Pular para o conteúdo principal

Legionários de Cristo mantêm veneração ao padre devasso

Embora o Vaticano tenha nomeado o arcebispo Velasio De Paolis com interventor da Legionários de Cristos para livrá-la da influência e memória de seu fundador, o padre Marcial Maciel (1920-2008) continua sendo venerado na ordem, sobretudo no México.

Marcial Maciel (foto) foi, em resumo, estuprador de coroinhas e de alguns de seus próprios filhos. Dizia aos adolescentes que tinha ordem papal para sodomizá-los. Ele teve amantes ricas nas quais dava o golpe do baú – essa é uma das origens da riqueza da ordem. Era viciado em cocaína.

O padre irlandês Peter F. Byrne, que pertence à ordem, escreveu uma carta ao diretor-geral da Legionários, Álvaro Corcuera, indignado com a reverência que ainda é prestada ao infame.

“As imagens de Maciel ainda estão expostas em todas as partes e em sua terra natal, Cotija de la Paz, a sua memória ainda é cultivada”, escreveu.

Ele disse que perdura a prática “nefasta” adotada por Maciel de aproximação dos padres da Legionários das famílias classificadas de acordo com sua riqueza com a única finalidade de arrecadar dinheiro. "Como pode um sacerdote aproximar-se de uma família com uma intenção tão mundana?"

Byrne contou que esteve na casa onde Maciel nasceu e ficou estarrecido com o que viu: há fotos do padre que recebem cuidados como se fossem de um santo.

“Como isso é possível? Que mensagem estamos enviando às vítimas do padre Maciel?”

Para que a casa deixe de ser um local de adoração perpétua, Byrne sugeriu que ela seja transformada em um museu para que as vítimas de Maciel jamais sejam esquecidas.

O padre irlandês pediu a Corcuera que, de uma igreja de Cotija, o corpo de Maciel seja transladado do altar central para as gavetas laterais onde estão os restos mortais de outros legionários.

Ao final da carta, Byrne mostrou-se pessimista porque, apesar dos escândalos desencadeados pela publicação na imprensa das atrocidades de Maciel, nada mudou na ordem. “Todas as mudanças vêm de fora, dos visitadores do Vaticano e das pressões da imprensa e das conferências episcopais.”

“Tudo segue igual – até as malditas fotos do abusador nas paredes das casas da ordem. Continuamos vítimas do padre Maciel porque não temos nem Padre nem Pastor capaz de nos tirar deste pântano em que nos encontramos.”

Corcuera, que, pelo visto, continua mandando na ordem apesar do interventor, foi nomeado diretor-geral pelo próprio Maciel. Há relatos de pessoas de dentro da ordem de que Corcuera inicialmente foi uma das vítimas dos abusos do fundador da ordem. Depois, os dois se tornaram amantes.

Com informação do site italiano Espresso.


Comentários

rayssa gon disse…
meu deus, isso parece roteiro de livro escrito por , sei la, Stephen King.

Dan Brown vai precisar pesar a mão nos proximos livros se quiser chocar.

hana macantarava Suya!
Anônimo disse…
Conheço congregaçoes que por acusaçoes iguais a estas dos LLCC destruiram tudo o que tinham do fundador, e depois de muitos anos, descubriram que eram sem fundamento apesar da claridade e provas das acusaçoes, e hoje estao muito arrepentidos porquê nao possuem nada de sua historia. Nao podemos esquecer que o tempo é o melhor instrumento para arrumar as coisas, já que aqui vejo que estao julgando um morto que nao pode defender-se de tanta merda que sairam a luz somente depois da sua morte!!!!!!!!!!!!!
Antonio Benaion disse…
Pois é, e o tempo se encarregou de mostrar a BUNITA figura humana que foi o padre Marcial Maciel. Bacana, né? =)
Anônimo disse…
boa noite.
gostaria se fosse possivel do link do site italiano que noticiou essa façanha dos LC do méxico.
Paulo Lopes disse…
A íntegra da carta do padre Peter Byrne pode ser lida na reportagem Il fantasma di Maciel continua a infestare il castello, em http://chiesa.espresso.repubblica.it/articolo/1344557
Anônimo disse…
boa noite,no link que vc me deu,
tem uma carta la,do padre citado,dizendo que o corpo do padre maciel,esta enterrado em uma paróquia,e que ele deveria ser levado pra um cemiterio,
perguntei sobre esse fato,pra um padre da LC,padre esse que conviveu com o falecido muitos anos(me reservo o direito de não falar o nome desse padre,porque vc deve saber,a confusão que esta os LC,so posso dizer que esse padre ajudou a denunciar o falecido,)
ele me disse que o padre maciel esta enterrado em um cemiterio e hnão em uma paroquia..
gostaria de perguntar pra vc,se tem como saber se essa fonte do link é veridica?
obs.a alma do falecido infelismente ou felismente pra alguns,ja se encontra do INFERNO.
não me pergunte com sei,
muitas coisas sobre o falecido é verdade,,ms se começar a ter denuncias sem provas veridicas,e quando a pessoa vai tentar comprovar,percebe que é fantasiosa,,
vc não acha que isso pode ser perigoso.?
Paulo Lopes disse…
Para mim, perigoso mesmo é a omissão de informação, a censura, o escamoteamento.

Se as primeiras denúncias contra o padre Marcial Maciel tivessem sido mais divulgadas, obrigando o Vaticano a apurá-las ou a não empurrá-las para debaixo do tapete, certamente os danos do devasso não chegariam a tanto.
Anônimo disse…
um erro não justifica o outro,
exatamente pra proximas denuncias não cair no vazio,ou na pura especulação,seri bom que verifica-se primeiro,as fontes nas denuncias,
pedofilia é um crime barbaro,o inferno é pouco pra esse pessoal,
se começar a vir denuncias sem provas,isso pode servir de álibe pra esses monstros.
boa noite,
fique com Deus.
Fui Legionário de Cristo por 13 anos, e faz um ano que saí de lá pelos motivos que lendo o artigo dá para imaginar. Porém, não perdi a fé, e estou com o Papa. João Paulo II foi prudente ao considerar as acusações, visto que os frutos aparentemente do trabalho do Pe. Maciel não condizia com as acusações. O Papa Bento XVI que conheceu o caso mais de perto não esperou muito; em menos de um ano de pontificado já o afastou do ministério público. E agora com mão firme tenta orientar a Legião de Cristo.
Anônimo disse…
boa noite diogo,
uma árvore podre,dificilmente produz frutos bons,
eu não fui nem sou seminarista dos LC,mas convivo com padres LC,sei muito bem como eles vivem,não falo da parte sexual,isso eu não poço dizer nada,mas na parte financeira,e o luxo que eles vivem.
jesus nunca viveu daquele geito,,
pelo bem da nossa Igreja,eu so vejo 2 caminhos pelos LC,ou sua refundação total,ou fechar devez a ordem,desse geito que não da,
e o pior,e que os seminaristas,e diaconos,estão indo pelo mesmo caminho,a cegueira espiritual é grande,infelismente,graças a Deus vc não perdeu a fé,e nem eu perdi.
Anônimo disse…
Uma vida inteira e ninguém desconfiou de nada? O cara era viciado, estuprador, golpista, e ninguém nunca percebeu nada? Deve ter muitos documentos secretos e denuncias abafadas... Continuar com essa legiao criada por um ser dessa qualidade seria sensato? Deus aprova as coisas ruins e demoniacas que fazemos??????? eis a pergunta que nao quer calar.
João Paulo II foi prudente ao considerar as acusações, visto que os frutos aparentemente do trabalho do Pe. Maciel não condizia com as acusações. O Papa Bento XVI que conheceu o caso mais de perto não esperou muito; em menos de um ano de pontificado já o afastou do ministério público.

Da maneira como você diz, fica parecendo que Ratzinger jamais conversou com João Paulo II ou que, se conversou, João Paulo II não ligava a mínima para o que o então cardeal dizia. É uma explicação que só complica tudo ainda mais.
Anônimo disse…
Por que não o denunciaram à polícia?
Este último anônimo, além de covarde é injusto. Conhece padres legionários, mas dá a impressão de que há um luxo completo, o que está longe de ser a verdade.
Eu sou do RC, muito próximo fui do Seminário de Porto Alegre, eu vejo atualmente os padres sofrerem dificuldades por causa da crise. Muitos comendo comida vencida, atraso no salário dos professores e nas contas de telefone, fazendo viagens a outras cidades pernoitando no próprio carro, expostos a perigos.
Enquanto alguns ditos "defensores da verdade" - que na verdade são hipócritas escandalosos - montam blogs, outros abaixam a cabeça, evangelizam, trazem a moral para dentro das famílias e nos concedem uma direção espiritual que jamais foi cobrada (de mim) um centavo.
Engraçado ainda é que muitos que se dizem jornalistas, mas que pouco informam, se utilizam dessa "busca pela verdade" para demonizar todo um grupo de pessoas, em razão da atitude de UMA pessoa.
É a religião que te incomoda? É o Papa que te incomoda? É essa a "liberdade de ser ateu" que você prega? Criticando a liberdade de crença religiosa dos outros?
A internet é um celeiro de covardes detrás de monitores.
Paulo Sutil disse…
Diga quais congregações, onde e quando. Do contrário, você é o que apresenta dados sem fundamento.
Anônimo disse…
de coisa ruim no mundo ta cheio.....principalmente de pessoas que não sabem nada e ficam fofocando na net.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê

Indicados ao STF por Lula, Zanin e Dino defendem símbolos religiosos em prédios públicos