Pular para o conteúdo principal

Igrejas evangélicas fazem mais barulho que bares em São Paulo

Casa perto de igreja vale menos.
Protesto de vizinho de uma igreja
Embora existam em São Paulo mais bares do que igrejas, 55 mil contra 22 mil, as cerimônias religiosas, sobretudo as evangélicas, superaram em 2009 as casas noturnas em barulho e caos no trânsito.

Desde 1994, quando foi implantado o Psiu (Programa de Silêncio Urbano) na cidade, essa foi a primeira vez que as igrejas lideram o ranking de reclamações da população. A informação é da Agência Estado.

Vizinhos das igrejas evangélicas afirmaram ao jornal que estão cansados de reclamar à fiscalização sem que o barulho diminua.

Uma das mais barulhentas é a sede da IMPD (Igreja Mundial do Poder de Deus), que fica na rua Carneiro Leão, no Brasil. Recentemente, o templo ficou interditado por 53 dias. O prédio funcionava com alvará vencido.

Os moradores da região reclamam da falta de educação dos fiéis. Muitos deles urinam na rua e jogam lixo em qualquer lugar.

“A reclamação não é da cerimônia religiosa, mas do barulho e do caos no trânsito e do bolsão de ambulantes”, disse a moradora Rosa Aparecida Fernandes, 66.

No começo do ano passado, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) tinha decidido fechar a igreja, mas recuou diante das pressões de Valdemiro Santiago, o fundador da seita, que ameaçou promover um protesto com mais de um milhão de pessoas no Brás.

Em relação às igrejas católicas, as reclamações mais frequentes se referem ao congestionamento no trânsito por ocasião de cerimônias, como a de casamento. Um exemplo é a Igreja Santo Ivo, no Largo da Batalha.

O Ministério Público continua defendendo o fechamento das igrejas que produzem barulho acima dos níveis tolerados, com base em resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) de 1990.

O vereador e evangélico Carlos Apolinário (DEM) afirma que os promotores têm preconceito religioso.

Igreja é proibida de tocar sinos por causa do barulho.
maio de 2010


Barulho de culto.

