JP 2º, Wanda, 'amiga do coração', e Maciel, o devasso |
Ao assumir o Vaticano, Bento 16 prometeu que o processo de beatificação do papa polonês Karol Wojtyla (1920-2005) seria rápido. Os procedimentos foram abertos em junho de 2005, antes, portanto, da espera de cinco anos da morte de Wojtyla, que é o prazo fixado pelo Código de Direito Canônico. Mas o papa pode abrir exceção.
Houve especulação de que a beatificação sairia com atraso por causa da repercussão na imprensa da proximidade de João Paulo com Marcial Maciel (1920-2008), o fundador da ordem Legionários de Cristo que se notabilizou por ser o padre mais devasso da história recente da Igreja Católica. Era pedófilo e viciado em cocaína, entre outras coisas.
A intensa correspondência entre a polonesa Wanda Poltwska, hoje com 89 anos, e João Paulo 2º também estaria emperrando o processo de beatificação. Os dois se conheceram na juventude e mantiveram contato mesmo após ela ter se casado e ele se tornado papa.
Em 2009, um porta-voz do Vaticano atribuiu à imprensa sensacionalista as insinuações de que entre os dois tenha havido algo mais do que um relacionamento fraterno.
A própria Wanda deu uma entrevista para dizer ter sido apenas uma “amiga do coração” de Wojtyla. Ela foi uma das poucas pessoas que acompanharam de perto a lenta morte de Wojtyla. Consta que, quando ele morreu no dia 2 de abril de 2005, ela estava no quarto papal. Antes, em 1981, quando o papa sofreu um atentado na Praça de São Paulo, Wanda acompanhou a recuperação de sua saúde do lado dele.
Wanda chegou a anunciar que publicaria um livro com a transcrição de algumas das cartas que recebeu de Wojtyla. Aparentemente, o Vaticano a convenceu a desistir da ideia ou adiar a publicação, para não atrapalhar as providências da beatificação.
Sacerdote Wojtyla com a já casada Wanda: joelho com joelho |
Com informação das agências e do arquivo deste blog.
> O diário secreto de Wanda: ‘Entre eu e Wojtyla, amizade pura’. fevereiro de 2010
> Processo de beatificação do papa João Paulo 2º
Comentários
Sei não! endeusar Wojtyla é a mesma que endeusar um Lula da vida.
O pior é que tem gente que não enxergar um palmo além do.
Bom! A história é cruel. Hoje você pode ser considerado um santo, amanhã você pode ser desmascarado!!!
Vai popozuda vai popozuda vai....
Apenas amizade, safado tarado na esbórnia com uma mulher casada.O cargo não permite esse tipo de "amizade" se acontecia é porque tinha muito sexo,liberação de taras tudo o que o ser humano comum gosta,mas o papa não pode, quer ser normal,largue a mordomia da batina,casa,comida,viagens,despesas pagas etc.
Postar um comentário