Pular para o conteúdo principal

Devoto do padre devasso resiste em deixar a financeira da Legionários

Medina se recusa a passar o controle da financeira
da 'Bilionários de Cristo' para o interventor De Paolis
Luis Garza Medina (foto), vigário-geral da Legionários de Cristo, não atendeu ao pedido de Velasio De Paolis (foto), interventor do Vaticano, de entregar a diretoria da financeira Integer e de outros postos importantes da ordem, como o de diretor territorial para a Itália e prefeito-geral de estudos. 

Aparentemente, o Vaticano não esperava que houvesse tanto resistência de Medina, entre outros dirigentes da ordem, e, para dar mais poder a De Paolis, promoveu-o recentemente a arcebispo.

A Legionários de Cristo foi fundada pelo mexicano Marcial Maciel (1920-2008), talvez o padre mais devasso da história recente da Igreja Católica. Ele foi pedófilo (estuprava seminaristas e coroinhas), teve várias amantes e filhos (violentou também pelo menos dois deles), era viciado em cocaína e deu golpe financeiro em viúvas ricas.

Quando morreu em 30 de janeiro de 2008, então já afastado de suas atividades pelo Vaticano, a Legionários de Cristo já tinha se consolidado como a ordem católica mais bem sucedida em acúmulo de patrimônio e dinheiro aplicado. Tanto que é chamada até hoje com "Bilionários de Cristo".

Isso explica porque Medina se recusa a passar o controle da financeira ao interventor.

Os herdeiros do legado de Maciel, como Medina, acreditam que o maior interesse do Vaticano -- que está falido -- não seria refundar a ordem, onde Maciel continua venerado, mas se apossar do dinheiro e patrimônio da Legionários, estimados em bilhões de dólares. Tanto que isso seria verdade que o nomeado como interventor é um especialista em economia e direito, o De Paolis.

Como interventor, De Paolis poderia destituir Medina dos seus cargos,  incluindo o de vigário-geral, mas o Vaticano tem preferido, até agora, adotar a política 'amigável' da renúncia forçada, para não não criar traumas internos.

O relacionando entre De Paolis e os “zeladores do indigno Maciel”, conforme o site italiano Chiesa se referiu aos resistentes, tem sido tenso.  O interventor deixou claro que, se a Legionários não mudar, será um “naufrágio” para todos. A ordem está presente em centenas de países, incluindo o Brasil.

Em uma recente carta aos dirigentes da Legionários, De Paolis citou a tese, ainda que não chancelada explicitamente por ele, de que a cúpula da ordem calou-se diante da vida dupla de Maciel, o que a coloca como conivente da devassidão do padre.

O Vaticano nomeou quatro “conselheiros” para ajudar De Paolis a enfrentar a resistência dentro da ordem. São o jesuíta Gianfranco Ghirlanda, o josefino Agostino Montan, o legionário Brian Farrel e Mario Marchese, que foi professor de alguns dos atuais diretores da ordem.

A principal função de Marchese será a de mediador entre De Paolis e os ‘viúvos’ ressentidos do devasso Maciel.

Com informação do site italiano Chiesa.

> Legionários de Cristo mantêm veneração ao padre devasso.
setembro de 2010

> Vaticano está de olho nos bilhões da Legionários, diz estudioso.
abril de 2010

> Caso de Marcial Maciel, o padre devasso.   > Casos de padre pedófilo.

Comentários

Anônimo disse…
Curioso, na ultima carta publica de Mons. Velasio confirma os postos do Pe. Alvaro e do Pe. Luis Garza, LC. Depois nao dizem bilionarios, mais milionarios. Logo a divida dos Legionarios acende a varios milhoes de dolares segundo informaçao publica dos bancos. Assim, que de onde carralho da certeza do que está publicando. Terminou de perder a minha confiança. "Me despiaci"...
Paulo Lopes disse…
Elio Masferrer, presidente da Associação Latino-Americana para o Estudo das Religiões, estima que em dinheiro e em patrimônio (imóveis, principalmente) a Legionários de Cristo tenha até 25 bilhões de euros. Tal valor corresponde ao que vale, por exemplo, uma empresa de petróleo. Maiores informações em http://e-paulopes.blogspot.com/2010/04/vaticano-esta-de-olho-nos-bilhoes-da.html
Anônimo disse…
indignado:
e pensar que nós seminaristas lá no matter tinhamos eles como pobres coitados que dependiam da providencia pra nos alimentar..e pensar que comiamos comida estragada..sem direito a reclamar...enquanto que no banquete deles..eram lhes servidos iguarias..comida com ervas finas, chás, e sobremesa..além de um bom vinho..isso me indigna..bando de hipocritas..vão queimar no inferno..já estão.. isso se repetia todos os dias..eu poassava mal com aquelas comidas vencidas... onde já se viu uma instituição milionaria..tratar seus seminaritas que ao serem mandados pelos seus respectivos bispos ficavam aos cuidados desses avarentos que tratavam a gente como porcos...pra mim voces morreram...
Anônimo disse…
É sempre assim, realmente não só a doutrina, o governo e a parafernália ritualistica da Igreja recebem o nome de universal. A bandidagem também é CATÓLICA. No seminário de uma certa diocese nordestina, onde meu irmão estudou, a geladeira era acorrentada e fechada com cadeado! Julgai se pode se formar nesse antro de maldade e falta de caridade uma consciência cristã...Os protegidos dos pederastas mais velhos e endinheirados, eram os bonitos, os fidalgos, os (sexualmente) ativos. Os efeminados pobres, deixados ao deusdará. Assediados por lobos luxuriosos, rapazes pobres dos interiores, dos arrabaldes, eram indiretamente e implicitamente forçados a suportar aquelas invectivas noturnas, imorais, libidinosas e nojentas, sob penas de expulsões, acusações, injúrias públicas; como a que sofreu meu irmão, por ter sido flagrado com uma moçoila dos arrabaldes, que estudava no colégio contíguo, da rede pública, porém um feudo dos padres "da missão". Corrupção sexual, rodízio de inescrúpulos sexuais de pervertidos envelhecidos no pecado do ABUSO de jovens, não admira que seja um laboratório e fábrica de pedófilos. Rezo para que haja mesmo um Deus e que os faça afundar todos no inferno. Mas temo não haja.
Anônimo disse…
Detesto concordar com os protestantes neste ponto, que também não são boa coisa, adoradores do dinheiro e estelionatários da fé, mas esta Igreja impropriamente chamada católica, é onde satanás habita. Imaginai o resto...
Anônimo disse…
Alguns anos atrás,após ter-me afastado de uma outra ordem, conheci os legionarios de Cristo que me pareceram padras alem de tradicionalistas muito serios que era o que buscava naquele momento para minha vida, fico agora muitissimo impressionado em tomar conhecimen de tais fatos. muito de se estranhar os processos e as estrutura que dispunham. agora percebo e questiono em que devemos acreditar.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê