Cunha: "A República
nasceu laica"
|
“A iniciativa é simpática, mas a República nasceu laica e assim precisa continuar”, disse.
A ELB foi criada em 1962 pela Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, da qual Cunha também é presidente. Ele disse que a Constituição – que estabelece a laicidade do Estado – tem de ser respeitada. “O presidente Lula deveria estar atento para isso.”
O projeto de lei do Dia do Evangélico é de um deputado do Maranhão, Cléber Verde, filiado ao PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.
O teólogo e pastor Alexandre Marques disse que a lei, além de inconstitucional, é discricionária, porque privilegia uma única religião. Ele falou que, por uma questão de isonomia, teria de ser criado um dia para cada uma das centenas de religiões que existem no país, incluindo as de tradições africanas e orientais, que foram perseguidas e demonizadas por um longo período.
Esse também é o ponto de vista do pastor Walmir Vieira, da Convenção Batista Carioca: “Se existe um Dia do Evangélico, deveria haver também um dia para os católicos, espíritas e assim por diante”.
A data não cria mais um feriado nacional nem estabelece ponto facultativo nas repartições públicas. Em Brasília já existia uma lei que introduziu a comemoração no calendário oficial do Distrito Federal. Lá, o dia é ponto facultativo.
Com informação do Extra e Correio Braziliense.
Procuradoria questiona o ensino religioso nas escolas públicas.
agosto de 2010
Religião no Estado laico.
Comentários
Sobre o tal feriado, fica a pergunta: quando vão criar o dia do satanista?
Evangélicos são os populares ´´CRENTES´´ uma aberração religiosa que so perde em fanatismo para os muçulmanos, que acreditam piamente em um livro absurdo montado pelos homens da época que é um verdadeiro manual de crueldade e imbecilidade...:
. cobra que fala
. filha que trepa com o pai bebado por querer
. Deus confuso , vingativo , cruel etc
Crentes aplicam todo tipo de 171 religioso pra cometer todos aqueles crimes que a ICAR sempre cometeu e se enriqueceu muito...
Crentes são uma praga vide IURD e afins...
.
A Constituição me garante o principio de isonomia !!
Ainda assim, ele tem razão.
Entretanto, é importante verificar como esta "inteligência" está sendo usada: para o bem ou para o mal.
Retomando o assunto, estabelecer um dia das mulheres traz à tona a "brincadeira" de que todos os outros são dias do homem. Pode ocorrer o mesmo, ou seja, dizerem: "Os outros dias são dos católicos", já que é óbvia a participação desta religião nas decisões tomadas.
Sou ateu, mas me policio para estudar caso a caso. Acho muito pertinente e inteligente as declarações do sr. Guilhermino Cunha, que faz jus à posição que ocupa.
Parabéns ao Guilhermino Cunha pela sua atitude, percebe-se que ainda há cérebros não atrofiados nesse meio.
Na tua opinião, todo ateu é gay ou todo gay é ateu?
Isso é uma ofensa tanto para os ateus, maioria heterossexuais, quanto para os gays, maioria adeptos de alguma religião.
Mas claro, se fosse pra postar algum comentário coerente aqui, você não postaria como anônimo...
Postar um comentário