"Afirmo minha
total inocência"
|
Mais um padre é acusado de pedofilia. Desta vez é José Afonso Dé (foto), 74, da Paróquia São Vicente de Paulo, de Franca, cidade de 330.000 habitantes a 401 km da capital.
Graciela de Lourdes David Ambrósio, titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), colheu o depoimento de quatro adolescentes de 12 a 16 anos que frequentavam a igreja.
Eles afirmam que em janeiro e fevereiro deste ano, depois da missa, foram beijados na boca pelo padre Dé e acariciados nas pernas e órgãos genitais por cima da roupa.
Em comunicado, o padre pediu aos fiéis ajuda na defesa contra as acusações. “Afirmo a minha total inocência”
A delegada ainda está ouvindo as pessoas envolvidas nas denúncias, como pais das crianças. Por enquanto – afirmou – os depoimentos têm apresentado coerência entre si.
O padre Dé disse à TV Record que os adolescentes estão mentindo em retaliação ao um desentendimento que teve com eles. “Eles me xingaram de velho fedido e eu os mandei tomar no cu.”
Após a divulgação das denúncias pela imprensa, dois jovens – um de 20 e outro de 22 anos – procuraram a delegada para dizer que foram abusados por Dé anos atrás, quando eram coroinhas.
Graciela também investiga a denúncia dos adolescentes de que em janeiro informaram a outros padres sobre o assédio, e nada foi feito.
A Diocese de Franca comunicou que o bispo Pedro Luiz Stringhini só vai se manifestar sobre o caso após as investigações.
Com informações da imprensa de Franca e da TV Record.
MAIS DENÚNCIAS - atualização em 7 de abril de 2010
A Polícia Cívil de Franca recebeu mais seis denúncias de pedofilia contra o padre José Afonso Dé, que foi afastado pela diocese da cidade. A polícia vai decidir se indicia o sacerdote após ouvir as testemunhas, entre elas o bispo Pedro Luiz Stringhini, informa a Folha. De acordo com algumas denúncias, a hierarquia da igreja sabia dos abusos cometidos pelo padre e nada fez.
INDICIAMENTO - atualização em 13 de abril de 2010
Depois de prestar depoimento de oito horas ontem (12, segunda), o padre Dé foi indiciado por estupro de menores de 14 anos e por ato libidinoso com fraude. O padre negou as acusações, mas para a delegada os depoimentos dos jovens são consistentes.
FILHOS ADOTIVOS - atualização em 14 de abril de 2010
Em rápida entrevista nesta quarta, o padre Dé negou mais uma vez as acusações com o argumento de que é "afetivo". Ele disse ter dez filhos adotivos, reconhecidos pela Justiça. Falou que um dos seus netos -- ele tem 18 - voltou da escola dizendo ter sido chamado de "Neto de Estuprador". "Eu não estuprei ninguém."
A Diocese de Franca informou que vai comunicar ao Vaticano as acusações ao padre.
Comentários
Wander
Adorava a homilia do Pe Dé!Era muito convincente e acabei frequentando a missa da sua paróquia todos os dias !!
Nós meros humanos nos sentimos tão pecadores e buscamos a igreja para nos aproximar de Jesus!!!
Sinto muito mesmo!!Estou triste!!Imagina Jesus ...
-Vamos rezar pela nossa igreja ,pois é lá que nós abastecemos nossa alma.
Caso alguém se interesse em contar o seu depoimento, mesmo que no anonimato, peço que envie para o email marco@comerciodafranca.com.br ou nelise@comerciodafranca.com.br.
Desde já agradecemos
ao infrator, se for verdade, e também ao acusador, se for mentira.
Conheci este Padre em 1983 ,e posso afimar que eu nunca vi um homem de Deus como ele era....., jamais esquecerei a grande evangelização que ele fez em nossa cidade....
Não se esqueçam que a rede record é do Edir Macedo e este fará de tudo para prejudicar o catolicismo....
Jamais quero deixar me influenciar pelas notícias...as obras que o Sr. plantou em meu coração jamais serão esquecidas.....portanto, vou rezar muito pelo senhor....misericórdia....
Em quem nós podemos acreditar, nos homens de fé, ou nos servos do diabo? Porque os pastores da igreja universal estão fazendo estragos grandes, os ateus e comunistas, com os maçons e os protestantes, todos os inimigos da igreja católica, resolveram acabar com ela.
nao acredito en nenhumapalavra sobre isso ue mesmo comvivi com ele+++5 anos numca vi isto estava senpre com ele Padre Dé sepresisar de eu ai para depor comtra esses decapinopolis eu so primeiroquequeroir ai ficar do seu lado nao admito calunia
ão apenas escreveu com linhas tortas
mas arruinou a caligrafia...
EU MESMO FUI TESTEMUNHA OCULAR DE QUE Pe. AFONSO DÉ, É UM PEDÓFILO, POIS FLAGREI UM DOS ADOLESCENTES SENTADO EM SEU COLO BEIJANDO-O NA BOCA.
COMO A POLÍCIA NÃO CONSEGUIU PROVAS SUFICIENTES PARA COLOCÁ-LO NA CADEIA, VAI CONTINUAR ABUSANDO DAS CRIANÇAS QUE CONVIVEM COM ELE.
E numca tocariam em uma criança ou adolescente.isso se eles fossem homens de verdade. (no entanto existem padres gente boa). Devemos tomar cuidado p/ não colocar inoscente na cadéia.
Postar um comentário