A Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) foi impedida de veicular em ônibus de Salvador e Porto Alegre mensagens como “Religião não define caráter” e “Se Deus existe, tudo é permitido”. A campanha estava prevista para começar na segunda-feira (13).
A agência responsável em Salvador pelos anúncios comunicou à Atea que não poderia cumprir o contrato por temer uma ação judicial do Estado e dos empresários de ônibus.
Em Porto Alegre, a associação dos transportadores de passageiros barrou a campanha como o argumento de que uma lei municipal impede que o ‘busdoor’ ostente mensagem com conteúdo pornográfico, bebida alcoólica, manifestações religiosos, entre outros temas.
A Ateia também não conseguiu promover o ‘onibus ateu’ em São Paulo. A agência contratada para veicular a campanha recuou quando soube do teor das mensagens.
A associação vai decidir se recorre à Justiça contra os vetos. Para a campanha, ela obteve doações no total de R$ 10 mil. Uma única pessoa -- que quer permanecer anônima -- doou R$ 5 mil.
Daniel Sottomaior, presidente da associação, disse que a campanha foi concebida para combater a discriminação contra os ateus. Afirmou que os brasileiros ateus são 4 milhões, cerca de 2% da população.
“Muitos têm medo de se expor por causa do preconceito de amigos, chefes e familiares”, disse. “Isso tem de acabar.”
O primeiro ‘onibus ateu” surgiu na Gra-Bretanha em 2008 com a mensagem “Provavelmente Deus não existe. Então parem de se preocupar e aproveitem a vida”. Em 2009, a ideia foi adotada na Espanha. Em ambos países, houve tentativa de impedir a livre manifestação dos ateus.
Com informação da Atea, Folha.com, Zero hora e arquivo deste blog.
> 'Ateia parece cultivar uma espécie de religião dos descrentes.'
dezembro de 2010
> Hitler foi católico e nunca renunciou ao batismo, lembra Dawkins.
setembro de 2010
> Trajetória do ônibus ateu. > Ateísmo. > Publicidades polêmicas.
Comentários
Droga!
Isso só faz é aumentar ainda mais a luta contra os infames ateus que se não acreditam, que fiquem calados.
Jamais iremos tolerar essa falta de respeito desses seres do esgoto contra nossa religião.
O mais interessante disso tudo é como mostra esses vermes o tipo de idolo que eles tomam como figura exemplar. Um transloucado comunista denominado Charles Chaplin.
Vão para o Inferno! Raça de víboras.
A campanha dos ateus é muito ofensiva.
Mas oro para que Deus tenha misericórdia dessas pessoas e que elas tenham um encontro com Deus e conheçam a verdade sobre ele.
Deus não é um deus que nos tras o mau.
As coisas acontecem porque ele é tão bondoso que nos dá o livre arbirito, as pessoas podem escolher o mau e o bem.
Assim como existe Deus, existe o Diabo que leva as pessoas para o mau, engana elas.
Mas Deus é um deus bom, de amor.
Ele só quer o melhor para seus filhos.
Não podemos culpar somente Deus e o Diabo por tudo que acontece, as pessoas que tomam suas decisões.
E para combater qualquer tipo de preconceito, não podemos usar mais preconceito.
Senão tudo vira um ciclo sem fim.
.
sou muito muito feliz sendo ateu e morri de rir com tudo o que vcs escreveram... querem me ofender.... vão ter que se esforçar muito muito mais...
.
um abraço aqui do esgoto...
A campanha, em algum momento, fala algo que não é a verdade? Não.
Não querendo puxar pra um lado ou para outro, mas o pessoal leva muito naquela de 'a minha verdade é a que conta e a tua é uma bosta.'
Na Escandinávia, onde o “casamento” homossexual é legal, o bestialismo também é legal. E porque não? Afinal, ter relações sexuais com animais não é apenas mais uma “escolha de vida”? Se calhar as pessoas que abusam tem relações sexuais com os animais já nasceram assim, e portanto não há nada a fazer senão legalizar.
Uma nova regulamentação por parte da “Norwegian Animal Protection Act” está em consideração, e tem havido propostas por parte da “Norwegian Animal Welfare Alliance” entre outras para que o envolvimento sexual entre humanos e animais seja proibido.
Estes actos provocam repulsa moral. A questão é se a imoralidade deveria ser ilegalizada.
Esta frase em cima encapsula tudo o que há de mau no ateísmo. Como não tem um Ponto de Referência para comportamentos morais, as sociedades secularizadas ficam sem argumento absoluto contra comportamentos claramente auto-destrutivos como a homossexualidade ou o bestialismo dos ateus.
Odeio intorelerância de ateu quase tanto quanto odeio intolerância de gente religiosa. Gente, eles querem acreditar em um ser invisível que ama a todos mas manda todos pro inferno, deixa eles...
A maioria dos religiosos já fez sexo antes de se casar, não vai a igreja todos os domingos, alguns até trabalham nesse dia (de acordo com a bíblia devem ser apedrejados publicamente até a morte), fazem uns 10 pecados por dia, percebendo ou não (a bíblia é bem grande, há pecados pra caralho lá), se querem acreditar numa religião onde vão queimar pela eternidade, dexa eles...
Se souberem o que é bom pra eles, farão como os 2 pastores que recentemente, após 20 anos "trabalhando" em suas igrejas, resolveram ler a bíblia e viraram ateus com tantas dúvidas e coisas horríveis que leram :p
PS: foi provado com um teste nos EUA (país predominantemente cristão) que ateus entendem mais de religião que os cristãos (judeus e outras religiões menores acabaram tendo resultados do mesmo nível dos ateus), então vocês podem orar pela gente ou louvar o seu deus, mas a maioria de nós sabe muito mais sobre sua religião do que vocês ;]
Lendo os comentarios aki só digo isso:
Religiosos e ateus pq nao se calam?
Nenhum dos dois lados ta certo.
os dois sao intolerantes e chatos.
Quanta intolerância e desprezo pelas opiniões e prefêrencias dos outros.
Acham que por serem ateus ou cristãos (ou crentes em qualquer outro deus) os fazem melhores ou piores?
Parem e reflitam o que nos faz crescermos e melhorarmos como pessoas.
Não seria nos preocuparmos com a felicidade e com o bem estar (seja ela físico ou mental) dos nossos semelhantes?
Creio que isso deva ser inerente ao ser humano, de sua própria natureza, que o faça sem esperar algo em troca, e não porque algo (um "livro" ou uma propaganda) ou alguém (ateus ou religiosos) diga que é o certo.
Abraços a todos.
Alberto Cristovão
O professor, prostrado e calado só balança a cabeça diante do jovem que é aplaudido de pé! Albert Einstein era o nome do jovem...
Postar um comentário