Pular para o conteúdo principal

Arquidiocese afasta padre que criticou o sacerdócio

Defensores do padre afirma que tudo não passa de uma "armação" de outro sacerdote

Fiéis ficaram revoltados com o afastamento pela Arquidiocese de Belo Horizonte do padre Paulo Eustáquio Cerceau Ibrahim da igreja da Matriz de São Gonçalo, em Contagem, aparentemente, para eles, sem nenhum motivo. Os mais exaltados ameaçaram deixar de pagar o dízimo.

Após uma manifestação de cerca de cem fiéis diante da igreja pela volta de Ibrahim, o Super Notícia publicou a causa: o padre e um jovem aparecem fazendo sexual oral em um vídeo gravado supostamente na casa paroquial. Antes, enquanto bebiam uísque e comiam petiscos ao som de uma música romântica, Ibrahim, questionado se é bom ser padre, respondeu que “é uma merda”. “São muitas as renúncias, e você tem de pensar muito [para seguir o sacerdócio].”

A arquidiocese (que afirma desconhecer o vídeo) e o padre não comentam o assunto. Dom Walmor Oliveira, o bispo metropolitano, encontra-se em Roma.

Para pessoas do convívio com Ibrahim, conforme apurou o jornal, tudo foi uma ‘armação’ de outro padre que foi retirado da igreja Matriz porque se desentendeu com o titular de lá. O rapaz teria sido contratado para expor a atividade sexual de Ibrahim.

O vídeo de 15 minutos foi editado de modo a não mostrar o rosto do jovem que o gravou. A câmera estaria disfarçada no seu relógio de pulso. Durante a conversa, o rapaz fez várias perguntas ao padre.

A polícia não está investigando o caso porque não recebeu nenhuma queixa.

Os fiéis pararam de reivindicar a volta do padre.

> Com informação e imagem do Super Notícia.

• Aparecida ostenta o maior mosaico de Rupnik. Um padre molestador de mulheres


Comentários

Anônimo disse…
Ajoelhou, tem que rezar...

Em uma das imagens acima, o capeta sedutor, proprietário da alma da Xuxa adquirida com financiamento da CEF, apóia a mão na cabeça do padre para abençoá-lo pela contrição e pelo ato de penitência ao qual ele, o padre, se submete por desmoralizar os outros coleguinhas de merda que, mais espertos, só fazem sexo com crianças que ainda não sabem gravar vídeos.
Anônimo disse…
Estudei com o sujeito em questão antes deste ser Padre. Isso sinceramente já era esperado. Mas pelo fato deste sujeito ser bem articulado e convincente,os padres formadores da época foram coniventes e não o impediram. Infelizmente este tipo de fato mancha a imagem dos demais que são excelêntes líderes religiosos e preocupados com as causas sociais. O problema não está na Igreja, ou no Arcebispo atual. Mas está no que as pessoas pensam de suas próprias vidas e não resolvem suas questões pessoais
Anônimo disse…
Por isso que padre deve acabar com o celibato...
Anônimo disse…
Quero saber o que leva o afeminado estudar teologia, filosofia para se formar padre, graças a Deus que alguns saem antes do sacerdócio. A Igreja tem ser mais sérias nas formaçoes de seus padres, ver se realmente tem a vocaçao para tal.
Marcos.
Anônimo disse…
Religiões e seitas não gostam de mulheres e o sujeito que vai pro seminário “também não é chegado...”
Anônimo disse…
O outro padre fez a “armação” porque se desentendeu e foi traído pelo namorado, o Taquinho.
Anônimo disse…
Vergonhoso. A igreja tem que parar de proteger gente suja, que mancha sua imagem. Ele pode ser o que quiser mas antes de pensar so nele pense que fala por Deus na frente de uma comunidade. E não é a primeira ver que o nome desse ser é envolvido com escandalo.E so ao super ver nas ediçoes de ums 2 anos atras em outra comunidade
Anônimo disse…
"Estudei com o sujeito em questão"...outro querendo se justificar, ve la se é coisa de homem querer usar saia, ficar rezando terço, acompanhando beatas, feito mariquinha! Homem pensa em mulher, meu chapa! Tudo é igual, a mesma coisa," uns sujos , falando dos mal lavados"...fiquem em frente o portão do seminário na hora da entrada e da saída das lolitas pra ver a revoada de borboletas que é...os mais enrustidos, como esse aí de cima, são os piores, POIS FAZEM A MESMA COISA (do contrário não são admitidos E POSAM DE MORALISTAS."
Anônimo disse…
Não concordo com o cidadao acima, existem muitos sacerdotes de ótimas índoles, que servem a igreja prestando um ótimo serviço, mas sempre no saco de tomate existem alguns podres, com em qualquer profissão.
Anônimo disse…
padre paulo é economico escolheu o menor rsrsrs
Anônimo disse…
Olha, todo mundo fala que padre é pedofilo e talz! o negocio é que ninguem pocura conhecer...eu era igualzinho voces, ate procurar conhecer sobre o catolicismo....apos conhecer ate pensei em padre..existem padres confiaveis sim e esse padre em questao demorou pra perceber que não era isso que ele queria..pra ser padre deve-se abdicar de muitas coisas, ele deviater percebido antes...se não era pra ele, nem devia ter se formado...ser padre é uma bençao, pra poucos..nao é qualquer um que chega la e pode virar um!!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
auhahuauhahuauha
vao se fuder religiao nao salva ngm!
nenhuma é melhor doque a outra
todas tem seus furos
pior ainda os fieis que querem diminuir a crença dos outros
respeiro e a base de tudo
challado disse…
O problema está na seleção que é feita no decorrer do processo de formação do Padre. O processo de avaliação do perfil psicológio da pessoa deve ser feito durante toda a etapa de formação do indivíduo (seminário menor, propedêutico, seminário maior, diaconato e, de tempos em tempos, após o sacerdócio), fazendo com que se evitem formar-se pessoas que são mal intencionadas.

É muito bom ser padre! Veja bem: é uma profissão pouco concorrida, na qual você, ao ser ordenado, já se torna o líder nato de um grupo ou uma comunidade! Você possui voz ativa como um prefeito ou um vereador dentro desta comunidade. Recebe casa e carro gratuitamentes para prestar o seu serviço, que, se você quiser, será somente celebrar as missas nas comunidades paroquiais, delegando o resto do trabalho para os ministros ou pessoas engajadas da comunidade!! É a melhor coisa que tem, em vista das exigências feitas! E o salário não é tão ruim!

