Crianças que assistem mais TV ingerem mais alimentos não saudáveis, concluiu estudo feito pela nutricionista Renata Alves Monteiro, da Unb (Universidade de Brasília). Duas horas de TV elevam o consumo desses alimentos em até 10%.
O estudo apurou que o consumo de doces e guloseimas é estimulado principalmente pelos comerciais com personagens infantis e brindes.
Renata chegou a essas conclusões após observar os hábitos alimentares de 330 crianças de 9 a 12 anos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal.
"No Brasil, 95% das propagandas para crianças são de alimentos não saudáveis”, disse. “Isso tem uma relação direta com o aumento da obesidade."
A psicóloga Patrícia Spada, da Universidade Federal de São Paulo, disse que as crianças sabem quais os alimentos que não saudáveis, mas elas acabam sendo seduzidas pelos comerciais de TV.
Ppara Isabella Henrique, do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, crianças com menos de 12 anos não têm ainda senso crítico para rechaçar os alimentos industriais que prejudicam a saúde. Por isso, disse, “toda a propaganda para crianças abaixo dessa idade é abusiva.”
Há um consenso entre nutricionistas de que a publicidade para o público infantil precisa ser submetida a uma regulamentação mais rigorosa, a exemplo do que já ocorre em outros países.
Com informação da Folha de S.Paulo.
Alimentos não saudáveis são os mais veiculados na tv.
junho de 2008
O estudo apurou que o consumo de doces e guloseimas é estimulado principalmente pelos comerciais com personagens infantis e brindes.
Renata chegou a essas conclusões após observar os hábitos alimentares de 330 crianças de 9 a 12 anos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal.
"No Brasil, 95% das propagandas para crianças são de alimentos não saudáveis”, disse. “Isso tem uma relação direta com o aumento da obesidade."
A psicóloga Patrícia Spada, da Universidade Federal de São Paulo, disse que as crianças sabem quais os alimentos que não saudáveis, mas elas acabam sendo seduzidas pelos comerciais de TV.
Ppara Isabella Henrique, do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, crianças com menos de 12 anos não têm ainda senso crítico para rechaçar os alimentos industriais que prejudicam a saúde. Por isso, disse, “toda a propaganda para crianças abaixo dessa idade é abusiva.”
Há um consenso entre nutricionistas de que a publicidade para o público infantil precisa ser submetida a uma regulamentação mais rigorosa, a exemplo do que já ocorre em outros países.
Com informação da Folha de S.Paulo.
Alimentos não saudáveis são os mais veiculados na tv.
junho de 2008
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