Pular para o conteúdo principal

Português xenófobo mata brasileiro que urinava em uma rua

Um português matou com golpe de canivete na madrugada de domingo o brasileiro Luciano Correia da Silva, 28, natural de Rondônia, porque ele estaria urinando em uma rua de Caldas da Rainha, uma cidade a 100 km de Lisboa. A cidade pertence ao distrito de Leiria e tem cerca de 25 mil habitantes.

Andressa (com a mãos no rosto)
recebe consolo de amiga 
A paranaense Andressa Valéria (foto), 26, mulher do Silva, contou que o português, aparentemente bêbado, se aproximou e disse: “Brasileiro de merda, volta para a tua terra, vagabundo”.

Quando o brasileiro, de costas, se virou fechando o zíper da calça, levou o golpe sem ter nenhuma chance de defesa.

Andressa disse que correu a um café para pedir ajuda, mas quando voltou o seu companheiro já estava ensanguentado no chão -- o português tinha fugido. Silva chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu ao ferimento.

O casal tinha saído de um bar e estava a caminho de sua casa.

Luciano era serralheiro e estava em Portugal havia quatro anos. Imigrante legalizado, ele vivia com Valéria e uma filha dela de um ano e nove meses havia um pouco mais de dois anos.

Andressa disse que o português matou o seu marido por nada. “O homem tratou-o como se ele fosse um cão e matou-o como se estivesse a furar o coração de um animal. O meu marido nem armado estava, nem nunca precisou, porque não era nenhum bandido, era uma pessoa boa, tinha família e trabalhava desde pequeno."

A PJ (Polícia Judiciária) ainda não identificou o suspeito. Porta-voz do órgão disse que, para a Justiça, a xenofobia do criminoso é um agravante.

Nos últimos dois anos, pelo fato de Portugal estar em profunda crise econômica, aumentou no país o preconceito contra brasileiros, principalmente porque eles disputam as poucas vagas no mercado de trabalho.

No site do jornal português Correio da Manhã, há comentários como este: “Para os brasileiros: se há portugueses xenófobos é porque há razões para isso. Para os portugueses: se têm vergonha do vosso país, pode ir para o Brasil e ver como é o ‘paraiso’”.

Um brasileiro anônimo escreveu: “Leio imbecis defendendo um assassino. Não têm nem noção de que aqui no Brasil existem tantos portugueses imigrantes quanto brasileiros aí. E, agora que Portugal vai quebrar, virão ainda mais para cá. Um dia após o outro”.

Silva e Andressa estavam vendendo o que tinham para voltar ao Brasil. "As condições aqui estão muito difíceis, o país está em crise", disse ela, acrescentando já ter sido vítima de preconceito. "Uma vez entrei no banco e fui ofendida, me chamaram de puta brasileira."

Ela firmou não ter dúvida de que o seu marido foi morto por preconceito. "O homem não matou meu marido porque ele estava fazendo xixi, foi por preconceito. Tem muitos portugueses bons aqui, muitas pessoas boas. Mas tem muito preconceito também."

Andressa espera ter ajuda dos brasileiros em Portugal de modo a arrecadar dinheiro suficiente para transportar o corpo do marido ao Brasil.

Com informação e foto do jornal português Correio da Manhã e do G1.

> Português mata em Lisboa brasileira com dois tiros na cabeça.
outubro de 2009

Comentários

Anônimo disse…
Engraçado,se fosse pra ser xenofóbicos,nós é que deveriamos ser com eles,afinal quem veio pra cá?roubou tudo?doou tudo e foi embora e ainda continua sem um tostão no bolso?
As pessoas sempre estão atrás de algum motivo para discutirem :religião,futebol,paises,cor,tudo é motivo.
As pessoas tem de entender que paises são criações imaginárias,criações dos homens...
Margareth ventura disse…
A situação dos brasileiros no exterior é absurda,porém, eles que causaram:urinando narua,roubando,saindo sem pagar a conta,querendo levar vantagem em tudo e as mulheres o de sempre;golpe da barriga, casamento para obter cidadania e prostituição.
O assassino tem que ser prêso e pagar pelo crime.Os brasileiros precisam aprender que esta bagunça generalizada só exite aquí na terra de Macunaima.
Anônimo disse…
Cala a boca, Margareth. Se fosse assim, matem todas as brasileiras que dão golpe da barriga em... brasileiros. Falta de educação e caráter não é mal do Brasil, só pra quem tem PRECONCEITO com o próprio país, seu caso. Xenofobia não é exclusividade de brasileiro em terra gringa, senão adeus guerras no Oriente Médio, disputas territoriais na Índia e no Tibete, leis anti-islâmicas na França. Xenofobia é doença de espécie "racional", não de nacionalidade (coisa tão artificial e segregadora. Não é ridículo marcar o chão com uma linha imaginária só pra criar conflito, proibição, restrição, se isentar do que acontece com os outros?)
JOANA disse…
CADE A FOTO DESTE ASSASSINO,SE FOSSE O BRASILEIRO A TER MATADO,JA TERIA UMA FOTO GIGANTESCA,PORQUE OS BRASILEIROS ENCOMODAM TANTO OS PORTUGUESES(AS)?,TALVEZ PORQUE SOMOS ALEGRES,CARINHOSOS,MEIGOS,SOMOS BONS EM TUDO QUE FAZEMOS,MAIS AGORA COM ESTA CRISE EM PORTUGAL,AIAIAI,ESTE MUNDO DA REALMENTE MUITAS VOLTAS,QUERO VER A ARROGANCIA DO POVO PORTUGUES,ATE ONDE VAI,AMO ESTE LUGAR,POIS SOU NETA DE PORTUGUES,MAS,OH..GENTE ARROGANTE,PRECONCEITUOSOS,TRISTES,DEPRIMIDOS,NEGATIVOS,INVEJOSOS,MAL EDUCADOS,QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DESTA GENTE...O FATO É:ESTA RAÇA VÃO PARA O BRASIL E SO FAZEM MERDA,A MIDIA ESCONDE...POIS...NÃO IMAGINAM COMO EXISTE PORTUGUESA NA PROSTITUIÇÃO,COMO EXISTE PORTUGUES CABRÃO,SABES,QDO VCS APONTAM O DEDO PARA UM BRASILEIRO,OU SEJA LA QUAL NACIONALIDADE,NÃO ESQUEÇA QUE TEM 3 DEDOS PARA VCS...
Nojgera disse…
Nasceu no Brasil? Vive no Brasil e ajuda a tua pátria a crescer.
Quem foge da asa protetora da mãe pátria, está predisposto a sofrer represálias.
Antes reinar no inferno, que servir no céu.
Viva o Brasil!!!
(Xenofobia)Ha esta piada de mau gosto este Português entende...Nao vou denigrir a especie,animal Que as pessoas costumam asociar.A bichos deste tipo.
Anônimo disse…
tem ai situaçoes que nao se admitem mas, acho que se querem falar de xenofobia estao a acusar as pessoas erradas, é claro que entre brasil e Portugal existem divergençias, alguns dos casos referidos sao horriveis mas nao se esqueçam do que aconteçe ao no brasil, portugueses assassinados, raptados, desapareçidos, enterrados vivos... eu proprio ja fiu ao brasil e deparei-me com coias realmente absurdas como por exemplo começarem a contar piadas sobre portugueses em pleno restaurante, mas nao é por isso que ganhei rancor do vosso pais, acho-o muito bonito e com pessoas muito simpaticas, e essas pessoas nao devem ser responsabilizadas pelos actos de outras que para alem de serem imaturas nao se sabem comportar, isto aconteçe em todo o lado infelizmente.

isto nao se admite, ate nos comentarios da para ver como isto é. essa Joana provavelmente nunca passou muito tempo em portugal, para dizer essas idiotiçes
Anônimo disse…
portugueses perconceituosos... que raio de estupides, pra verem o quao enganados estao basta fazer 1 coisa:
ir a 1 escola publica em Portugal, apenas isso, talvez mudem de ideias -.- as vezes as pessoas conseguem ser mesmo anoramis, nao estao bem convosco mesmos e poem-se a culpas outros paises, o mal é que a maioria de voçes, que nao tem culpa nenhuma sujeita-se a ouvir coisas que nao precisa por causa de alguns individuos
Anônimo disse…
qundo me mandaram o link do site nem era pra ver mas depois de ofazer ficaram-me umas cosias intaladas, adurei esta frase:

se têm vergonha do vosso país, pode ir para o Brasil e ver como é o ‘paraiso’

isto vindo do pais que tem nao sei quantos milhoes de pessoas a viver em "favelas" sem as minimas condiçoes de vida ofende-nos muito... é um paraiso pras classes altas, como qualquer outro pais com bons hoteis -.- mas a verdade é que o vosso suposto paraiso nao tem lei á noite, porisso é que de noite ninguem respeita semáforos com medo de ser assaltado, um paiis em q morrem 37 mil pessoas de açidentes rodoviarios isto ja pra nao falar dos homiçidios porque senao isto ia-se estender, cá, a coisa pode tar um pouco má mas nao se compara ai, e poupem-nos a esses comentarios futeis, nao estao bem?? ponham-se que nos fazemos o mesmo, murreu 1 brasileiro? é mau, mas a verdade é que podia ter sido um portugues, um espanhol, um françes, pode ser qualquer 1 e depois ainda temos que levar com voçes a insultarem-nos
Voçes é que sao os Xenofobicos


e essa treta da xenofobia aumentar com a crise eu esplicovos ja o porquê: senao nos assaltassem as ourivesarias, lojas e cafes, entrassem por bancos a dentre e chegarem ao ponto de fazerem refens ninguem ouviria sequer isto
Anônimo disse…
mesmo, ainda me lembro disso, fizeram refens durante nao sei quantas horas...
Anônimo disse…
Aposto como essa noticia foi inventada, ou no minimo invertida,Porquem a postou neste blogue claro! brasileiro é especialista em inventar estorias só para lixar portugues.
Anônimo disse…
mesmo! eu que costumo ler o jornal quase todos os dias nunca tinha ouvido falar nisto de 1 pessoa ser morta por urinar em publico... ja agora, se a historia é mesmo verdade, que raio fazia ele a urinar em publico?? nao é normal
Anônimo disse…
e ele se esqueceu que quem inventou de mijar na rua foi dom joão VI imperador de Portugal
Anônimo disse…
mas que raio de historia aprendes-te tu?
Anônimo disse…
que LOL, nunca ninguem tinha feito isso antes secalhar
Anônimo disse…
O FUTURO DE PORTUGAL É NEGRO. EM BREVE ESTARÃO AOS MILHARES POR AQUI. NADA MELHOR QUE UM DIA APÓS O OUTRO.
Anônimo disse…
nao é só o futuro portugues que pareçe negro, muitos estao na mesma situaçao que nós, enquanto houver dinheiro para comer eu dou-me por satisfeito :) as crises sao passageiras, ja passamos por mais que uma e bem piores e só pelo simples facto de as termos ultrapassado e em algum casos termos tirado proveito delas dá-me um certo alento, temos que esperar ter paciencia, melhores dias virão :)

Um feliz 2012 a todos
Anônimo disse…
Portugueses são geneticamente pisicoticos totalmente livres de empatia.

Fora que os Brasileiros que vão pra fora parecem ser os de pior especie desprovidos de um pingo de amor próprio pra procurar trabalho em um pais imperado pela empáfia.
Anônimo disse…
Vai te foder pahh se n fossem os portugueses vcs ainda estariam com penas na cabeça a dançar á volta da fogueira..povo engrato
Brasilol disse…
Só rir com brazucas complexados e xenófobos, convencidos de que vão ser uma "potencia mundjiau". Deixem-me que vos diga: não vão; corrupção a mais, estrutura económica a menos, divisão interna crescente entre Sul (rico, como quem diz) e Norte (pobre e minado por corruptos). As havaianas não são calças de ganga, o samba não é rock e o guaraná, por muito bom que seja, não é coca-cola. O mercado interno é grande, mas não chega para fazer frente a Chinas, Índias, UE, EUA e por aí fora.
É inútil ser a "sexta maior economia do mundo" com proteccionismo, corrupção e ter um PIB "per capita" 3 vezes inferior ao do Reino Unido e França. Ilusões e megalomania.

Com tanta falta de noção e ignorancia contra Portugal, o Brasil nunca será ninguém, só mesmo o puxa-saco dos outros. É um gajo grande, que só tem tamanho, mas de acção não tem nada. Recomendo que leiam o blog do Sr. Pedro Maragoni, um brasileiro de gema que sabe bem o valor dessa tal de Lusofonia. Lusofobia? Só os portugueses o podem ser, os outros que se fodam.

Quanto ao atrasado mental que acha que somos psicóticos: sai do anonimato, cobarde.
Brasilol disse…
Já agora, se puser notícias da merda que os brazucas (a minoria, porque eu não sou um parvo dum leitor do Correio da Manhã nem um idiota zuca cobarde das Internetes) fazem em Portugal e na Europa vai rebentar com o servidor, porque são mais do que muitas. Lamento que muitos sejam complexados e tenham vergonha de quem vos fez, mas nós por cá só temos é falta de dinheiro; já o Brasil até pode ter um dinheirito, mas não tem educação (não confundir com qualificações), não tem princípios, odeia-se a si mesmo e confunde alegria com histeria.

Não há nada pior do que rico armado em Santo e pobre de espírito armado em megalómano.
Rodrigo Xavier disse…
Logo se vê o tipo de pessoa que existe em portugal, não conhece 1% sobre nós ou sobre nosso povo. Me dou o direito de me referir a sua "terrinha" da mesma maneira que se pronuncio à minha nação. Um país atrasado que está mais pra norte da africa do que para sul da europa só poderia estar nesta situação. Lugar de imperador covarde que foge à luta, gente atrasada e religiosa, cuja o maior feito foi ter construído caravelas e escravisado índios. Vão ter que se foder muito pra aprender
Anônimo disse…
quem é vc? talvez vc seja do jeito que está descrevendo...
parece que todo brasileiro fica sorrindo e dançando o tempo inteiro, mas também tem gente que trabalha, estudo e não um bobo alegre
Anônimo disse…
Trezentas mil portugueses passam fome(fonte dn.pt, dia 10/12/2012)isso é primeiro mundo?
Anônimo disse…
Pelo menos o Brasil tem condiçoes de pagar sua divida publica sozinho(a de tugal é de 110% do pib) e externa tambem(a de tugal é 480% do pib)os tugueses pensaram que iriam alcançar o padrão de vida da europa do norte mais cairam na real que só sõ uns taberneiros, faxineiros, mendigos, garotas de programa(sim as tugas vendem a ... também)
quem nasceu para ser Cristiano Ronaldo não chega a ser Pelé, nunca o será...
vc já comeu alguma coisa hj tugues falido?
Anônimo disse…
A lusofonia não serve para nada, poderiamos muito bem sair dela, alguma nação importante faz parte dela?Tugal?
que quer exportar desempregados?
um milhão de tugueses buscam sua comida no lixo... vc é um deles?
Anônimo disse…
ou seriamos muito melhores, já que até hj vcs passam fome

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l