Pular para o conteúdo principal

Evangélico critica a lei do ‘Dia do Evangélico’: ‘Estado é laico’

Guilhermino Cunha
Cunha: "A República
nasceu laica"
O presidente da ELB (Academia Evangélica de Letras do Brasil), reverendo Guilhermino Cunha (foto), criticou a sanção na quarta-feira (15) pelo presidente Lula da lei 12.328 que institui o dia 30 de novembro como Dia do Evangélico.

“A iniciativa é simpática, mas a República nasceu laica e assim precisa continuar”, disse.

A ELB foi criada em 1962 pela Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, da qual Cunha também é presidente. Ele disse que a Constituição – que estabelece a laicidade do Estado – tem de ser respeitada. “O presidente Lula deveria estar atento para isso.”

O projeto de lei do Dia do Evangélico é de um deputado do Maranhão, Cléber Verde, filiado ao PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.

O teólogo e pastor Alexandre Marques disse que a lei, além de inconstitucional, é discricionária, porque privilegia uma única religião. Ele falou que, por uma questão de isonomia, teria de ser criado um dia para cada uma  das centenas de religiões que existem no país, incluindo as de tradições africanas e orientais, que foram perseguidas e demonizadas por um longo período.

Esse também é o ponto de vista do pastor Walmir Vieira, da Convenção Batista Carioca: “Se existe um Dia do Evangélico, deveria haver também um dia para os católicos, espíritas e assim por diante”.

A data não cria mais um feriado nacional nem estabelece ponto facultativo nas repartições públicas. Em Brasília já existia uma lei que introduziu a comemoração no calendário oficial do Distrito Federal. Lá, o dia é ponto facultativo.

Com informação do Extra e Correio Braziliense.

Procuradoria questiona o ensino religioso nas escolas públicas.
agosto de 2010

Religião no Estado laico.

Comentários

Pedro Lobo disse…
Em resumo: o Dia do Evangélico é, na verdade, o Dia da Igreja Universal. E o Lula mais uma vez passou por cima da Constituição para, desta vez, fazer média com o espertalhão do Edir Macedo.
Antonio Benaion disse…
Pessoas como o reverendo Guilhermino Cunha mostram que sim, pode haver vida inteligente e sensata no meio evangélico. Me faz ter um pouco mais de esperança na humanidade.

Sobre o tal feriado, fica a pergunta: quando vão criar o dia do satanista?
Anônimo disse…
Surpreendente.
Anônimo disse…
Lembrem se que :

Evangélicos são os populares ´´CRENTES´´ uma aberração religiosa que so perde em fanatismo para os muçulmanos, que acreditam piamente em um livro absurdo montado pelos homens da época que é um verdadeiro manual de crueldade e imbecilidade...:

. cobra que fala
. filha que trepa com o pai bebado por querer
. Deus confuso , vingativo , cruel etc

Crentes aplicam todo tipo de 171 religioso pra cometer todos aqueles crimes que a ICAR sempre cometeu e se enriqueceu muito...

Crentes são uma praga vide IURD e afins...
Anônimo disse…
Eu quero o Dia do Ateu !
.
A Constituição me garante o principio de isonomia !!
Anônimo disse…
"Estado laico"? Não existe, nem nunca existiu Estado laico no Brasil. Estar ou não estabelecido na Constituição é irrelevante.

Ainda assim, ele tem razão.
@xGuRDZx disse…
Temos que tomar cuidado ao generalizar a burrice. Toda instituição, seja ela religiosa ou não, que tenha um número considerável de participantes, tem a sua minoria inteligente.

Entretanto, é importante verificar como esta "inteligência" está sendo usada: para o bem ou para o mal.

Retomando o assunto, estabelecer um dia das mulheres traz à tona a "brincadeira" de que todos os outros são dias do homem. Pode ocorrer o mesmo, ou seja, dizerem: "Os outros dias são dos católicos", já que é óbvia a participação desta religião nas decisões tomadas.

Sou ateu, mas me policio para estudar caso a caso. Acho muito pertinente e inteligente as declarações do sr. Guilhermino Cunha, que faz jus à posição que ocupa.
Anônimo disse…
Se fosse criado o Dia do Ateu nenhum desses débeis se colocava contra. Estado laico não é estado ateu. E a ELB é uma cópia malfeita da ABL e não representa ninguém a não ser um grupeto de evangélicos metidos a sabidos.
Moyses Godoi disse…
Politicagem, coisa de cumpadre, assim como a tal marcha prá Jesus, há motivos muito mais escusos para tais coisas, querem usar a boa fé do povo para arrecadar algum...

Parabéns ao Guilhermino Cunha pela sua atitude, percebe-se que ainda há cérebros não atrofiados nesse meio.
Anônimo disse…
Em Rondônia, desde 2002 o dia do evangélico é em 18/06 e é feriado estadual.
Anônimo disse…
Dia do evangélico é uma patetice.
Anônimo disse…
Já existe o dia do ateu e ele é comemorado nas passeatas gay em todo o país.
Snowmeow disse…
Anônimo:
Na tua opinião, todo ateu é gay ou todo gay é ateu?

Isso é uma ofensa tanto para os ateus, maioria heterossexuais, quanto para os gays, maioria adeptos de alguma religião.

Mas claro, se fosse pra postar algum comentário coerente aqui, você não postaria como anônimo...
Anônimo disse…
e o dia do satanista/??
Anônimo disse…
todo gay é ateu, visto que todos repudiam a palavra de Deus e não a segue. Deus é justo, muitos utilizam como desculpa o versículo da Bíblia, Jesus disse: quem não tem pecado que atire a primeira pedra, mas esquece de continuar a ler na bíblia, Jesus disse: Vá e não peque mais.quando a pessoa reconhece que e pecadora e não as pratica nova criatura é, mas se ainda comete erros vera a Ira de Deus.
Anônimo disse…
Alguns homofobicos detectados acima...
Anônimo disse…
O dia do Toninho do diabo nao pode faltar,HAUSHUAS
Anônimo disse…
cada comentario um mais sem graça do que o outro só quem não tem o que faser fica cassando justificativa e explicações que nunca irão ter
Anônimo disse…
bingo...............
Anônimo disse…
kkkkkkk,como vc chegou a esta conclusão, que todo gay e ateu.........perguntou um a uma ou e por experiencia propria,,,,,,,,,,,
Concordo com o pensamento do pastor, mas quero ressaltar, que não é necessário criar um dia para os católicos, já que todo mês tem feriados católicos, de padroeiro disso ou daquilo, para que oficializar um dia para os católicos, sendo que um país inteiro para por causa desses tais feriados, isso sim é um ignorância total, como se o Brasil todo fosse obrigado a submeter a uma idéia que muita gente não acredita.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Americanos sem religião param de crescer, mas eles tendem a ter maior influência política

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos