Bernardino fala de efebofilia |
Mais um bispo faz uma surpreendente declaração sobre pedofilia. Desta vez foi Angélico Sândalo Bernardino (foto), 77, bispo emérito de Blumenau (SC) e da ala progressista da igreja.
Ele disse ontem que “tocar numa criança é diferente de tocar num adolescente”. Acrescentou que, no primeiro caso, trata-se de pedofilia e, no segundo, de efebofilia (atração sexual por adolescentes).
Questionado por jornalista se é menos grave tocar em adolescentes do que em crianças, respondeu: “Avaliem vocês no meu lugar”.
Por fim, disse que a prática de efebofilia também deve ser punida, conforme está previsto em lei. Mas ainda assim, ao distinguir uma prática de outra no contexto deste momento, o bispo deixou subentendido que considera a atração por adolescentes menos grave.
A entrevista de Bernardino foi uma tentativa de “consertar” uma declaração feita no dia anterior pelo arcebispo Dadeus Grings, 73, da ala conservadora, segundo a qual a “sociedade é pedófila” e que, proporcionalmente, há mais médicos, professores e empresários que abusam de crianças do que sacerdotes.
Dom Bernardino disse: "Acredito que o meu ilustre colega quis dizer que estamos vivendo num ambiente saturado de certa permissividade".
A onda de denúncias contra padres pedófilos que colocou a Igreja Católica em xeque em vários países tem levado autoridades eclesiais a fazer afirmações desconcertantes, como as de Grings e Bernardino, sempre com o objetivo de minimizar os ataques dos padres tarados.
O arcebispo Silvano Tomassi, representante do Vaticano nas Nações Unidas, por exemplo, disse em outubro do ano passado algo que, antes de Bernardino, faz referência à efebofilia: “Não se deve falar em pedofilia, mas de homossexuais atraídos por adolescentes”.
Com Agência Brasil.
Médico e professor são mais pedófilos que padre, diz arcebispo.
maio de 2010
'Padres não são pedófilos, são gays atraídos por adolescentes’.
outubro de 2009
Casos de padre pedófilo.
Comentários
- Padre Frutuoso Álvares, primeiro homossexual vítima da Inquisição no Brasil, Bahia, 1591
- Frei Luiz Moreira, Provincial da Ordem Beneditina, Bahia, 1610
- Padre Antônio Guizeronde, Reitor do Colégio dos Jesuítas da Bahia, 1730
- Pastor Pedro Moura, da Igreja Batista do Garcia, Salvador, 1914
- Manuel Bernardino da Paixão, Pai de Santo do Terreiro Bate-Folha,Salvador, 1947
- Procópio Xavier de Souza, Terreiro do Ogunjá, Salvador, 1947
- Dom Clemente Nigra, beneditino, fundador do Museu de Arte Sacra da Bahia,
- Dom Magno Mattos Salles, 69, Bispo da Congregação dos Padres Missionários de Jesus, da Província Eclesiástica da Bahia, Itabuna,l99l
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/20061121-100_homoeroticos.pdf
Wander
Trouxas! E ainda acusam os fãs de Hary Potter de alienados! Trouxas, é o que sempre serão.
Até o adultério que fundou a primeira igreja protestante, a anglicana, o romanismo era a vertente única institucional, dos crentes de G-ZUIZ. Já o carola Lutero, obcecado pelo sexo tanto quanto se sentia rejeitado por ser obeso, glutão e beberrão (e segundo dizem, peidão); voltou de Roma horrorizado com a conduta que lhe pareceu imoral, escandalosa, observada nas surubas vaticanas, nas orgias papais, para as quais obviamente não foi convidado...E teve início o puritanismo, o falso-moralismo protestante. A Igreja , que na época do renascimento era uma loucura sexual e moral, recrudesceu, e tornou-se falsa-casta, puta-donzela, puritana e moralista. O concilio de Trento, de malsinada para nós memória, porque implantou aqui o jesuitismo, o catolicismo de padroado português, esse folclores de superstições e crenças bizarras; foi um verdadeiro retrocesso, pois a Igreja não podia perder mercado para os protestantes, símbolos da "pureza" capitalista, da ascese puritana burguesa. E deu no que deu. A tosca e já obscura humanidade recém saída das trevas medievais, tornou-se beata e carola nos tempos modernos, que deviam ser os de um saudável antropocentrismo. Veja os comentários, siga os links, analise o blog inteiro; só acusam e defendem os mitos e os mitólatras de partido ou time a ou b; "minha casa tem menos pedófilos que a sua"! Um delírio só de fanáticos e reprimidos sexuais obcecados por justiça e ordem que não são senão violência e vingança institucionais, fundamentos do regime de poder que os oprime. Santos Galileu e Giordano Bruno, rogai por nós.
Postar um comentário