 anos que foi a primeira pessoa de Portugal a cometer o suicídio assistido na clínica suíça Dignitas.

A notícia foi divulgada hoje pela imprensa portuguesa, mas o suicídio ocorreu em junho de 2009.

Os médicos disseram à mulher que ela tinha menos de um ano de vida. Para ela, seria muito: o seu sofrimento era demais.

Divorciada e sem filhos, ela temeu ficar agonizando na cama, sem forças para abreviar sua vida. "Temo perder a capacidade de viver sem a ajuda de alguém e especialmente de conseguir ir à Suíça."

Com dois amigos, procurou a Dignitas em abril com o pedido de atendimento de “urgência”. Após duas consultas, ela se matou dois meses depois.

Outros sete portugueses estão inscritos na clínica. Brasileiros, cinco. Destes, não se sabe se já chegou a hora de algum deles.

A morte é sem dor. Depois de tomar um remédio para não vomitar, a pessoa bebe pentobarbital de sódio.

A pessoa tem de tomar a droga com as suas próprias mãos. Se os médicos injetaram a substância na veia, deixa de ser suicídio assistido para se tornar eutanásia, o que a Dignitas não faz.

A clínica foi fundada em Zurique pelo advogado Ludwig Minelli em 1998. Não tem fins lucrativos.

Ainda assim a morte ali é para poucos: custa seis mil euros, cerca de R$ 15 mil, sem contar gastos como o da viagem de ida e a da volta do corpo.

> Suicídio assistido vira negócio de natureza industrial, artigo de João Pereira Coutinho. (fevereiro de 2010)

> Casos de suicídios.       > Notícias de Portugal.

O CVV É UM SERVIÇO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO. TEL: 141. Atende também por e-mail e on-line

Comentários

Pangéia disse…
Em um caso como esse, creio que só a pessoa tirando a própria vida mesmo. Fiquei até com dó da mulher.
Pedro Lobo disse…
Ainda assim a morte ali é para poucos: custa seis mil euros, cerca de R$ 15 mil, sem contar gastos como o da viagem de ida e a da volta do corpo.

Ou seja, pobre leva desvantagem até em suicídio.
Anônimo disse…
eu creio que se eles tivessem entregado suas vidas a jesus com certeza suas almas estariam salvas;pois só ele tem a chave da vida e da morte.a carne não tem muito valor mas o espirito dessas pessoas é muito importante para Deus.se você tem uma doença não se mate se entregue nas mãos de Deus pois eu já vi muitos milagres feitos por jesus.jesus te ama!!
Anônimo disse…
Sempre tem um que le livros de auto ajuda nos blogs...
Anônimo disse…
Só quem está sofrendo desse mal é que pode decdir por isso. Não sei como reagiria se tivesse esta praga de doença!
Anônimo disse…
Caralho! - pasmei.
o pior é verdade, até pra morrer os pobres estao em desvantagem --'

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...