Às 22h53 de Natal, a britânica Simone Back (foto), 42, postou para seus 1.082 "amigos" e "amigas" de Facebook: “Tomei todas as minhas pílulas e logo estarei morta. Bye, bye a todos.”
Ninguém foi a casa dela para evitar o suicídio ou telefonou para a polícia. Quem se manifestou no site foi para expressar deboche ou desprezo. Um das ‘amigas’ disse que Simone era mentirosa e outra, que o suicídio foi “uma escolha dela”.
Dezessete horas depois, avisada pela mãe da vítima, a polícia arrombou a porta do apartamento de Simone e encontrou-a morta.
"Ninguém me disse nada sobre isso [a mensagem no Facebook] até o dia seguinte. Eu sou deficiente e, como não consegui subir as escadas do apartamento de Simone, chamei a polícia”, disse Jennifer Langridge, a mãe.
“É perturbador pensar que ninguém fez nada pela minha filha."
Samantha Pia Owen, amiga de Simone, disse que, após a mensagem do suicídio, as pessoas no Facebook continuaram trocando mensagens como se nada tivesse acontecido. Algumas delas moram perto da casa da suicida.
“Se alguém tomasse a iniciativa de deixar o computador, Simone poderia ser salva”, disse.
Com informação e foto do The Guardian.
> Suicídio de uma pessoa causa transtornos em outras cinco
novembro de 2010
> Casos de suicídio
O CVV É UM SERVIÇO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.
TEL: 141. Atende também por e-mail e on-line
Comentários
Quanto ao caso, é lamentável. Não somente pelo suicídio dela, mas também por denunciar a apatia das pessoas, que eram classificadas como "amigos" no facebook. Isto me parece um caso do "bystander effect".
Postar um comentário