70% do total de homens e mulheres admitiram que já foram infiéis |
Entre os homens pesquisados, 70,6% afirmaram que traíram a sua companheira pelo menos uma vez na vida.
Em relação às mulheres, é de 56,4%. Esse índice, na comparação com outras pesquisas, mostra tendência de alta.
No total (homens mais mulheres), apenas 36,3% informaram que nunca foram desleais para com o parceiro.
A psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade da USP, disse que a herança cultural latina explica esses elevados índices de infidelidade.
Afirmou que os homens, de forma em geral, seguem o modelo antigo que separa relações afetivas das sexuais. Disse que, como mostra a pesquisa, tal percepção tem sido adotada cada vez mais pelas mulheres, principalmente pelas que têm independência econômica.
Assim, pelas projeções, não deve demorar para que, no Brasil, as mulheres traiam tanto quanto os homens, podendo até superá-los.
A terapeuta Mônica Lobo afirmou que a pesquisa comprova que o casamento está em crise porque os casais não têm sabido reagir à rotina e manter uma convivência que valorize a lealdade.
“A traição está ligada a uma disfunção da relação em que cada um dos cônjuges tem uma parcela igual de responsabilidade”, disse.
Menos da metade dos brasileiros (42%) conversam com o parceiro sobre suas preferenciais na cama. Para Carmita, trata-se de um percentual baixo considerando que se fala no país muito sobre sexo.
Alexandre Sadeeh, especialista em sexualidade do Hospital das Clínicas da USP, resume: “Falta intimidade entre os casais”.
Com informação do Globo.
Tweet
Nos EUA, homem trai mais quando ganha menos que a mulher.
agosto de 2010
Comentários
casar só depois dos 35 anos
Postar um comentário