Pular para o conteúdo principal

Rússia veta meios de comunicação aos charlatões espirituais

Divulgação como esta seria proibida na Rússia
Em seu programa de tv, Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, às vezes pede que os devotos, do outro lado da tela, coloquem  um copo d’água sobre o aparelho de tv para que, com as orações, se obtenha um líquido milagroso. 

Na Rússia, também existe esse tipo de coisa. Os ‘bruxos’ Alan Chumak e Valdimir Kashpirovski, para uma audiência de milhares de pessoas, prometem (ou prometiam) curar cancerosos, entre outros doentes, que estivessem assistindo ao programa.

Mas o parlamento russo acaba de aprovar uma lei que proíbe charlatões espirituais, como religiosos milagrentos do tipo Valdemiro Santiago, curandeiros, videntes, futurólogos e devotos do ocultismo em geral de terem acesso aos meios de comunicação, incluindo a internet, com o objetivo de explorar a população.

Estão incluídos nesta lista os malandros que prometem êxito nos negócios e o retorno de maridos infiéis ou de ex-amantes. (No Brasil, até gente supostamente esclarecida, com curso superior, cai nessa enganação.)

“É ridículo tratar uma dor de dentes esfregando na bochecha um rabo de rato”, disse a deputada Tatiana  Yákovleva, do comitê de Saúde da Assembleia Legislativa.

Para ela, enganar a população com a promessa de curar câncer e Aids – como é comum também no Brasil, observa este blog – “é crime”. A nova lei tem o apoio da IOR (Igreja Ortodoxa Russa).

Tatiana informou que lei foi criada para deter a multiplicação de charlatões que obtêm dinheiro fácil com a exploração da credulidade e da ignorância de parte da população, a mais pobre. 

Ela estima que a Rússia tenha 800 mil curandeiros que movimentam anualmente US$ 2 bilhões. O número de médicos não passa de 620 mil. Pela estimativa oficial feita em 2007, a população do país naquele ano era de 141 milhões de pessoas. Cerca de 20% desse contingente já recorreu aos charlatões uma ou mais vezes.

Ressalta-se que o parlamento russo não deixou de admitir a existência de milagre, respeitando as crenças religiosas, mas decidiu restringir as atividades de quem se aproveita da fé dos crentes ingênuos. 

No Brasil, escudados pela lei de liberdade de religião, os charlatões agem livremente. Aqui, em um único programa de televisão, os milagrentos neopentecostais, por exemplo, curam mais do que Jesus Cristo em toda a Bíblia.

Com informação das agências.

> Charlatões do ocultismo cobram até R$ 3.000 por enganação.

Comentários

juliano disse…
a rússia é um país mais sério, já o brasil infelizmente deixa muito a desejar
Anônimo disse…
não falem do que voces não conhecem, seus imbecís
Anônimo disse…
vamos a celebre frase do presidente Charles de Gaulle:

"Le Brésil n'est pas um pays sérieux.."
Anônimo disse…
A mão da justiça e ética é pesada, né crente das 12:08
Anônimo disse…
Ignorância...teu nome é religião. Fanatismo...teu nome é ignorância. Um círculo vicioso atrela infindavelmente a pobreza e a superstição, pois na falta de assistência médica, condições nutricionais e sanitárias adequadas, as massas recorrem a estes vendilhões e milagreiros para supostamente curá-las...Na maioria das vezes, micoses, que desaparecem com assepsia, pseudotumores que eram apenas gânglios ou inchaços, sem falar nos ONIPRESENTES E RECORRENTES SINTOMAS psicossomáticos, oriundos de uma falsa moral religosa de fundo na consciência coletiva que atribui os bens e males a causas transcendentes, metafísicas. Deformados pelos pais e gerações anteriores todos deseducados pela catequese diabólica dos curandeiros oficializados, padres e pastores, intérpretes autorizados dos sintomas da culpa internalizada e transformada em doenças...Curam-se instantaneamente como por milagre, ao ouvirem que estão perdoados, que estão salvos, que estão curados...Nada mais lógico , pois é a mente que cria estas pseudodoenças e ela mesma as faz desaparecer.
Anônimo disse…
Deixem os milagreiros trabalharem gente...pelo menos dão expediente, enquanto os políticos nem comparecem...E o MAIOR MILAGRE desses templos de falsas curas e mentirosíssimos milagres...SABE QUAL É...???é NÃO SAÍREM DE LÁ CONTAMINADOS todos uns pelos outros. huashsauhasushdusahdhsaushsuahs!
Anônimo disse…
Precisamos urgentemente dar um basta nessa "MAFIA" de religiosos do "pau-ôco". Todos são no mínimo malditos, bandidos, exploradores.
Pior que estão contaminando e se infiltrando nos poderes constituídos. Nosso povo não merece, ou ,será que merece?) ficar refém dessas quadrilhas.
Vamos fazer alguma coisa "pelo amor de Deus".
O bandido do Valdemiro Santiago que tanto critica o carnaval vai fazer seu showzinho no sambódromo do Anhembi, pode?
Vai levar suas ovelhinhas no pasto de capeta.
As autoridades tem que endurecer e botar atrás das grades esses picaretas travestidos de religiosos.
Desse jeito nem um milagre vai salvar esta nação.
Paula Athaíde disse…
Os promotores tem mêdo, já que dependem dos políticos para manter as mordomias:altos salários para não trabalhar,intocáveis, com licença para matar. Além do que, promotor que se preza gosta é de holofote,glamur,notoriedade isto é que gera convite para palestras, vende os livros que eles escrevem, chovem convites para dar aula e quem sabe, não vira deputado semelhante ao que acabaria com a violência das torcidas, elegeu-se,vende muitos livros, é sócio de universidade um grande exemplo de defesa da sociedade.Se houvesse uma única autoridade séria, todos eles estariam presos:os jatos do Macêdo, o helicóptero do Valdomiro, as vitímas de Sonia e estevão???
Mansur. disse…
Paulo Lopes, seu Blog é tendencioso, incrível como faz questão em dar ênfase em artigos contra os cristãos evangélicos, quem é você para denominar de charlatão evangélico o Sr. Waldemiro Santiago, já foi lá pessoalmente verificar e averiguar ?
Procurei em seu perfil, para saber que religião segue ou acredita, como queira, essa informação não encontrei, será por qual motivo você omite ela no seu perfil.
Quero ver se você é peitudo mesmo, torna público qual fé você professa.
Grande erro de sua parte, pensar que todo lider evangélico é enganador, exíste homens comprometidos com a palavra de DEUS verdadeiramente.

Abraços.
Paulo Lopes disse…
Há pastores que não são charlatões, como parece ser o caso DESTE.
Mansur. disse…
Paulo Lopes,Mas você não deixou claro qual é sua religião, diz ai?
Falar de Ricardo Godim é fácil, tirar partes da pregação dele para satisfazer seu desejo próprio e escrever no Blog também.
Deveria ouvir a pregações dele, na totalidade quem sabe teria muito mais motivos para escrever.
Mas vamos ao mais importante, deixa público qual é sua religião, qual seu receio.
Anônimo disse…
Se esse tal de Valdemiro fosse isso tudo que dizem que é todos os problemas do país já estariam resolvidos.
Mansur disse…
Incrivel como o prório Blog, autoriza e facilita a ação de anônimos, quem se presta a esses tipos de coisa, que crédito têm.
Se sabe o que está falando, tem base para provar seja coerente em postar o nome, qual motivo para se esconder.

Abraços.
Paulo Lopes disse…
Mansur, não creio que uma pessoa deva ser avaliada pela religião que tem ou pela que deixa de ter. Porque, como você deveria saber, existe gente boa e má em tudo quanto é credo ou na falta dele.

Mas já que você insiste em saber qual é a minha religião -- embora eu não pergunte a religião de nenhum leitor, porque se trata de algo de fórum íntimo --, sou da religião que prega o bem da humanidade.

Este tipo de religião é o suficiente pra você?
Anônimo disse…
Entra lá na Rússia Shuerk que eu quero ver kkkkkkkkkkkkkkk......
Um pequeno erro de digitação no texto. O nome da deputada deve ser Yakovleva (forma feminina de Yakovlev). V e C fivam perto no tevlado... rsrsrs
Paulo Lopes disse…
Não sei se errei, mas se sim foi por ignorância. Não entendo nada de russo -- tanto que mudei a grafia.
Anônimo disse…
Defensor de charlatão ou é vitima ou é cumplice.
livre disse…
As pessoas acreditam no que quiserem: em igrejas, pastores, políticos, médicos, blogs ateístas.

É assim que funciona a LIBERDADE.

Querer que o Estado regule a crença das pessoas é algo típico de mentes ditatoriais, seja na Rússia, no Brasil ou na Ateulândia.
Kjempeflott,gjennomsnittig og eventrylig barn disse…
O que seria típico lá na terra da Crentolândia?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...