Pular para o conteúdo principal

Bíblia não condena aborto nem a poligamia, afirma estudioso

Não há nenhuma menção na Bíblia, em seu original, em hebreu, contra o aborto e a poligamia. A constação é do estudioso Michael Coogan, que acaba de lançar nos Estados Unidos o livro God and Sex – What the Bible Really Says (Deus e Sexo – O que realmente a Bíblia diz). 

Em entrevista à Times, Coogan, que é professor de religiões do Museu Semítico de Harvard e que fez pós-doutorado em Literatura na mesma universidade, disse: “É curioso que, no debate sobre o aborto, ambos os lados [os prós e os contra] se apoiam na Bíblia. Mas não há na Bíblia nenhuma referência direta ao aborto, nada”. 

Afirmou que os escritos bíblicos no idioma hebreu não há sequer uma indicação de que as pessoas devem ser monogâmicas.  O que a Bíblia relata, disse, é que os homens podem ter quantas mulheres quiser, desde que tenham condições de sustentá-las. Ele citou o caso do rei Salomão, que teve 300 esposas.

Observou que, com base no caso do rei Salomão e de outros personagens bíblicos, como Abraão, Jacó e Davi, os fundamentalistas mórmons que defendem a poligamia estão certos.

O estudioso afirmou que os tradutores do hebreu para outras línguas acabaram introduzindo na Bíblia seus valores morais e preconceitos, tanto quanto o fizeram os escritores bíblicos.

Ele deu outro exemplo de uma possível distorção que a Bíblia contém por conta dos tradutores.

No texto hebreu, não fica claro que Adão tenha se casado (ou seja, assumido um compromisso formal) com Eva, porque a palavra para fêmea tanto pode significar 'mulher' como 'esposa'.
Os tradutores preferiram a palavra ‘esposa’ porque era de seu interesse valorizar o casamento. E, no entanto, não há na Bíblia nenhuma descrição do casamento entre Adão e Eva.

Ele disse que, de uma forma em geral, a Bíblia apresenta o sexo como algo positivo, porque dele depende a reprodução humana. “A ideia de se abster de sexo por razões religiosas era raro no judaísmo, na maioria dos períodos históricos.” Não há na Bíblia um trecho, nem sequer poucas palavras, que dê respaldo ao celibato dos padres.

Coogan disse que na época em que o cristianismo surgiu, sob a forte influência da cultura greco-romana, a sociedade não era tão puritana como é a de hoje. Admitia-se, por exemplo, a ideia de que os deuses, incluindo o dos cristãos, pudessem descer à Terra para ter relação sexual com os mortais.

Ele falou que a Bíblia comporta inúmeras interpretações e contradições, e as religiões fazem uso somente do que lhes interessa.

Com informação da revista Time
.


Dez imoralidades da Bíblia não questionadas por cristãos

Se Bíblia fosse lei, maioria estaria condenada à morte

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Comentários

Anônimo disse…
O aborto não é comentado na Bíblia, mas em Jeremias, Deus diz que escolhe alguém ainda no ventre de sua mãe.
Anônimo disse…
Beleza! Diga para a esposa que ela pode trazer quantos homens ela quiser para morar em sua casa.

Por que somente o homem pode ter várias mulheres? É um pensamento machista né?!
Anônimo disse…
"Estudioso" será??? e de religião?? o mundo está cheio de Teologos que ensinam como seu bem entender e os descrentes aceitam e se tornam céticos. Tenhamos discernimentos.
Anônimo disse…
Não matarás.
Não adulterarás.
Honra a teu pai e a tua mãe.

Não é preciso escrever sobre tudo que existe para que tudo tenha uma lógica interpretativa da bíblia. Se a religião quisesse colocar um povo aos teus pés primeiro destruiria a família.
Anônimo disse…
"Não adulterarás."

É no mínimo um indicio...
Roberto disse…
escultar asneira de um anafabeto é comum,agora de um que se dis escritor e estudioso é lamentavel. ele leu a Bíblia mesno?o ele pensa que adultério é o que.Salomão tinha mais de tresentas mas era contra a vontade de Deus,a biblía manda que o homem se case.e que não se afaste de sua mulher.que não seja incostante no telacionamento.m,anda q ue os bispos se casem, mas que tenha uma só mulher. vai ler a bíblia estudioso...........
Anônimo disse…
"escultar" e "dis"? volta pra escola!
Anônimo disse…
O sangue de Jesus tem poder...
Anônimo disse…
Por acaso o evangelho não conta ou só 1º testamento?
Anônimo disse…
Os Evangelhos são obras ficticias...kkkkk
Anônimo disse…
kk' você leu minha mente! "Tresentas" também é foda, viu ¬¬
Fernanda disse…
ANALFABETO
DIZ
MESMO
TREZENTAS


QUEM PRECISA ESTUDAR AQUI É VC!
É MELHOR LER MENOS A BÍBLIA E UM POUCO MAIS DE GRAMATICA!
Que típico evangélico, crente...inculto e mal alfabetizado. Além de ignorante sobre todos os assuntos. Notem uma coisa também: em um certo trecho do antigo testamento (não me recordo agora qual), Jeová diz que vai fazer com que "a espada rasgue os ventres de mulheres grávidas cortando seus filhos em pedaços". É um tipo de aborto divino. Sem anestesia. Bem ao gosto do sadismo de um deus masculino, machista, homofóbico e cruel.
Anônimo disse…
é sim, pq foi um HOMEM que escreveu a bíblia... um homem querendo mudar o mundo inventando uma historia e regras... deu certo!
Anônimo disse…
na verdade o adulterio não existiria se ele fosse CASADO com mais que uma, não é? Espertão...
Anônimo disse…
tima resposta a desse cara ali em cima! sou a favor do aborto! melhor tirar um feto hoje, que deixa-lo nascer e abandona-lo amanha! se tirar um feto é aborto, bater punheta é abandono de incapaz! existem métodos de prevenção, mas nenhum é 100% seguro. acidentes acontecem...quem é contra o aborto, que NÃO ABORTE! o corpo é meu e eu tenho o direito de fazer o que quiser com ele!
Luiz Souza disse…
um homem querendo mudar o mundo, para impor neste os seus valores morais, ainda ganhando alguma grana de quebra. ótimo negócio.
Paulo Felício disse…
É um pensamento machista pois a Bíblia é machista.
Paulo Felício disse…
Ele nã é um teólogo, é um tradutor e historiador, caso você não tenha percebido.
Paulo Felício disse…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Paulo Felício disse…
Não há indícios de que Adão era casado com Eva. Portanto, se ele saísse com outras, não seria considerado adultério.

Poligamia é uma coisa, adultério é outra! ;)
Anônimo disse…
como eu sempre pensei..........
Junin disse…
O homem é beneficiado dessa forma por fatores biológicos. A mulher pode suportar uma gestação a cada 9 meses (normalmente). O homem pode fazer isso com quantas mulheres ele suportar, pois ele não tem essa limitação. Isso não deixa de ser machista, mas não deixa de ser verdade.
Anônimo disse…
Sério?

Não tem nada melhor do que este conceito de "família" para você tornar homens em cordeirinhos, os "valores familiares" que a religião defende servem justamente para a dominação mais fácil de uma população...

Tente dominar um grupo de solteiros sem filhos e um grupo de pessoas casadas com filhos, apenas um imbecil acharia que o primeiro grupo seria mais fácil.
Anônimo disse…
me chupa seu viado
Mauro Bartolomeu disse…
Defendendo o aborto com base na Bíblia: "Sermão da Embrionésima".
Anônimo disse…
Mas a gravidez dura 9 meses, em que período é essa escolha?
Tanto que para a religião judaica o aborto até 40 dias de gravidez é totalmente moral.
betoquintas disse…
onde se lê "religiões" leia-se Igreja
Menção bíblica ao aborto:

Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto É MELHOR do que ele. Eclesiastes 6:3
Anônimo disse…
Então mulheres só possuem fins reprodutivos? Não possuem sentimentos e como não podem suportar mais de uma gestação por vez o homem tem o direito de ficar com outras? Não há verdade baseada em um livro pútrido de mentiras, que não ensina amor e sim ódio.
Anônimo disse…
Um homem pode ter cem filhos e viver muitos anos. No entanto, se não desfrutar as coisas boas da vida, digo que uma criança que nasce morta e nem ao menos recebe um enterro digno tem melhor sorte que ele.
Vanda Villa disse…
O autor é um estudioso e pegou os textos em hebraico ou seja quase o original. É certo
que cada tradutor em sua época colocou o que achou conveniente de acordo com o in-
teresse da classe que dominava determinava sociedade.
Para mim é muito claro que ele pode estar muito certo.
A bíblia é um livro maravilhoso e tem muitos ensinamentos, mas há também muitas distorções.
O importante é ter Deus no coração e o bem como nosso maior balizador.



Unknown disse…
O hebraico foi a língua em que foi escrito a maioria do Antigo Testamento. Era a língua falada pelos hebreus e, atualmente, é a língua oficial do estado de Israel. Apenas alguns trechos do Antigo Testamento foram escritos em outra língua, no caso, o aramaico.

- Estude a Bíblia começando de Gênesis pelo celular em vídeo-aulas (clique aqui)

- Chegou o Programa Teologia Para Todos sem mensalidades (acesse aqui)

O aramaico era um grupo de dialetos muito ligado à língua hebraica. Era falado não só em Israel, mas também em vários outros países da época no mundo bíblico (2 Rs 18. 26). Os trechos bíblicos do Antigo Testamento que foram escritos em aramaico são: Ed 4. 8-6, 18; Ed 7. 12-26; Dn 2. 4-7, 28 e Jr 10. 11). Todo o restante do Velho Testamento foi escrito originalmente em hebraico.

Já no Novo Testamento temos como língua original o grego. Ele não foi escrito no grego clássico, mas em um grego popular que é chamado de grego Coiné.
Unknown disse…
O hebraico foi a língua em que foi escrito a maioria do Antigo Testamento. Era a língua falada pelos hebreus e, atualmente, é a língua oficial do estado de Israel. Apenas alguns trechos do Antigo Testamento foram escritos em outra língua, no caso, o aramaico.


O aramaico era um grupo de dialetos muito ligado à língua hebraica. Era falado não só em Israel, mas também em vários outros países da época no mundo bíblico (2 Rs 18. 26). Os trechos bíblicos do Antigo Testamento que foram escritos em aramaico são: Ed 4. 8-6, 18; Ed 7. 12-26; Dn 2. 4-7, 28 e Jr 10. 11). Todo o restante do Velho Testamento foi escrito originalmente em hebraico.

Já no Novo Testamento temos como língua original o grego. Ele não foi escrito no grego clássico, mas em um grego popular que é chamado de grego Coiné. Portanto ele só leu parte do velho testamento, não a Bíblia, nesse caso mais pro lado da Torá

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Vídeo de pastor mostra criança em situação de constrangimento

Imagens pegam menina em close se contorcendo no chão Um vídeo de 3 minutos [ver trecho abaixo] do ministério do pastor Joel Engel, do Rio Grande do Sul, expõe uma criança em situação de constrangimento ao mostrá-la se contorcendo no chão ao lado do seu pai, em uma sessão de descarrego. Pelo artigo 232 do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente), comete crime quem submete menor de idade sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexames ou constrangimento. É o caso deste vídeo. Na gravação, a mãe diz o nome da filha. Ao final, Engel afirma: “O que Deus está fazendo aqui é impressionante”. Em outra oportunidade, Angel já tinha passado por cima do Eca ao pegar como oferta o único par de tênis de um menino, deixando-o descalço e com o rosto de choro. . Se o Conselho Tutelar e o Ministério Público tivessem enquadrado na época o pastor, ele certamente agora pouparia a menina do vexame. Imagens vexatórias Pastor Joel Engel pega como oferta único par de tênis de

Textos bíblicos têm contradições, mas as teorias científicas também

por Demetrius dos Santos Silva , biblista, a propósito de Quem Deus criou primeiro, o homem ou os animais? A Bíblia se contradiz Por diversas vezes vejo pessoas afirmarem ideias sobre a Bíblia baseadas em seus preconceitos religiosos ou seculares. Todo preconceito é baseado em uma postura fanática onde o relativo é assumido como absoluto. Nesse sentido, qualquer ideia ou teoria deve-se enquadrar dentro da visão obtusa do fanático. É como uma pessoa que corta a paisagem para caber dentro de sua moldura. O quadro é assumido como se fosse a paisagem verdadeira e tudo o que está fora de seu quadro é desconsiderado. Quando o assunto é a Bíblia, muitas pessoas abandonam os critérios literários e assumem uma postura pseudocientífica que revela seus profundos preconceitos sobre as religiões e seus livros sagrados. A palavra Bíblia vem da língua grega “Biblos” e significa: livros. A Bíblia é uma biblioteca. Nela encontramos diversos gêneros literários: poesia, prosa, leis, oráculos pro

Atea pede a colégio de Esteio que impeça bullying a aluno ateu

Aluno disse que escola tornou obrigatório o ensino religioso A Atea (Associação de Ateus e Agnósticos do Brasil) enviou ofício ao Colégio Estadual Augusto Meyer, de Esteio (RS), para que impeça que um de seus alunos de 1º grau continue sendo alvo de bullying por não acreditar em Deus. O jovem relatou à associação que a diretora e vice-diretora da escola impõem o ensino religioso no currículo como se fosse obrigatório, sendo que, pela lei, trata-se de uma disciplina facultativa. Ele contou que a professora de religião e a classe riram pelo fato dele ser ateu. O site do colégio informa que a diretora é Nara Machado e que também é professora de sociologia no Colégio Estadual Guianuba. A vice-diretora é Maria Cristina Centeno Fernandes. Trata-se da professora mais antiga do colégio. No ofício assinado com a data de hoje (18) pelo seu presidente, Daniel Sottomaior, a Atea avaliou que se trata de um “incidente grave” cuja origem é a obrigatoriedade do ensino religioso. Afirmou

