Pular para o conteúdo principal

Tocar em criança é diferente de tocar em adolescente, diz bispo



Dom Angélico Sândalo Bernardino.
Bernardino fala
de efebofilia

Mais um bispo faz uma surpreendente declaração sobre pedofilia. Desta vez foi Angélico Sândalo Bernardino (foto), 77, bispo emérito de Blumenau (SC) e da ala progressista da igreja.

Ele disse ontem que “tocar numa criança é diferente de tocar num adolescente”. Acrescentou que, no primeiro caso, trata-se de pedofilia e, no segundo, de efebofilia (atração sexual por adolescentes).

Questionado por jornalista se é menos grave tocar em adolescentes do que em crianças,  respondeu: “Avaliem vocês no meu lugar”.

Tocar em adolescente é diferente...Por fim, disse que a prática de efebofilia também deve ser punida, conforme está previsto em lei. Mas ainda assim, ao distinguir uma prática de outra no contexto deste momento, o bispo deixou subentendido que considera a atração por adolescentes menos grave.

A entrevista de Bernardino foi uma tentativa de “consertar” uma declaração feita no dia anterior pelo arcebispo Dadeus Grings, 73, da ala conservadora, segundo a qual a “sociedade é pedófila” e que, proporcionalmente, há mais médicos, professores e empresários que abusam de crianças do que sacerdotes.

Dom Bernardino disse: "Acredito que o meu ilustre colega quis dizer que estamos vivendo num ambiente saturado de certa permissividade".

A onda de denúncias contra padres pedófilos que colocou a Igreja Católica em xeque em vários países tem levado autoridades eclesiais a fazer afirmações  desconcertantes, como as de Grings e Bernardino, sempre com o objetivo de minimizar os ataques dos padres tarados.

O arcebispo Silvano Tomassi, representante do Vaticano nas Nações Unidas, por exemplo, disse em outubro do ano passado algo que, antes de Bernardino, faz referência à efebofilia: “Não se deve falar em pedofilia, mas de homossexuais atraídos por adolescentes”.

Com Agência Brasil.

Médico e professor são mais pedófilos que padre, diz arcebispo.
maio de 2010

'Padres não são pedófilos, são gays atraídos por adolescentes’.
outubro de 2009

Casos de padre pedófilo.



Comentários

Anônimo disse…
Precursores da Bicharada Religiosa

- Padre Frutuoso Álvares, primeiro homossexual vítima da Inquisição no Brasil, Bahia, 1591
- Frei Luiz Moreira, Provincial da Ordem Beneditina, Bahia, 1610
- Padre Antônio Guizeronde, Reitor do Colégio dos Jesuítas da Bahia, 1730
- Pastor Pedro Moura, da Igreja Batista do Garcia, Salvador, 1914
- Manuel Bernardino da Paixão, Pai de Santo do Terreiro Bate-Folha,Salvador, 1947
- Procópio Xavier de Souza, Terreiro do Ogunjá, Salvador, 1947
- Dom Clemente Nigra, beneditino, fundador do Museu de Arte Sacra da Bahia,
- Dom Magno Mattos Salles, 69, Bispo da Congregação dos Padres Missionários de Jesus, da Província Eclesiástica da Bahia, Itabuna,l99l

