Pular para o conteúdo principal

Com câncer, Hitchens enfrenta a morte: 'Por que não eu?'

por Álvaro Pereira Júnior para Folha

Hitchens não
se faz de vítima
Vivo elogiando Christopher Hitchens (foto). Agora ele vai morrer.

Hitchens, jornalista e ensaísta britânico, é o chamado espírito de porco. Ele pensa ao contrário do senso comum.

Chegou ao extremo de escrever um livro contra a Madre Teresa de Calcutá.

Para ele, a santa freirinha mantinha suas casas de caridade em condições precaríssimas por mero sadismo, já que recebia toneladas de doações em dinheiro e poderia perfeitamente montar hospitais de primeiríssima linha.

Mas eu ia dizendo: Hitchens vai morrer. Tem câncer de esôfago em estado avançado. A doença já se espalhou pelo corpo. Foi detectada tarde demais.

Ele está careca e muito magro, consequências da quimioterapia.

O fato de Hitchens ter escrito um livro chamado God Is Not Great ("Deus Não É Grande") e de ser ateu convicto não ajuda muito no que se chama de "consolo espiritual".

Vale muito a pena ver uma entrevista que ele deu há pouco para o repórter Anderson Cooper, na CNN.

Não se faz de vítima, muito pelo contrário. Enquanto o normal, diante de algo tão grave, é perguntar: "Por que eu?", Hitchens indaga: "Por que não eu?".

E explica: o pai morreu da mesma doença. O que não impediu Hitchens de não dar a mínima para a própria saúde, beber e fumar como um desesperado.

Quem acompanhou os passos dele na feira literária de Paraty, em 2006, se lembra de que ele era o último a sair das festanças, zureta e bêbado como um porco.

Agora, ele se confronta com o fim da vida.

Lamenta estar nesse estado tão cedo, aos 61 anos (o pai morreu aos 79). Gostaria, pelo menos, de ver os netos crescerem.

Militante ateu faz tratamento contra câncer indicado por cientista crente.
março de 2011

Escritor Rubem Alves supera doenças e eleva tom de seu ateísmo.
janeiro de 2011

Mais sobre Hitchens.   Ateísmo.    Gente.

Comentários

Eu, Marcelo Ronconi, lamento muito saber que este grande escritor, jornalista, esteja tão cedo nesta situação cruciante. Façamos valer sua obra! "Deus não é Grande", "Amor, Pobreza e Guerra" são dois títulos que podemos encomendar facilmente em qualquer livraria. E o mais importante: reflitamos sobre o trabalho desde grande homem, ele sim, grande!
Anônimo disse…
Tá aí uma coisa MUITO incomum em nossa sociedade coitadista: alguém com sérios problemas, mas consciente de que sua situação nada mais é do que o resultado de seu estilo de vida, opção consciente e voluntária dele mesmo; e, por conta de tudo isso, não fica chorando as pitangas pra meio mundo.

Quem dera que houvesse mais gente assim por aí...
Anônimo disse…
Se ele bebia e fumava feito um desesperado, isso era um sinal visível de que ele precisava de um apoio psicológico e terapêutico. A religião quando levada a sério pode nos ajudar a resolver esses conflitos internos que todo o ser humano possui. Que pena que ele não conheceu a Deus.
Anônimo disse…
Como resposta ao Anon acima:
Um sinal visível não quer dizer que seja isso, Hitchens sempre afirmou que isso foi escolha sua e, sendo uma escolha, não vejo como ele precisaria de "apoio pscicológico e terapêutico".
E sua última frase, é difícil conhecer algo que não existe :3
Anônimo disse…
Sabia que os teístas iam se gabar dessa "vitória" de Deus...
Anônimo disse…
De alguma forma, por algum motivo, algum dia todos morrem...crendo, não crendo...

Wander
Unknown disse…
“Por que não eu?”
-
Um sábio absolutamente coerente que usa realmente com liberdade seu arbítrio para pensar, agir e viver como bem lhe aprouver,
-
Sem deixar-se iludir com a quimera da existência eterna!
-
Cônscio da verdade fruto da corriqueira observação do cotidiano biológico,
-
Aproveita o belo planetinha azul, antes do inevitável processo de restituição dos materiais que lhe tomou por empréstimo...
Unknown disse…
Fumando ou não, se entupindo de drogas ou não, bebendo o que se pode ou não, levando a vida sob aventuras ou não, acreditando no homem invisível ou não, um dia todos vão morrer, e essa é a verdade nua e crua, PARA TODOS!!!
jorge de morais disse…
isso que chamo de exemplo de vida! convicto!
em nenhum momento,culpou ou deu mérito a nenhum ser invisivél
Kid bentinho disse…
Eis a única verdade inquestionável: a morte.
Unknown disse…
engraçado !!!!
OSCAR NIEMAIER 103 ANOS ATEU ...
JESUS CRISTO 33 ANOS JUDEU FUNDADOR DO CRISTIANISMO ...
POR QUE DEUS FOI CRUEL COM CRISTO ?
Sergio o Ateu disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kadu, vc foi o máximo!!!
Anônimo disse…
Meu caro Paulo Lopes; é com muito pezar que noto o uniteralismo radiacal, truculento e anti-religioso de vosso blog. A cerca de um mês ainda conseguia postar comentários, mas atualmente nada.É a censura mais indecente! Liberdade que tanto pregam aqui, parece ficção ou para ser mais preciso, pura balela! É lamentável que um espaço tão visitado não admitam alguem que discorde de opiniões! Isso ao meu ver é falta de convicção de principios e denota fragilidade... caionewton2009@hotmail.com.br
Anônimo disse…
faço aqui uma retratação de minhas palavras acima! caionewton2009
Anônimo disse…
oh, sincronicidade equívoca! ao onomástico de um dos mais sábios homens, equipara-se um ornitorrinco! não sabei, juíz temerário da radicalidade atéia do blogue, que sois injurioso ao autor do mesmo, quando lhe impingis a alcunha de parcial e tendencioso? quem afirma o nihil sub sole novum és tu, com teu salomão bíblico, pois não lestes a quantas andam os fundos eclesiásticos, os sumiços pelos anais, e as fugas com goiabada?
Anônimo disse…
ao defensor dativo de "um dos mais sábios homens", equipara-se um batráquio! sabei,advogado mal informado, que injurioso não, porque cerca de 70% das noticias do blog são contra a igreja e cristianismo, isto é um fato meu caro!e isso não é tendencioso? voce provavelmente é daqueles fundamentalistas que desejariam ver toda e qualquer instituição aniquilada por causa de atitudes de algum membro ruim...isso é limitação! quanta marmelada...
Anônimo disse…
Ateu ????? Cristão ???? Freud explica: leia TOTEM e TABU .... josequeirozadvogado@yahoo.com
Anônimo disse…
Nossa! Quantos elogios para essa celebridade, embora nunca ter ouvido falar desse homem!Quem sabe não conseguimos cancelar o processo de canonozação da Madre Teresa de Calcuta e em contrapartida iniciar o processo de canonização desse Hitchens?Provavelmente ele deve ter tirado bem mais multidões da fome do que os milhoes que tirou a Madre Teresa, dentre outros feitos...
Anônimo disse…
E a essa hora que eu digo que todo o castigo que Deus enviar sobre essa terra e merecido. ai aparece um em forma de diabo dizendo tantos absurdos ate de Deus se atreve a falar. grande doente. e outros q tambem ainda nao se acharam se sao vivos ou mortos em pe divertem-se com a situaçao. Que pena! esse dai diz porq nao eu? como uma maneira de mostrar firmeza da sua desgraça mas fuma e bebe de desespero porq? se ja se contntou! humm! epa! tem gente q parece ser ate gente, mas nao.esse dai esta entre a espada e a parede vai e morrer de desgosto. Deus nao tem prazer na morte do impio se calhar Deus ja nem o conhece mais, tal como ele nao conhece Deus certamente Deus nem se lembra da existencia dele.
espero que ainda venha se arrepender. Porq se nao vai morrer tal como ele e vagabundo disperso sem dono, daqui a pouco vai virar ossos.
me perdoem a cruedade expreciva, mas e que voces parecem nao ter cura
Marcelo Idiarte disse…
Ateus não se arrependem de serem ateus. E nem precisam. Hitchens é outro que joga por terra a falácia de que à beira da morte os ateus se convertem. Essa seria a vontade cristã, o "problema" é que não corresponde à verdade. Como quase tudo, aliás.
Anônimo disse…
Sabe que eu gostaria de assistir a morte desse homem! Ja assisti algumas mortes de pessoas que morrem na graça de Deus, mas seria a primeira vez que veria a morte de um ímpio indo para o inferno
Unknown disse…
uahuahuaha
Como teístas são engraçados.
O cara viveu a maior parte da vida se envenenando, e só agora aos 61 anos está à beira da morte.
O outro ali em cima chamando de ímpios uahauha