Sete países têm lei de pena de morte a ateus, revela relatório

Pena capital para céticos vigora  no Afeganistão, Irã, Maldivas, Sudão, Mauritânia, Paquistão e Arábia Saudita Os ateus e outros céticos religiosos sofrem perseguição ou discriminação em muitas partes do mundo e em pelo menos sete países podem ser executados se sua falta da crença se tornar conhecida. A informação é de relatório da IHEU (União Internacional Humanista e Ética) divulgado hoje (10). O relatório mostra que a situação dos “infiéis” é mais grave em países islâmicos, onde religião e Estado se confundem. As consequências para o cético às vezes podem ser brutais. Ele também aponta que em alguns países europeus e nos Estados Unidos as leis favorecem os religiosos e suas organizações e tratam os ateus e humanistas como cidadãos de segunda classe. O “A Liberdade de Pensamento 2012" afirma que "há leis que negam aos ateus o direito de existir, restringindo a sua liberdade de não ter nenhuma crença e de expressão. Também revogam sua cidadania e limitam seu

Partícula de Higgs é vitória da ciência sobre a religião

Representação das experiências do Centro de Pesquisa Nuclear por Lawrence M. Krauss  Tem havido muita comoção desde o dia 4 de julho, quando houve o anúncio de que o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear tinha descoberto evidências de uma nova partícula elementar, a Higgs, que os cientistas têm procurado há quase 50 anos e está no cerne da nossa melhor teoria atual sobre a formação do cosmo. Parte da comoção parece vir do fato de que a descoberta tem sido frequentemente chamada em círculos informais de “partícula de Deus”. Esse termo apareceu pela primeira vez no título infeliz de um livro escrito pelo físico Leon Lederman, há duas décadas. Mas, pelo meu conhecimento, nunca foi usado por qualquer cientista antes ou depois da descoberta da partícula, incluindo o próprio Lederman. Apesar disso, o termo "colou” no imaginário da imprensa. O que torna o termo “partícula de Deus” lamentável é que nada poderia estar mais longe da verdade. Porque a existência da partícula de Hig

Pastor que exigia 'boa conduta' de fiéis é condenado por estupro

Pastor abusou de crianças na faixa de 4 a 11 anos O pastor Manoel Teoplício de Souza Ribeiro (foto), 52, da Assembleia de Deus, exigia das fiéis “boa conduta”, como não usar calças compridas e maquiagem – coisas do demônio, segundo dizia. Mesmo sendo tão conservador, atraia muitos fiéis para a sua igreja em Samambaia, cidade próxima de Brasília. Ribeiro foi condenado a 50 anos e 10 meses de prisão por ter estuprado crianças na faixa de 4 a 11 anos, filhas de fiéis. A sentença, agora divulgada, tomada há um mês pela Justiça do Distrito Federal. O pastor já se encontrava preso preventivamente desde junho de 2011. Ele alegou à polícia ter conhecimentos de medicina e que, por isso, levava as filhas de fiéis para sua casa de modo a tirar delas “maus fluidos” por intermédio de massagens. Só que  massageava principalmente a genitália das meninas, de acordo com as denúncias. Ele abusava das crianças desde 2005 e as ameaçava para que não contassem nada a ninguém. Uma fiel

Mulher de médico estuprador foragido está grávida de gêmeos

Larissa, 32, e Abdelmassih, 67 A procuradora Larissa Maria Sacco (foto), 32, mulher do foragido ex-médico Roger Abdelmassih  (foto), 67, está grávida de gêmeos. Afastada sem remuneração do Ministério Público, ela provavelmente está junto com o marido. A polícia acredita que Abdelmassih tenha saído do Brasil pela fronteira do Paraguai, tendo passado por Uruguai, onde obteve passaporte falso para se esconder no Líbano, país de suas origens. Não se sabe se Larissa fez o mesmo percurso. Abdelmassih, que teve o registro profissional cassado pelo CRM (Conselho Regional de Medicina), foi condenado a 278 anos de prisão por ter violentado 37 pacientes de sua clínica de reprodução humana em São Paulo. Ele estava em liberdade à espera do julgamento do mérito de um habeas corpus que tinha conseguido do STF (Supremo Tribunal Federal). O ex-médico já tem cinco filhos e pelo menos 12 netos. Essa é a segunda gravidez de Larissa. A primeira não vingou. Com informação de Mônica Berg