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/20061121-100_homoeroticos.pdf
Anônimo disse…
Claro que a Igreja está em xeque! E claro que por conta disso, qualquer descuido deles vai ser atacado sem piedade. Mas eu concordo, de certa forma com o que ele falou. Tocar em adolescentes é bem diferente de tocar em crianças. Por adolescente quero dizer, acima de 14 anos numa relação consensual, como estava na lei (não sei quais alterações foram feitas nela recentemente). Mas não importa a idade quando se fala de abusos! de 0 a 100 anos e quantos mais viver uma pessoa, o abuso é um dos mais perversos crimes, pois machuca a pessoa física e moralmente, geralmente pelo resto da vida. Então abuso de crianças, adolescentes, adultos ou idosos, sejam homens ou mulheres, seja abuso sexual, moral ou exploração da fé e ingenuidade das pessoas são exatamente a mesma coisa para mim. Crimes hediondos. Agora relação consensual com adolescentes, acima dos 14 anos, me desculpe, mas ali já sabem bem o que estão fazendo. Podem não ter experiencia de vida, mas isso não justifica nada, pois muita gente mais velha tem as mesmas atitudes de gente dessa idade. Falta educação para as pessoas. Uma boa educação sexual desde criança, evitaria muitos abusos, por evitar que a criança desconhecesse o que está se passando. E em vez de ficar com medo e vergonha de algo estranho acontecendo e das ameaças, quando começassem as primeiras passadas de mão, essa criança não se inibiria em denunciar antes que isso fosse mais longe. Como no caso de um pedófilo que estava com vários meninos em casa, quando um deles disse que iria chamar uns amigos e voltou com a polícia, salvando todos. Precisamos nos atualizar no tempo. Fazer nossas atitudes evoluirem.
Anônimo disse…
O buraco não tem fundo, quanto mais esses padres falam, mais se afundam.Até concordo que criança é criança, adolescente é adolescente mas em qualquer situação esses safados usaram/abusaram da confiança depositada na função deles; ainda assim um jovem de 14, 15, 16 anos do interior (de qualquer país)é bem diferente de um adolescnte de uma grande cidade.Resumindo: não tem justificativa.

Wander
De saco cheio... disse…
Tocar na mãe dele é diferente também!
Anônimo disse…
Esses padres são fodas!!! Rs
Anônimo disse…
O abuso existe, porque há adultos cruéis, que se aproveitam de crianças ingênuas, tímidas, eu diria mais tímidas que ingênuas, incapazes de defenderem-se, hipervalorizam sentimentos como a culpa, a vergonha, carregando por vezes durante décadas o autoimposto silêncio. Mas a maioria desses casos que vemos com adolescentes do sexo masculino envolvendo padres e vez por outra professores, sobretudo universitários, jornalistas, qualquer homem de meia idade que mora sozinho; são casos de relações consensuais, envolvendo dinheiro, benesses ou favores. Ressalto que também fui vítima desse tipo de abuso, embora maior de idade, mas rejeitei e prontamente denunciei, só que não fui ouvido. E sei que meus pais jamais acreditariam que essas coisas acontecem justamente onde eles nos colocam para aprendermos a "ser homem", no Exército brasileiro. Na Igreja, pelo fato de serem mais macios, usarem vestidos, e religião estar associada com mulheres, o homossexualismo como prática de violência e abuso é mais mascarada, disfarçada e criminosamente, tal como na Igreja, acobertada. Dificilmente um oficial é punido por pederastia. Também há transferências e jogo de troca de sigilos(chantagem cruzada). Concordo com o bispo: a sociedade é perversa, composta de homens de autoridade pervertidos. E a sociedade os venera, os aplaude, portanto é hipócrita.
Lucio Ferro disse…
Quanto mais a corja religiosa tenta justificar o comportamento dos seus representantes, pior fica a imagem das suas instituições podres. O maior problema da pedofilia na ICAR é a política de acobertamento oficializada pelo papa nazista chico bento 16 e seus defensores.
Anônimo disse…
A pedofilia é um problema de religiosos...a Igreja acoberta pedófilos...engraçado como a fé dos ateus os deixa tão fanáticos quanto a crença dos beatos católicos e dos carolas protestantes...todos, aliás, PRESAS DE UM FALSO MORALISMO E DE UM PURITANISMO não convincentes, ambíguos e falaciosos. Permissiva é a sociedade, cúmplices de omissão são os pais, os educadores, safados e crápulas os abusadores, e vitimas de verdade, mesmo, só as crianças. De nada adianta eliminar o chefe da quadrilha vaticana, seus defensores, se a humanidade continua crédula, preconceituosa. O esclarecimento deve ser integral, universal e total. Isso só acontecerá quando houver educação de bom nível, impossível num sistema injusto, criador de miséria e exclusão, como o capitalismo. Porque a educação que temos ainda é a dos acobertadores de safadezas, sob o manto de fé, religião , piedade, mas também de virtude, virilidade, masculinidade, honra, macheza. Crueldade e violência contra as mulheres, negros, gays e todas as minorias. Os padres pedófilos ou pederastas, são representantes do comportamento majoritário, dominante. E os seus acusadores e defensores aqui, AMBOS CLAMAM POR JUSTIÇA E ORDEM, os ideais do Estado, da Igreja, portanto, dos mesmos poderosos e poderes podres, que nos exploram, atacam e ainda vitimam nossas indefesas crianças, por serem pobres, muito mais que por serem crianças.
Anônimo disse…
A pobreza, e não a infância, é a CAUSA da impunidade, da imunidade, tanto da corja vaticana, a começar pelo seu chefe coisa 16; quanto da máfia protestante, de todo esse descalabro de seitas e pastores, todos fétidos pela lama da lavagem de dinheiro, sevícias sexuais e construção de dourados cartéis...Compare a história dos Legionários de Cristo, e veja se não é a mesma de Edyr Macedo, Silas Malafaia, Estevam e Sonia da Renascer, RR Soares, Valdomiro, Panceiro, Crivella, Canção Nova, Padres cantores, Jonas, zezinho, antonio maria, fabio de melo, marcelo rossi...Picaretas da fé, vendedores do nome de G-ZUIZ, os maiores 171s do planeta: NÃO PAGAM DIREITOS AUTORAIS A DEUS, E NEM IMPOSTOS...com 418 reais você monta uma transnacional da fé, como a universal, tantas outras, das quais a católica romana é a mãe, e a mestra...das idolatrias, das feitiçarias. Pobres fanáticos, cada vez mais pobres, e seu ídolos cada vez mais ricos...Pra saber como eles vivem, ver suas casas, seus carros, seus aviões, os imbecis ainda compram revistas onde expõem suas CARAS de otários!
Trouxas! E ainda acusam os fãs de Hary Potter de alienados! Trouxas, é o que sempre serão.
Anônimo disse…
A culpa é dos Protestantes.

Até o adultério que fundou a primeira igreja protestante, a anglicana, o romanismo era a vertente única institucional, dos crentes de G-ZUIZ. Já o carola Lutero, obcecado pelo sexo tanto quanto se sentia rejeitado por ser obeso, glutão e beberrão (e segundo dizem, peidão); voltou de Roma horrorizado com a conduta que lhe pareceu imoral, escandalosa, observada nas surubas vaticanas, nas orgias papais, para as quais obviamente não foi convidado...E teve início o puritanismo, o falso-moralismo protestante. A Igreja , que na época do renascimento era uma loucura sexual e moral, recrudesceu, e tornou-se falsa-casta, puta-donzela, puritana e moralista. O concilio de Trento, de malsinada para nós memória, porque implantou aqui o jesuitismo, o catolicismo de padroado português, esse folclores de superstições e crenças bizarras; foi um verdadeiro retrocesso, pois a Igreja não podia perder mercado para os protestantes, símbolos da "pureza" capitalista, da ascese puritana burguesa. E deu no que deu. A tosca e já obscura humanidade recém saída das trevas medievais, tornou-se beata e carola nos tempos modernos, que deviam ser os de um saudável antropocentrismo. Veja os comentários, siga os links, analise o blog inteiro; só acusam e defendem os mitos e os mitólatras de partido ou time a ou b; "minha casa tem menos pedófilos que a sua"! Um delírio só de fanáticos e reprimidos sexuais obcecados por justiça e ordem que não são senão violência e vingança institucionais, fundamentos do regime de poder que os oprime. Santos Galileu e Giordano Bruno, rogai por nós.
Anônimo disse…
quero sabe uma coisa...rsrsrs.(eu sou um adolescente) eu posso tokr nm adulto...(huashauashsusha,,,)
Estudante Bíblico disse…
Os bispos velhos estão com saudade da juventude, mas Deus disse que do pó viemos e ao pó voltaremos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê