Pular para o conteúdo principal

'Os ateus cansaram de apanhar em silêncio'



por Vera Guimarães Martins
para Folha

Morreu pagã, sem receber o batismo das ruas, a campanha publicitária contra o preconceito que a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) previa para este mês.

Com frases como "se Deus existe, tudo é permitido"; "a fé não dá respostas, só impede perguntas" e "somos todos ateus com os deuses dos outros", foi recusada em São Paulo, Salvador e Porto Alegre, as três cidades do país em que estava programada.

Aqui, como na Austrália, foi vetada pelas empresas de ônibus, que estampariam os outdoors ambulantes. Nenhuma quis meter a mão num vespeiro que envolve fé e religião.

Menos mal que a censura não tenha vindo do governo, como na Itália. Pena ter perdido a oportunidade de despertar a polêmica vivida na Inglaterra e Espanha. Sem entrar no mérito do conteúdo, a campanha poderia jogar os holofotes no postulado que prega a superioridade moral daqueles que creem em algum deus.

Estimados em 2% ou 3% da população, os ateus foram, ao longo dos tempos, uma minoria silenciosa e quase invisível. Invisibilidade conveniente, tendo em conta a inquisição sociorreligiosa que fez -e faz- da condição um insulto.

Mas a minoria descrente cansou de apanhar em silêncio.



Há dois meses, quando Frei Betto escreveu na Folha que os torturadores da ditadura eram ateus militantes, choveram protestos à ombudsman, no "Painel do Leitor", em blogs. Curioso é que os sem deus entraram no artigo como Pilatos no Credo, uma menção lateral num texto cujo intuito era atestar a religiosidade da candidata Dilma Rousseff.

O frade dominicano tentou explicar depois, em entrevistas, seu conceito de "ateu militante", mas a emenda não colou -retórica à parte, por crença ou obrigação religiosa, seu discurso só ajuda a reforçar a ladainha de que o mal é monopólio de quem não crê.

Ironicamente, é o mesmo ponto de vista do apresentador José Luís Datena, que em seu programa de TV tascou na conta do ateísmo a existência de crimes hediondos, bandidos, estupradores e assassinos. E elaborou: "Ateus são pessoas sem limites, por isso matam, cometem essas atrocidades. Pois elas acham que são seu próprio Deus".

Que duas figuras tão ideologicamente distintas comunguem o mesmo preconceito simplório revela o quanto ele está arraigado. E convém ressaltar que elas são só duas vozes do coro, mas o mantra é de uso geral e consagrado.

A campanha publicitária dos ateus e agnósticos era a chance de desafinar, levando às ruas mensagens que a maioria religiosa provavelmente encararia com desconforto ou até como ofensa pessoal. Seria no mínimo divertido assistir. Com muita sorte, poderia até ser educativo.




Porto Alegre e Salvador barram a campanha do ônibus ateu

Fanático do ateísmo aproxima-se do dogmatismo religioso, diz Folha


Comentários

juliano disse…
o ateismo vai contra práticas religiosas usadas para extorquir dinheiro (assalto através do dizimo), construções de empresas/máfias multinacionais (igrejas, templos aqui e lá fora)e é contra políticos usarem o fator "cristianismo" e usarem o poder de serem alguma coisa dentro de uma grande seita cristã para conseguirem se eleger
então pq o ateismo teria algum incentivo se é considerado inimigo da elite podre?
Anônimo disse…
Datena é um idiota, um oportunista idiota, Frei Beto pisou na bola...
Lucio Ferro disse…
O frei beto é tão idiota quanto o datena...
Anônimo disse…
onde coló cumeu, meu caõzinho coló, acabou a ração.
Anônimo disse…
Os ateus cansaram de apanhar em silêncio. Agora, vão apanhar falando...
Anônimo disse…
Ser ateu é simplesmente agir com lógica e inteligência. Não acreditar em promessas religiosas vazias sem um mínimo de base científica. Foi em nome da religião que milhares foram mortos. Não foi um ateu que jogou um avião numa torre cheia de gente! Também não foi um ateu que "visitou" Realengo! Com um passado tão macabro e tosco seria justo criticar os ateus?
Ricardo disse…
Anônimo 18:19

O regime político que mais matou pessoas no séculos XX (o comunismo) era ateu. Os homens sempre tiveram o costume de matarem uns aos outros, com Deus ou sem Deus. Eu fico admirado com a ingenuidade dos ateus alegrinhos de hoje, que acham que um mundo onde todos fossem ateus seria, automaticamente, um mundo melhor. Eles possuem a mesma mentalidade dos militantes de esquerda dos anos 70.
Anônimo disse…
Ricardo 14:38

Enquanto o Anônimo 18:19 usou um comentário de tendência moral (ainda assim, o que ele fala não é inverídico), você, utilizou-se de um comentário de excessiva carga proselitista política e popular. Na falta de uma crítica racional, culpa-se "a esquerda", "a direita", o regime x, o regime y... e tudo volta-se ao ataque pessoal. Não seria você um egocêntrico ideológico?

É. Falta mesmo aos brasileiros uma boa dose de escola, raciocínio e discernimento antes de soltarem disparates.
Anônimo disse…
Os Ateus podem ate ficar choramingando a sua descrença, mas não pode pedir a um país com religião aficial católica, que aceite os seus dizeres, e além do mais, se nao acreditam, para que ficar fazendo propaganda disso, eles acham que vão ajudar alguém assim? Eles poderiam procurar o que fazer...
Anônimo disse…
Brasil é um estado laico, é impossível que um estado laico tenha religião oficial, isso já demonstra o erro dos crentes. Aceitar os "dizeres" dos ateus é não impor religiosidades, é ser justo e a favor da liberdade de expressão e livre arbítrio, mas adivinha se religião vai querer algo assim? Claro que eles preferem discriminar/criminalizar/matar quem não aceita os dizeres absurdos deles. Nem eles aceitam seus próprios dizeres absurdos. Mas é religião, se vc tem é pq vc não tem lógica, fé é o oposto de lógica, se vc se baseia pela razão vc não tem religião pq religião não faz sentido.
RADIO DO ATEU disse…
se informa melhor antes de falar besteiras

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...