Temos que começar a raciocinar sobre isso e refletirmos bem sobre o que queremos na Igreja Católica Apostólica Romana: se queremos quantidade, ou queremos qualidade...
Anônimo disse…
Discordo totalmente do comentador acima, ser padre não é ter casa, carro e ser líder de comunidade. É antes de tudo viver para uma instituição opressora, retrógrada e com um discurso pronto e inamovível. Com a dferença que você é forçado a aderir pela consciência, aí é outra história. Mas quanto ao comentador que diz ser minoria os padres homossexuais é outra balela. Trabalho numa indústria de artigos sacros E RECEBO ENCOMENDAS DE TODO O BRASIL E EXTERIOR. É universal a boyolagem dos padres. E os mais sinceros admitem que a procura pelo sacerdócio já é motivada por uma coincidência de razões: a Igreja não quer que padres se casem, e homossexuais não querem casar. Sem contar que o rapaz normal, naturalmente falando, não tem essa vontade de se castrar sexualmente pra viver esses mundos religiosos...Quer namorar e sair por aí azarando as gatinhas. Então restão os tímidos, os frouxos, os intelectuais metidos a espiritualistas, os narcisistas exibicionistas e por aí vai...Acontece a mesma coisa em TODO LUGAR, concordo. Na Academia, no militarismo, em toda parte, MAS ISSO NÃO DÁ O DIREITO DE QUERER TAPAR O SOL COM A PENEIRA e dizer que o sacerdócio é um pomar de frutas saudáves e os maus frutos são podres. Papo furado. A maioria é recrutada de origem modesta, bem pobre até, exatamente para não ter nenhuma vontade de deixar aquilo que foi a única forma de ter acesso aos bens da cultura e civilização. Vender-se à Igreja e praticar o que ela faz melhor: A PROSTITUIÇÃO SAGRADA.
Pedro Lobo disse…
Além das vantagens citadas acima, pelo Lucas, há o fato de os padres terem à sua disposição mulheres, homens e crianças para saciar seus prazeres da carne. Eles só têm de ser discretos, o que não tem ocorrido ultimamente.
Anônimo disse…
E no caso de pedofilia, o agravante de que os pais, geralmente a mãe, ENTREGAM ao agressor inqualificável, o menor-vítima do crime HEDIONDO...A Instituição lamenta-se em desculpar-se, em culpar PRIMEIRO AOS JUDEUS, como sempre é claro, QUANDO EM PRIMEIRAS DECLARAÇÕES, comparou as DENÚNCIAS MUNDIAIS QUE ESTOURARAM PROVANDO SER UM FENÔMENO UNIVERSAL, à perseguição movida pelos NAZISTAS à comunidade judaica. Os judeus ficaram revoltados e fizeram pressão...EM SEGUNDAS OMISSÕES E ETERNA PROCRASTINAÇÃO, admitiram a culpa mas atribuíram-na aos GAYS, porque não há pedofilia na Igreja(?) mas homossexualismo(!); o que provocou também a justa revolta da comunidade heterodoxa-sexual e tiveram que voltar atrás desculpando-se. Agora culpam as NAÇÕES UNIDAS, A UNESCO com o mesmo velho papo-furado de sempre, HÁ UM PROJETO PARA TORNAR METADE DA POPULAÇÃO DO MUNDO homossexual...Corja de abutres da superstição, coveiros da racionalidade e eternos sacripantas e charlatães de primeira...Tremo de horror em pensar o que esses lobos e essas hienas pedófilas e gays mal-resolvidas e enrustidas faziam, QUANDO ERAM INQUESTIONÁVEIS E ABSOLUTAS.
Bando de vagabundos, como aquele monsenhor de merda, monsenhor chupinto, que morava numa mansão, com piscina em lugar de gente pobre e trabalhadora, humilde porém honrada, e ele posando de aristocrata feudal, nobre fidalgo parasita e tributário senhorial da ralé crédula, fanática, ignara e por Sua Igreja explorada...Após ser honrado com uma campanha financeira que presenteou-lhe a magnífica residência e custeados os seus bons uisques e viagra, mamãe-ursa, ou melhor simone, praticava suas antecipações das delícias paradisíacas com prostitutos masculinos , resultados de suas seduções e aliciamentos do passado. Avaliação psicológica é o K....., o próprio novo ditame estatutário do bordel em questão, admite que o pervertido tenha passado apenas três ou quatro anos limpo e casto, pode ser admitido à m.... como falou o reverendo acima, do sacerdócio. Sacerdócio de que? Só se for do futuro cinema pornográfico internacional.
challado disse…
Bem, meu amigo. Fale por você! Eu fui ex-seminarista. Não sou nenhuma pessoa bitolada e nem fanática pela Igreja. Eu fui para o seminário porque tinha um ideal bonito, baseado numa idéia de humanidade. E outra meu amigo: se você não gosta da igreja, ninguém te obriga a ficar nela. Simplesmente caia fora e viva sua vida da forma que for!! Seu comentário parece afirmar que a Igreja "prende" ou "obriga" os fiéis a seguirem-la ou os padres a trabalharem nela. Besteira! Você fala isso por que você sim, ao que parece, é um bitolado em filosofias baratas e conspiratórias por aí.