Comentários

Anônimo disse…
Não sou um religioso.Concordo plenamente que atualmente as igrejas evagélicas fazem sim,bastante barulho,um barulho que encomoda muito a um diabo como você.Ninguém tem o direito de falar dos outros.Não sei qual é seu pensamento teológico,mas todos fazem barulhos a seu modo.Veja só a igreja romana ou católica romana,entenda como quiser,esta igreja também produz uma intensa poluição sonora e ambiental,o som aquele famigerado sino,que me acorda cedo fora da hora,isto também é incomodo para idosos,enfermos e crianças.Isto ninguém denuncia!O barulho produzido pelas igrejas cristãs evangélicas,não é pior do que os produzidos pelos carismáticos da igreja católicas.Esta igreja só sabia cantar a sua Ave Maria,o povo foi se afastando,mesmo não apreciando os Cristãos evangélcos,roubaram as suas músicas e agora acham enchem seus templos cantando estas músicas,por que não cantam suas Ave Maria? Alíás,o baraulho dos evangélicos vem produzindo grandes resultados,o Governo está gastando menos com internações hospitalares,devido aqueles viciados em drogas,os bebados e fumantes,estarem reconhecendo o seu
miserável estado de vida,e em consequência,estão se voltando para o Senhor Jesus,se tornando homens e mulheres dignos e úteis a si mesmos.Faça você o mesmo e pare de falar dos outros!Seja Feliz.
De saco cheio... disse…
É... Agora um erro justifica o outro.
Quer dizer que se o cara reclama do barulho é porque é preconceituoso?
Inversão total de valores.A Igreja do Edir ,a do Papadófilo e tantas outras podem mais que toda a comunidade de qualquer lugar que seja.Parem é estes fanáticos ede importunar os ouvidos alheios com suas lamurias e bandalheiras.Se fossem mais cristãos pensariam no próximo.No entanto são tão ou mais pecadores que os outros que acreditam que gritando e cantando lamurias serão perdoados pois Deus assim escutura ,certamente.A propósito:Deus é surdo???
Sim,porque com essa altura que estes fanaticos gritam e cantam Deus deve estar usando um tampão nos ouvidos.
...E durma-se com um barulho destes!
Luciano disse…
Realmente igrejas pentecostais são barulhentas, isso porque as pessoas se entregam de corpo e alma, se sentem livres para adorar Deus.
Fanatismo, não, e nunca entenderam, se não se converterem.
Há diversos ruidos na cidade, carros, ônibus, bares, boates, danceterias...
Voltemos ao campo!
Anônimo disse…
Meu Deus!!! Quanto mais eu leio os comentários das reportagens sobre religião, mais me convenço de uma coisa: COMO EVANGÉLICO É BURRO!!! Jesus amado!!! O que será que fazem nessas "franquias" para transformar um ser humano num completo imbecil? Eu digo pra mim mesma: "puxa... são pessoas que não estudaram, nunca tiveram a oportunidade de ler para abrir a mente...". Mas, sei não... tanta burrice e imbecilidade junta derruba qualquer tentativa de defesa.
Não sei quem foi o imbecil que comentou sobre "sinos da igreja". Concordo que, às vezes, são chatinhos. Mas, como é que alguém, que julgamos ser da espécie "racional" pode comparar 1 minuto de badaladas com 2 horas de gritaria???? Fui evangélico por 3 anos, mas, graças a Deus, usei muito bem a inteligência que ele me deu para sair fora desse comércio. Resultado: sou infinitamente mais feliz hoje!! E consigo entender a Bíblia muito melhor agora do que quando o pastor tentava me enfiar "goela abaixo" a interpretação que ele achava correta do Livro Sagrado.
Ainda bem que a polícia perto de casa funciona. Aqui tem um comerciozinho evangélico (pq afinal, igrejinha evangélica não passa de comércio, aliás, com a gritaria ridícula, tá mais pra feira) que fez essa palhaçada por duas vezes. Tentamos conversar, obviamente, não resolveu... na terceira, a polícia simplesmente acabou com o culto. Pergunta se gritaram de novo... CLARO QUE NÃO!!! Pq "bichinhos irracionais" tem que tratar assim, na base do "adestramento".
De saco cheio... disse…
Luciano...já começou errado.Converter-se?Como se a verdade do mundo repousasse sob a égide dos infelizes que para se sentirem mais alegres tem que buscar esperança na religião .Religião é busca de auto-conhecimento e de entrega ao próximo e não simplesmente adoração a um Deus que acham que entendem a muito menos interpretação de um livro que já foi manipulado e modificado diversas vezes.
A verdadeira religião consiste em respeito ao próximo e não em empurrar goela abaixo o que se acha ser averdade.Deus não precisa de gritaria.Ele houve e no silencio e encherga no escuro.Ele o que precisamos antes mesmo de pedirmos.Quem faz gritaria quer chamar a atenção para mostrar aos outros queanda na retidão.Como se ao sair de dentro da igreja não fosse nunca mais errar.A propósito:achar que a sua religião é aunica verdadeira já vai contra aquilo que Jesus pregava.Ele foi crucificado kustamente por ser contra o fundamentalismo,que é o que mais se vê nestas igrejas.Liberdade de pensamento é respeito.E justamente é isso que falta para estas religiões e seus seguidore.
Anônimo disse…
Meu concordo plenamente, pra dormir é um inferno, as igrejas evangelicas passam dos limites na poluição sonora, mas não é só por isso que eu vou ser preconceituoso, porque realmente não da pra dormir com a galera gritando.
Anônimo disse…
filhos do diabo reclamando do barulho, as igrejas nao passam mais 1/2 hora louvando e adorando, em seguida é´só ministração da palavra!!!Quando a coisa é pra DEUS os filhos do diabo logo se levantam!!!!
Anônimo disse…
Querido "anonimo": "Quando a coisa é pra Deus", a "coisa" pode ser feita em silêncio. Deus NÃO É SURDO!!!
Anônimo disse…
Tem gente ai precisando conhecer Richard Dawkins, Daniel Sottomaior e outros, vejam no Youtube o que pensa Richard Dawkins sobre esse fanatismo religioso absurdo. Incrível como fazem parecer que os não evangélicos são demônios, o que esses líderes evangélicos querem é poder,se dizem perseguidos, porém fornecem motivos para isso ao não respeitarem a população, contradizem a ciência, mas muitos ainad estão vivos pelas descobertas feitas pela mesma, e só para constar todas as vezes que religiosos estiveram no poder agiram como perseguidores e condenadores não só de cientistas mas de tantas classes da população.
Míriam disse…
Bom...
Concordo em partes.
Concordo porque realmente um nível muito alto de som, pode ser considerado ruído, o que é prejudicial para a saúde auditiva, porém discordo também, afinal, essa é a maneira que os cristãos encontraram de adorar a Deus, e Deus aceita quando a adoração é feita de coração.
Anônimo disse…
Uma coisa tenho certeza e absoluta:No final de tudo veremos quem está com a VERDADE e com a RAZÃO.Eu sei quem está.
Emerson disse…
"essa é a maneira que os cristãos encontraram de adorar a Deus". Não generalizando, mas o fato é que o interesse do som alto não tem nada a ver com a adoração...o alto som é usado pelas igrejas como estratégia de marketing, fazendo com que as pessoas ao redor escutem (mesmo sem querer) no intuido de ganhar novos clientes, ops fiéis... Eu sou cético, mais sei que muitos religiosos são realmente dignos e sinceros. Mas ver certos como RR Soares arrancar dinheiro das pessoas, inclusive da minha mãe,é pra lá de revoltoso. Não precisa ser estúpido pra ter fé... Se Deus te deu a sabedoria, pelo amor de Deus USE! Aposto que mais da metade dos cristãos nunca leram a Bíblia.
Entretanto,independente de ser igreja, carro, casa... Devemos respeitar os outros, pois se eu não posso reclamar por estarem me pertubando, eu comprarei um som dos bons e ligarei bem na hora de teus afazeres, e verás que aí sim o caos tomara de conta... Falta muito respeito na terra entre as pessoas, pra tarem usando com terceiros...
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
esse povo nunca leu biblía não, nunca leu que o profeta isaias pronunciou em seu livro . Clama em alta voz , não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e, anuncia ao meu povo a sua trasgressão e a casa de jacó os seus pecados , isaias cap 58:01 uma coisa eu nao entendo , vcs q se dizem serem cidadão de bem deveriam ficar alegres pelas igrejas evangelicas principalmente as pentecostais , porque o individuo entra lá matando , roubando , traficando, se prostituindo e saem de la transformados pelo poder de Deus e se tornam cidadoes de bem , o povo deveria é agradecer a essas igrejas que trazem beneficio a sociedade , agora lá no bar o camarada enche a cara entra num carro mata pessoas com seus carros velozes e ninguem fala nada esta tudo bem tudo azul e ja era , francamente quem é contra a igreja evangelica ta do lado de satanas sim , porque ele veio para matar , roubar e destruir !
Anônimo disse…
na igreja evangelica tem barulho (mais nao tem bebedeira) na igreja evangelica tem barulho (mais nao tem prostituição)na igreja evangelica tem barulho (mais nao tem assassinato)na igreja evangelica tem barulho (mais nao tem trafico de drogas) e nos bares e nas boites e nas danceterias e nas grandes concentraçoes de jovens com seus carros importados cheios de alcool e drogas em sua cabeça o que tem lá será, agora na igreja evangelica se ensina a palavra de DEUS , se ensina as pessoas serem boas , se ensina a seguir um caminho bom e sem maldade sem vicio sem atrocidades ou eu estou errado ?
Anônimo disse…
Não comcordo com nenhum tipo de barulho, não precisamos regressar ao tempo passado se formos racionais Luciano, o DISC silêncio vale para todos, bares, boates, igrejas(todos os tipos de igreja), vizinho etc.
Se as igrejas Evangelicas estão sendo criticadas é porque estão ferindo mais vezes essa regra do que os outros locais. Na minha igreja em Cuiaba não se faz poluição sonora, a saúde do ouvido não se reconstitui e Deus lhe ouvira quando você abandonar o fanatismo e cuidar da saúde do seu ouvido quero ver você chega aos 60 anos sem ficar surdo, OK?
Anônimo disse…
Barulho não importa qual for o tipo de barulho, prejudica os ouvidos, fale com um Médico, no Hospital.
Anônimo disse…
Art. 60 da Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98
Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Art. 60. Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes:

Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Anônimo disse…
Cartilha Poluição sonora : silento e o barulho.

http://www.mp.pe.gov.br/uploads/rTIuBOqIPaZNFjJXuvTf6Q/Cartilha_2a._edicao_site.pdf


Poluição sonora : silento e o barulho / Coordenação Centro de Apoio
às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente ; André Silvani da Silva Carneiro.
– 2. ed., rev., atual. e ampl. – Recife: Procuradoria Geral de Justiça, 2010.
Anônimo disse…
som sim barulho não

http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/20090411_sonora#MODELO
Anônimo disse…
Era uma vez quatro amigos que resolveram que queriam ficar ricos. Seus nomes eram Edir, Silas, Valdemiro e Romildo. Fizeram um pacto com o demonio dando suas almas em troca de dinheiro. Entao o diabo lhes deu a revelaçao: fundem igrejas. No inicio os quatro eram socios na mesma igreja. Mas como começou a dar Muito dinheiro, decidiram que cada um iria abrir a sua e assim todos teriam muito dinheiro sem ter que dividir. Tudo com as bençaos de satanas. Como idiota tem aos quilos, nao faltam fieis para nenhum deles. E todos ficaram ricos com os dizimos e estao vivendo felizes (de preferencia) para sempre.
Anônimo disse…
Melhor história. E verídica ainda. Nada dos contos da carochinha e encenações q são vistas lá, tipo tirar rato morto do bucho, cirurgia de coração no meio de oração...deviam ser todos presos, esses charlatões.
Unknown disse…
Pobre humildade,todos lendo um livro chamado bíblia, frequentando religião, digo sem medo de errar,se continuar assim, pode passar bilhões de anos,que a humanidade vai continuar na mesmice,povo de Deus preste atenção, a verdadeira doutrina de Cristo ensina que é através do pensamento que chegamos perto do nosso criador, por isso não precisa de falar é não tão pouco gritar,é através da mente limpa que chegaremos aos mundos superiores.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l