Escritor foi
implacável crítico
das religiões
|
Embora tenha ganhado o Prêmio Nobel, o único até agora da literatura em português, Saramago, como escritor, está longe da unanimidade: seus livros dividem críticos e leitores em geral.
Mas em algo todos – afetos e desafetos – concordam: comunista e ateu, o escritor português era um implacável crítico das religiões, principalmente do cristianismo, o que fica claro em alguns de seus livros, como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.
Como seu jeito suave de falar, Saramago dizia coisas que enfureciam os religiosos, como “a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".
Para ele, A Bíblia é uma loucura, porque “passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a visão dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável.”
Irônico, ele afirmava que, mesmo assim, as pessoas deveriam ler a Bíblia – “para perder a fé”. Mas não recomendava a leitura aos adolescentes porque está cheia de “maus conselho, como incestos, matanças”.
Ele costumava falar sobre a “idiotice” do inferno eterno do catolicismo. “Os humanos são muito mais misericordiosos [do que o Deus cristão]. Quando alguém comete um delito, vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão, para depois ser reintegrado na sociedade”.
Dizia ser um absurdo a criação do universo conforme descreve a Bíblia. “Deus decidiu criar o universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou no sétimo. E está descansando até hoje! Nunca mais fez nada. Isto tem algum sentido?”
Suas críticas à Bíblia se estendiam a todo texto considerado como sagrado. “Imaginar que o Corão é de inspiração divina? Como? Que canal de comunicação tenha Maomé com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que devia escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos.”
Não dá para fugir da frase-clichê “Saramago vai fazer falta”. Principalmente porque o fanatismo religioso se fortalece dia a dia, sequestrando corações e mentes.
Suas críticas à Bíblia se estendiam a todo texto considerado como sagrado. “Imaginar que o Corão é de inspiração divina? Como? Que canal de comunicação tenha Maomé com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que devia escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos.”
Não dá para fugir da frase-clichê “Saramago vai fazer falta”. Principalmente porque o fanatismo religioso se fortalece dia a dia, sequestrando corações e mentes.
Com informações do jornal português Público.
Comentários
( )Sim. - Vá para a próxima pergunta.
( )Não. - Pode parar de ler aqui.
Você acredita no livre arbítrio ?
( )Sim - Vá para a próxima pergunta.
( )Não - Então acredita que somos fantoches ? Pode parar de ler aqui.
Deus pode interferir no livre arbítrio ?
( )Sim - Então porque o ser humano faz tantas coisas ruins ? Você deve ter se expressado mal, acho que você quis dizer que Ele pode interferir, mas não o faz porque não quer. Entendi.
( )Não - Bom, então eu poderia dizer que Ele não é onipotente, mas deixa isso pra lá.
A Bíblia tem mais de 2000 anos. Supondo que a Bíblia seja um livro escrito originalmente pelas palavras de Deus você já pensou na hipótese de que alguma pessoa tenha usado o livre arbítrio com má intenções para reescrever a bíblia depois ?
( )Sim - Ok, parabéns, você está sendo lógico e racional. Pode parar de ler aqui.
( )Não - Então seu Deus interfere no livre arbítrio, logo você realmente é um fantoche.
Agora a última perguntinha, por que então você acredita tão cegamente nesse livro sem sequer ter o trabalho de lê-lo por completo ? Ou vai me dizer que já leu a Bíblia inteira ? Se a leu, com certeza não devia ter chegado até essa parte do texto, devia ter parado de ler logo na primeira pergunta, seguindo a instrução que estava ao lado da resposta.
A maioria dos crentes nunca se propôs a ler a Bíblia por completo, estão satisfeitos com os trechos que o papa-dízimo expõe nas sessões de lavagem cerebral. O resultado de tal comportamento é um choque ao saber das mentiras reveladas, mas ao invés de irem conferir, eles simplesmente tentam alguma explicação do tipo: "Você não entendeu", "Sua leitura está fora de contexto" ou até "Você precisa pedir a Deus para inspirá-lo", como se tais medidas fossem mudar o que está escrito.
Se mais cristãos lessem a Bíblia, haveriam menos cristãos.
E o que vocês estão fazendo aqui em vez de irem ler a Bíblia e irem aos cultos etc então? Deixa a gente falar sobre o que a gente quer! Vocês não concordam com o homossexualismo, mas isso é tema mais do que frequente nos meios de vocês, vocês não respeitam homossexuais, não é mesmo? Então aprendam a reconhecer e remover a trave dos olhos de vocês antes de querer remover o argueiro dos olhos dos seus irmãos!
"Amém"!
Finalmente um crente sensato.
Postar um comentário