Nunca ninguém me obrigou ou me fez lavagem cerebral para ser católico! Tanto que, depois que desisti do seminário pelo simples motivo de não concordar com algumas das idéias dos católicos, eu mudei de religião e me tornei Luterano! Por livre escolha minha, por decidir onde achei melhor me encontrar com aquilo que eu acredito ser Deus.

Respeito prontamente quem não acredita em nada disso. Tenho amigos assim. Eles seguem seus valores e nem por isso vejo que a sociedade os rejeita ou os ignora. Simplesmente respeita.
Pedro Lobo disse…
Lucas, o fato de uma pessoas gostar ou não de igreja não a impede de criticá-la. Você mesmo, que é um devoto, reconhece que a Igreja Católica faz lavagem cerebral (e outras, não?).

Fica na igreja quem quer, é certo, mas todos temos o dever moral de denunciar os pervertidos que usam a religião como escudo protetor.
challado disse…
Pedro... Por favor, me sinto equivocado... Eu disse que a Igreja NÃO FAZ lavagem cerebral... E em nenhum momento também disse que devem ser protegidos desses monstros, por favor! Esses caras merecem cadeia e um pouco mais pro meu gosto.

E, outra coisa, Pedro... Eu não sou mais Católico... Por favor, leia na íntegra meu comentário anterior.
Pedro Lobo disse…
Lucas: eu me equivoquei, mas não tanto como você entendeu. Achei que você disse que a igreja faz lavagem cerebral, que é o que eu acho. Mas não disse que você é católico. Apenas falei que você é um "devoto", o que vale para qualquer denominação.

Quanto à "lavagem cerebral", dizer que ela não existe na religião, qualquer que seja, me parece ser um sintoma de quem já teve os miolos colocados em uma máquina de levar, como aquele sabão que deixa o branco mais branco.

Creio ser desnecessário pedir desculpas pela minha sinceridade, porque quem diz a verdade não comete pecado, não é mesmo?
challado disse…
Existem várias formas de verdade: o comunismo é uma forma de verdade, o anarquismo é outra, o capitalismo é outra... Depende da visão.

O que dizer que foi feito por Stálin, em seu tempo, na URSS? O que dizer sobre o Partido Comunista Chinês? O que dizer sobre a Doutrina Monroe? O que dizer sobre a política americana na guerra do Iraque?

Ideologias são defendidas por aqueles que acreditam nelas. Como disse, e repeti, ninguém me obriga a ficar em uma igreja se eu não quiser. Só acredito que haja algo maior, assim como acredito que o Capitalismo é a melhor forma de economia social que temos.

Por que vc não chama Moore ou Lênin de lavadores cerebrais? Por causa deles muita gente morreu, assim como nas igrejas!

Não preciso que você peça desculpas por nada, pelo contrário! Eu sou como Voltaire: não concordo com o que vc disse, mas vc tem todo o direito de dizer! Essa é a sua opinião, quer eu goste, quer não!

E, acredito que, pessoas com a cabeça lavada não se propõem a fazer debates abertos, não?

Abraços amigos
Pedro Lobo disse…
Anarquismo? URSS? Capitalismo? Doutrina Monroe? Cara, você deu uma desviada radical no rumo do que se disse aqui até agora. É claro que, a rigor, tudo tem ver com tudo, mas nem por isso se deve servir uma mistura tão ampla, porque pode ser indigesto.

Quanto a Voltaire, também gosto dele. A pena é que muitas pessoas só se lembram Voltaire quando se trata de corroborar suas próprias opiniões, sem citar, por exemplo, que foi um dos mais lúcidos e veementes críticos das religiões.
Anônimo disse…
É pífia a argumentação de um carola, e tendo sido evocado até Voltaire, citarei Schoppenhauer, que dentre as 48 FORMAS DE VENCER UM DEBATE SEM TER RAZÃO, cita o argumento AD HOMINEM. Ora, tiranos, ditadores, Stalin, Monroe, Bush, qual dos fascínoras e celerados do poder a Igreja Romana não apoiou? Tudo bem, Stalin tá fora, porque Stalin estava em território da Igreja Ortodoxa, e ele mesmo foi seminarista , antes de tornar-se comunista ateu...Mas se Stalin tivesse feito paz com o Vaticano, acha que a diplomacia da Santa Sé o recusaria? O que todo fanático e adepto da beatice obviamente não sabe, é que a Igreja NÃO é movida a fé e orações, mas a DINHEIRO e POLÍTICA. Isso é o que lhes custa crer, e entender. Quanto à homossexualidade, revelou-se durante muito tempo mais econômica, porque evitava despesas com viúvas, filhos, etc. Agora ja é repensado, diante dos prejuízos com as indenizações com a pedofilia...No futuro talvez o celibato seja revisto. O que não impedirá que pilantras de todo tipo, sem nenhum escrúpulo, se candidatem ao cargo de servidor teórico da humanidade, em sua mais imbecil tendência, que é a supersticiosa. Porque religião não é mais que superstição refinada, e metida a intelectualizada. No pega pra capá mesmo, todo mundo acredita é no analgésico, no bisturi, no seguro, na aposentadoria, no plano de saúde, no dinheiro e na materialíssima vida...Inclusive os padres, os cardeais e os papas. Ninguém faz novena a Santa Apolônia pra se livrar de dor de dentes, nem promessa com Santa Luzia pra se livrar de catarata. Foi-se o tempo que se implorava a Deus livrar-se do medo de pecar contra a castidade. O medo hoje é outro, ficar pobre e sozinho. Pra outras culpas, novas religiões, como a estética e erótica...Por que a Igreja ficaria fora, se já embarcaram nelas a economia, a política e a ciência?
Unknown disse…
A matéria divulgada nos jornais sobre o vídeo que envolve o Pe. Paulo foi alvo de um inquérito policial que teve como desfecho a confissão de um jovem maior de idade. Ele assume a autoria do crime a mando de um padre. Não se pode ainda ser revelado o teor do inquérito, uma vez que o processo corre em segredo de justiça. Após a conclusão judicial, toda a verdade virá à tona.
Para a pessoa que disse conhece-lo digo se voce for padre ou nao acredito que teria dese enteirar do acon tecido para opinar caso contrario voce estaria julgando e isso nao é para nenhum de nós. Eu conheço Padre Paulo e afirmo isso tudo foi uma armação hedionda feita por padres invejoso e perfidos. acredito que para opinar voce deveria buscar outras fontes nao embarcar na prmeiora canoa que passa pois ele pode estar furada. Procura a delegacia e veja o inquerito. Eu ja vi e é so sujeira o que aprontaram com ele. Tenho dito.
Anônimo disse…
HAHAHAHA o pior é que acreditam que os homens entram na igreja e aceitam o celibato ,só por amor a "DEUS" mera fantasia,pois eles entram sim p tentar fugir de se relacionarem com mulheres,e aí n aguentam e atacam seus fiéis,preferem jovens pois esses são carentes de sexo..AGORA PERAÍ,E CONSEGUE ALGUM HOMEN VIVER SEM SEXO?? mera ilusão(AH ISSO TAMBEM SERVE P AS MULHERES,DIGO FREIRAS)
e para encerar eu afirmo 99,9%dos padres são homossexuais ou bíssexuais essa é a VERDADE!
Anônimo disse…
O caso do Padre PAULO EUSTAQUIO CERCEAU IBRAHIM em Contagem, já foi apurado pela Policia Civil, que concluiu por sua inocência. O inquerito foi encaminhado ao Forum de Contagem, e,o Padre Marcelo Ollveira, autor da armação, já está indiciado, e, inclusive já foi intimado à depor na condição de réu. Caso queiram, acessem o site: www.tjmg.gov.br (comarca de Contagem) que voces terão a confirmação dos fatos. GETULIO HUMBERTO - CONTAGEM/MG.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l