Isso se aplicava há uns 2 séculos e meio atrás, para os seguidores do deus "justo" arrancarem as cabeças de quem possuía as terras que lhes eram interessantes, e depois foi usado por imperadores romanos (que antecederam os papas) para angariar novos "fiéis" (os trouxas que temem o inferno e tentam ser "bons" para o conveniente lugarzinho no céu).

Sejam bons, mas não para garantir o lugar no céu, e sim pq deveria ser de comum acordo numa sociedade que o seu vizinho merece ser tratado tão bem como vc acha q ele deve te tratar.
Leonardo disse…
Hitchens certamente será lembrado como um homem corajoso que não abaixou a cabeça nem diante da morte... Para mim, um ótimo exemplo do existencialismo que, para Sartre, era sim um HUMANISMO... Hitchens refletiu a condição humana e exerceu sua liberdade plenamente, seguindo consciente pelo caminho que escolheu para si, denunciando as "fórmulas" manjadas de religião, política, etc... Fará falta neste mundo porco em que vivemos!
paulo eduardo disse…
o nivel mental de algumas pessoas que escrevem comentário é realmente assombroso, tipo, o hitchens fumava e bebia feito doido. PONTO. o pai dele teve o mesmo tipo de cancer. PONTO. fazer o que? tem gente que morre antes dos 40 sem beber e sem fumar. agora fica esse bando de antas falando besteira achando que Deus é isso ou aquilo. esse tal "anônimo" é o pior tipo de pessoa que existe, além de não se identificar, ainda fica falando merda. "impio indo pro inferno" ? até parece que nos hospitais do mundo inteiro não tem crentes morrendo de cancer! vai estudar, seu tapado ignorante.
Áurea Barbosa disse…
Ele, acreditando ou não em Deus, continua sendo um ser humano e sempre me entristeço com o sofrimento humano.Acho leviano o que ele disse a respeito de Madre Tereza, mas defendo seu direito de se expressar, inclusive seu ateísmo e seu espírito de porco. Continuo achando que o que destrói a sociedade são as posições intransigentes e violentas, não as opiniões. Queria sinceramente que a Ciência pudesse ajudá-lo, pois pesa-me a perda prematura de um homem de coragem e inteligência. Não me incomoda seu ateísmo ou a quantidade de fumo ,alcóol e outras coisas de que por ventura gostasse, pois acredito firmemente que Deus o receberá de braços abertos, já que Ele está bem acima de nossas opiniões e mediocridades.
julia disse…
Que Pena que ele não conheceu a Deus ! [2]
Anônimo disse…
É impressionante o ódio que mina do crente em relação ao ateu de modo geral, onde está o respeito pela liberdade, nunca vi um ateu recriminar um crente desta maneira, devemos respeitar a vontade do próximo, onde já se viu usar o termo "porco" para um ser humano, está explicada a "Noite de São Bartolomeu", o crente deveria ser o primeiro a perdoar, pelo menos foi o que Cristo nos ensinou, é lamentável, é bom levar em conta que o ateu pra chegar ao ateísmo, leu muitos livros, não ficou preso a um só, portanto, caro amigo, vamos ser mais tolerantes, vamos abrir a cabeça para erigir um mundo melhor. Vamos gente, estamos no século XXI.
Anônimo disse…
Eu fico triste com a tristeza dele. Agora para quem pensa que nosso Deus é um Deus sádico como dizem, saibam que está escrito:"Deus não se alegra com a morte do ímpio, sim do pecador. E mesmo que o Senhor quisesse fazer algo não poderia. Porque ele(Hitchens) não o conhece. Voces ateus pensam que nós nos alegramos com isso? Só os meninos na fé se alegram? NÃO! NÃO! MIL VEZES NÃO. NOS ALEGRAMOS QUANDO O HOMEM SE CONVERTE E É SALVO E DEUS É GLORIFICADO. MAS O ORGULHO FALA MAIS ALTO NÃO É VERDADE? Fernando
P. Lobo disse…
Sim, sim, mil vezes sim. O Fernandinho é estúpido, não é verdade?
Anônimo disse…
SINTO MUITO POR ELE! MUITO MESMO! E POR VOCÊS, POBRES COITADOS, QUE PERDEM O TEMPO DE VOCÊS LENDO ISSO.Ao contrario do que disseram ali em cima, isso NÃO é uma vitória de Deus, muito pelo contrario, a vontade de Deus é que estejam vivos, e percebam o quanto ele é importante.
AH, FAÇAM UM FAVOR A MIM, explica por favor CIENTIFICAMENTE JÁ QUE "DEUS NÃO EXISTE", um milagre qualquer, procura no google, explica pra mim o milagre de Lanciano-Itália ou qualquer outro que a LINDA historia da igreja tras vários, existe videos no youtube, to aguardando tá?
Anônimo disse…
Os ateus olham para o Hitchens morrendo e dizem: Olha, ele é forte, morre convicto. Uma pena, o cara tá se cagando todo, mas o demônio do orgulho já se enraizou em sua alma, tal como o câncer em seu corpo.

Betão da Jamanta.
Anônimo disse…
os religiosos estao adorando kkkk
Anônimo disse…
É isso aí Hitchens.... Segundo sua lógica. "Do
nada vieste, ao nada retornará" hahahaha. Como se do nada pudesse surgir algo.
Como ateus são tapados... vão estudar bando de ignorantes....
Douglas disse…
"Como se do nada pudesse surgir algo."
Você é do tipo que não aprende, né? Quem alega que algo surge do nada são os teístas, com seus deuses axiomáticos. Mas na verdade têm certa razão, já que nem tudo tem causa. Mas não é seu caso, certo?
E ainda tem a pachorra de mandar alguém estudar. Vai VOCÊ procurar saber sobre CASUALIDADE, se me faz favor, e volta aqui quando esclarecer essa cabecinha de vento, bocó.
Anônimo disse…
Ignorantes?Mas os inventores da ignorância foram os teístas e crentes em fábulas tolas e absurdas!.
Obrigado Hitchens! Serás lembrado e recordado, não como uma entidade, mas sim como um Homem que contribuiu com o seu intelecto para um maior esclarecimento do mundo que nos rodeia. Valeu!
Anônimo disse…
Desculpe-me amigo, Jesus não fundou o cristianismo. O verdadeiro fundador chama-se Paulo, um autodenominado "apóstolo" que nasceu décadas depois da morte de Cristo.
Anônimo disse…
O seu deus nada mais é do que uma imaginação psicologica que talvez ate faça voce sentir que ele esta presente ou ter sonhos com ele... isso pode ajudar sim a tentar tem um maior equilibrio sobre o seu psicologico, porem tudo isso é mentira. Diga nao a mentira.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs